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COMPONENTES BÁSICOS

 
Falar em público é uma forma de comunicação que apresenta algumas características particulares:

* pressupõe uma interação social entre os falantes e não simplesmente uma troca de atos verbais ou informações.

* está relacionada com o preenchimento de determinados "papéis sociais" (professor, executivo, amigo, pai, etc...) .

* acontece sob influência de algumas condições psicológicas (nervosismo, tensão, ansiedade, etc...) .

* tem sempre um propósito. Do contrário é energia desperdiçada.

* envolve um certo grau de imprevisibilidade e criatividade.

* envolve uma linguagem tipicamente oral, em oposição à uma linguagem literária.

Os componentes básicos de uma apresentação em público que você deve conhecer são:

· Emissor
· Receptor
· Mensagem
· Código
· Canal
· Feedback
· Ruído
· Contexto

Emissor = o emissor, locutor ou destinador é aquele que está emitindo a mensagem num determinado momento. O emissor parte de uma intenção de significação e com isso produz uma série de significantes.

Alguns fatores a serem considerados com relação ao emissor são:

1. motivação: Você pode fazer uma apresentação para fornecer/obter informações, para convencer o grupo sobre uma nova idéia, para "vender" um serviço, para apresentar resultados, etc. Qualquer que seja o caso, é fundamental que você esteja motivado, envolvido pelo assunto e saiba o que realmente deseja alcançar com aquela mensagem. Portanto, procure analisar os motivos que o levam a fazer a apresentação, verifique se você realmente os compreende e se está envolvido o suficiente com eles.

2. credibilidade: O grau de aceitação de sua mensagem será diretamente proporcional ao seu conhecimento do assunto. Assim sendo, é necessário que você saiba sobre o que está falando, tenha atitudes seguras, mostre-se dinâmico e confiável. Nesse sentido, uma preparação cuidadosa e criteriosa torna-se essencial.

3. desempenho: Use corretamente sua expressão verbal e não verbal para comunicar-se com os outros. Esses aspectos são apresentados em outros artigos do site.

Receptor = o destinatário ou ouvinte é a pessoa ou grupo de pessoas situadas na outra ponta da cadeia de comunicação ( alvo da comunicação). O receptor recebe a mensagem e a interpreta internamente, manifestando externamente essa interpretação. O receptor faz o caminho inverso, isto é parte dos significantes até alcançar a intenção de significação. Você deve sempre conhecer e analisar o(s) receptor(es) com antecedência para então decidir como irá apresentar suas idéias. O levantamento das características do público alvo deve incluir todas as tentativas de se obter o máximo de informações possíveis sobre ele: número de pessoas presentes, sexo, idade, raça, profissão ou função na empresa, formação, nível de instrução, conhecimento sobre o assunto que será tratado, antecedentes relevantes e expectativas ou necessidades. Lembre-se de que quanto mais adequada for a mensagem ao receptor, mais eficaz será sua apresentação.

Mensagem = elo entre o emissor e o receptor; objeto da comunicação; tradução de idéias, objetivos e intenções; é precisamente o que se diz. A mensagem deve ser preparada em termos de:

1. conteúdo: refere-se exatamente ao o que será dito a respeito de um determinado assunto. O primeiro passo é definir o objetivo da apresentação; em seguida, tendo em mente as características do receptor e o tempo disponível, você deve selecionar as idéias mais importantes que serão apresentadas, isto é você terá que priorizar as idéias relevantes e não tentar falar tudo o que sabe sobre um determinado assunto.

2. estilo: está relacionado à maneira como você apresentará o conteúdo. Seu estilo poderá variar desde o mais informal até o mais formal, isto é, você poderá optar por utilizar uma linguagem conversacional (expressões populares), ou uma linguagem mais cuidada, dependendo do público, do local, da ocasião e do objetivo da apresentação.

3. estrutura: diz respeito à organização da mensagem. Uma mensagem bem organizada apresenta todos os seus elementos ligados logicamente entre si. É sempre interessante dividir a apresentação em três partes: uma introdução, atraente e convidativa, um corpo conciso, claro e coerente e por fim, uma conclusão, enfática e breve. Quando a estrutura da apresentação é falha, o impacto da mensagem é reduzido, dificultando sua compreensão e aceitação.

Código = conjunto de signos e regras de combinação desses signos que geram compreensão. O emissor lança mão do código para elaborar sua mensagem, realizando a operação de codificação. O receptor identificará esse sistema de signos, fazendo a operação de decodificação, somente se o seu repertório for comum ao do emissor. Portanto é importante que você analise bem o seu público alvo para ter certeza de que ele conhece o código utilizado. Exemplos de código: as diferentes línguas, o vocabulário técnico utilizado por profissionais de diferentes áreas, o "código" braile, o "código" de sinais, etc....

Canal = veia de circulação da mensagem; via escolhida pelo emissor, através da qual a mensagem circula. Quando você faz uma apresentação, sua mensagem pode ser transmitida de diferentes formas, por exemplo: (1) visual- gestos, movimentos do corpo, expressões faciais postura ; (2) auditiva - tom de voz, variação de altura e intensidade vocal; (3) verbal - palavras, (4) sensorial - manipulação de objetos; (5) pictórica - gráficos, diagramas e figuras. A comunicação ocorre, então, através dos órgãos dos sentidos: audição, visão, tato, olfato e paladar. A seleção inadequada do canal pode levar à ineficácia da comunicação. O emissor deve se perguntar: essa mensagem deve ser escrita? ou devo comunicá-la pessoalmente? ou ainda pelo telefone? Fatores que determinam a escolha do meio:

· disponibilidade; você deve verificar qual canal está disponível e acessível; · rapidez; verifique em que canal sua mensagem transita mais rapidamente;
· conhecimento; certifique-se de que você domina a forma de apresentação escolhida e que o receptor consegue decodificá-la;
· conteúdo e objetivo; o canal escolhido deve estar em sintonia com a mensagem que transporta.

Feedback = conjunto dos sinais perceptíveis que permitem ao emissor conhecer o resultado de sua mensagem: se foi recebida ou não; se foi compreendida ou não. Funciona como intercâmbio entre emissor e receptor; faz com que a comunicação torne-se um processo bilateral; inclui a reação do receptor à mensagem transmitida. Durante uma apresentação você poderá perguntar aos receptores se eles estão compreendendo a mensagem. No entanto, mais eficaz do que isso, é a observação de sua reação não verbal. Você poderá observar que as pessoas não estão reagindo como você esperava, isto é, estão inquietas, agitadas, distraídas, ou indiferentes. Ou então, você poderá notar que elas participam, sorriem, acompanham seu raciocínio com meneios de cabeça. Isto é, você deve ficar atento para esses sinais reguladores, tentando interpretá-los adequadamente para poder dar o melhor andamento possível à sua apresentação.

Ruído = qualquer interferência no processo comunicativo, que resulte em distorção da mensagem. O ruído pode ser externo e de natureza física, ou interno, tendo sua origem no receptor ou ainda no próprio emissor. A interferência que se origina externamente pode se apresentar sob forma de um som: pessoas falando, tosse, riso, acústica, ventilação ou iluminação ruins, barulho das cadeiras ou nos equipamentos, ruídos da sala ao lado, do corredor ou do trânsito. Algumas dessas interferências estão fora do controle do emissor e o máximo que você pode fazer é tentar adaptar-se a elas. No entanto, na maioria das vezes esses ruídos poderão ser evitados se você fizer uma visita ao local com antecedência. O ruído interno pode aparecer se o emissor não conhecer bem o assunto, ou a platéia, se sentir-se inseguro ou muito tenso e se focar sua atenção totalmente em si mesmo durante a apresentação. Assim começará a super dimensionar suas reações negativas, isto é a concentrar-se no suor de suas mãos e rosto, na palidez ou rubor de sua face, na temperatura de suas mãos e pés, etc. Nesse momento a platéia começa a perceber o descontrole emocional do emissor e o resultado provavelmente não será o mais favorável. É importante, então, que o emissor consiga controlar-se para poder minimizar os efeitos dos ruídos internos negativos.

Contexto = constituído pelo local e ocasião da apresentação, isto é pelo ambiente físico e psicológico onde a comunicação está ocorrendo. Sempre que possível, procure conhecer o local da apresentação com antecedência. Dessa forma, você poderá fazer algumas alterações que julgar necessárias, além de sentir-se mais seguro no momento da apresentação. Você poderá planejar sua movimentação na sala, a posição correta dos equipamentos, a utilização do microfone, etc. A ocasião refere-se ao propósito que traz as pessoas; tendo essa informação, você poderá fazer referência à importância da ocasião durante sua apresentação, ou ainda poderá incluir algum tópico extra de interesse dos presentes em sua mensagem.

Inter relação entre todos eles = A forma como os componentes básicos de uma apresentação foram descritos até aqui pode sugerir uma visão simplista e mecanicista do processo comunicativo. Emissor, receptor, mensagem, código, canal, feedback, ruído e contexto foram apresentados separadamente, mas na realidade fazem parte de um todo harmônico e simultâneo que caracteriza o que chamamos de Circuito da Comunicação, onde todos os elementos interagem e interferem uns nos outros. O sucesso de uma apresentação depende da inter relação entre todos esses elementos.

Fonte: Prof. Rosângela Curvo Leite - (19) 3289-8338

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