Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

OS GOLPES MAIS FINALIZADORES DO MMA

JAB:
Com os punhos fechados e próximos ao rosto, soco rápido frontal com a mão que está na frente da guarda, em linha quase reta. Origem: Boxe.

 
DIRETO:
Na mesma posição que o JAB, o soco é deferido com o braço completamente estendido, vindo de trás da guarda.

 
CRUZADO:
Tão potente quanto o Direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço flexionado.

 
UPPERCUT (gancho):
Golpe desferido de baixo para cima com as mãos, usado normalmente para atingir o queixo do adversário, ou até mesmo o corpo.

 
COTOVELADA (ou gancho) - Muay Thai
A cotovelada pode atingir até 300 HIC. Os nocautes acontecem com 250 HIC - sigla em inglês para "critério de lesões na cabeça". Ou seja: cuidado, isso mata. O lutador diminui a distância em relação ao rival e desfere golpes com o cotovelo na cabeça e no corpo do rival, de cima para baixo. Também pode ser feita com um movimento giratório do corpo.

 
SUPERMAN PUNCH (direto alto) - Muay Thai
Saltando sobre a perna, o lutador desfere um soco no adversário de cima para baixo.

 
SOCO GIRATÓRIO (rodado)
O lutador faz um giro completo com o corpo, com um dos braços esticado para acertar o adversário com a parte de trás da mão.

 
GROUND and POUND:
Quando um lutador fica por cima (montada) e praticamente finaliza o combate com socos e cotoveladas no rosto do adversário. Tática de luta de chão criada e introduzida no MMA pelo wrestler americano Mark Coleman.

 
CHUTE do Anderson Silva - Karatê, capoeira e... Steven Seagal?
O golpe que nocauteou Vitor Belfort começou há 30 anos, no Japão, quando Steven Seagal dava aulas de artes marciais por lá. O astro de filmes, que também é mestre de aikidô, criou o golpe... Isso é o que Steven Seagal e Anderson disseram, mas o brasileiro assumiu depois que treina o chute desde sempre. Ele existe em todas as artes marciais.
O golpe é uma pancada com o peito do pé (não um pisão). A técnica ali é jogar uma nádega para a frente enquanto levanta a coxa. Isso amplia o alcance do chute. E a chance de pegar o adversário desprevenido.

 
CHUTE ALTO (high kick):
Golpe do Karatê, Kickboxe e Muay Thai, conhecido como high kick. O alvo é a lateral da cabeça do adversário. O high kick termina seu movimento com a perna esticada, podendo atingir ao adversário com os pés ou canelas na parte frontal ou lateral da cabeça.

 
CHUTE FRONTAL:
O lutador tenta acertar o adversário com a sola do pé, fazendo um movimento de cima para baixo, mirando o corpo ou rosto do oponente.

 
CHUTE BAIXO:
Com a parte de cima do pé, o lutador faz movimentos laterais buscando acertar a perna do adversário.

 
CHUTE GIRATÓRIO:
Sob uma das pernas, o lutador faz um giro completo do corpo tentando acertar o adversário com o pé da outra perna levantado.

 
JOELHADA - Muay Thai
É o golpe de joelho enquanto você puxa a cabeça do adversário. É o mais brutal: a pancada pode chegar a 2,5 toneladas. Se pega de jeito, o resultado desse encontro explosivo será o que os médicos chamam de concussão severa. E o público, de nocaute. Origem: Muay thai.

 
JOELHADA VOADORA
O lutador pula sobre um pé e com o outro joelho dobrado tenta acertar o rosto ou tórax do adversário com uma joelhada.

 
JOELHADA COM CLINCH
Segurando a nuca do adersário com as duas mãos, o lutador busca joelhadas contra o rosto ou abdômen do rival.

 
CHAVE DE BRAÇO (Arm Lock):
Golpe de Jiu-Jitsu no qual o lutador segura o braço do adversário entre suas pernas e em seguida direciona o punho do adversário, ao centro de seu próprio peito, dominando-o com o polegar.

 
CHAVE DE OMBRO:
Chave de ombro se refere a uma classe de golpes em que o lutador exerce pressão sobre o ombro do adversário, na direção contrária ao movimento natural desta articulação.
Existem diversos tipos de chaves de ombro, porém os mais comuns no MMA são:
CHAVE DE OMOPLATA (sankaku-garami) é uma kimura aplicada com as pernas, normalmente da ´´guarda´´. Para executá-lo, o atleta coloca uma perna na axila do adversário e gira 180 graus, de modo que sua perna se entrelace com o braço do oponente. Conquistada a posição, o atleta controla o corpo do oponente e movimenta seu próprio corpo para frente, exercendo pressão no ombro do adversário. Se o adversário não "bater" e a chave de ombro for finalizada, ela pode romper os ligamentos da articulação do ombro.

 
CHAVE DE OMBRO:
AMERICANA
(ude-garami ou keylock), é aplicada quando o atleta segura o punho do adversário contra o chão, sendo que a palma da mão do adversário fica virada para cima. Com a outra mão o atleta segura seu próprio punho, passando este segundo braço sob o braço comprometido do adversário. Desta posição o atleta levanta o segundo braço, exercendo pressão sobre o ombro e cotovelo do adversário.

 
KIMURA (omoplata): (gyaku ude-garami ou reverse keylock)
É uma chave de braço do Judô e do Jiu-Jitsu muito utilizada no MMA. É uma americana invertida. Dobra-se o braço do oponente em formato de V, e então, ele é torcido, forçando as articulações do ombro, forçando a desistência do oponente.

 
KATA-GATAME:
Estrangulamento do jiu-jitsu e judô, aplicado com a guarda passada. O lutador passa um braço por baixo do pescoço do oponente e o outro por fora do braço esticado, asfixiando o adversário.

 
GUILHOTINA:
Neste golpe o lutador envolve seus dois braços no pescoço do adversário, formando uma alavanca. A segunda e última parte consiste em forçar o pescoço do adversário em direção ao chão. Origem: Jiu-Jitsu

 
MATA-LEÃO:
Em pé ou no chão quando o adversário fica de costas, o estrangulamento é aplicado com o braço em volta do pescoço colocando a dobra do cotovelo abaixo da traquéia. Em seguida a sua mão esquerda faria uma pegada em seu próprio braço direito e a mão direita é colocada por detrás da cabeça do oponente para ajudar a aplicar a pressão. A finalidade do Mata-Leão é "apagar" o adversário. Origem: Jiu-Jitsu.
 

 
LEGLOCK
Um leglock, ou chave de perna, possui muitas variáveis. Joelho reto, torção de joelho, calcanhar, tornozelo ou chave de pé são algumas maneiras de finalizar o oponente.
 

 
TRIÂNGULO:
É um tipo de estrangulamento comum no Jiu-Jitsu feito com as pernas e o auxílio do braço do próprio adversário. Golpe com que o lutador, com as costas no chão, asfixia o rival com as pernas. Para isso, o atleta fecha uma espécie de cadeado entre o pescoço e uma das axilas do oponente. Uma das pernas passa do lado do pescoço do adversário e encontra a parte de trás do joelho da outra.

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br