O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos.
Assim que você levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são
explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu
dinheiro. Esperamos que lhe sejam proveitosos.
*1º.Truque: Encher o tanque
sempre pela manhã, o mais cedo possível.
A temperatura ambiente e do solo é
mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao
estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O
contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os
combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia,
pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente.
Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem
um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível
nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura.
Para que, a cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhão seja exato.
*2º Truque: Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao
máximo (pedir ao frentista no caso de ser servido).
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta,
média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao
encher mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do combustível
vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de
combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a
pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu
veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilisado, volta pela
mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que, os postos
conseguiam
recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se
tivesse recebido a real quantidade contabilisada, menos combustível no tanque
pagando mais dinheiro.
*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da
metade.
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo.
O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes
depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o
ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4º
Truque: Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo
reabastecido e nem imediatamente depois.
Se chega você ao posto de combustíveis
e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo,
ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse
momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do
depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado
e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo.
Assim sendo você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo. Colaboração:
Prof. Dr. Claudinê Paschoetto |