Favoritos Recomende

   

     
 
Destaques
 
 

DICIONÁRIOS DE TERMOS MAÇÔNICOS

CABALA ou KABALA - (Do hebraico Cabbalah = tradição oral). Sabedoria derivada das doutrinas secretas mais antigas, concernentes à cosmografia a as coisas divinas, que se combinaram para construir uma teologia baseada em uma interpretação mística das escrituras.

CADASTRO - Registro de dados, que os corpos maçônicos mantêm dos membros de sua jurisdição.

CADEIA DE UNIÃO - Ato solene em que os maçons se unem ao redor do Pavimento Mosaico e do Livro da Lei, para uma finalidade esotérica, ou para receberem a Palavra Semestral para ingresso às Lojas.

CADEIA QUEBRADA - Representa a perda de um irmão por morte. Simbolizando a tragédia da vida humana.

CALENDÁRIO MAÇÔNICO - Chama-se Calendário Maçônico o modo de computar o tempo entre os maçons. É uma maneira exclusiva de expressar as datas pelos iniciados nos mistérios da Maçonaria. No Rito Escocês Antigo e Aceito, é utilizado o Ano Judaico. Sua data obtêm-se, agregando 3.760 anos da Era Vulgar (calendário Gregoriano). O Ano Novo, inicia-se na primeira lua nova de setembro de cada ano.

CÂMARA DE REFLEXÃO - Local em que fica o profano antes da sua Iniciação, para que este possa meditar e também redigir seu testamento filosófico.

CÂMARA DO MEIO - Denominação do local onde se reúnem os Mestres-Maçons

CANDELABRO - Do Latim camdelabrum - Castiçal de forma grande, utilizado em várias cerimônias maçônicas, (muitas de Iniciação) principalmente nos Graus mais elevados.

CANDIDATO - Nome dado ao profano que espera para ser Iniciado (receber a Luz).

CANHÃO - termo designado ao cálice em um banquete maçônico

CAPITEL - Parte superior das colunas de uma Loja.

CAPÍTULO - Lojas de perfeição, especificamente dos graus 10o. ao 18o. (Loja Capitular).

CARGA - Encher os cálices em um banquete maçônico.

CARIDADE - Um dos deveres principais e mais antigos da Maçonaria, cujas instituições e obras beneficentes são numerosas.

CARTA CONSTITUTIVA - Título de Constituição, dada por uma obediência a uma Loja Maçônica, que garante a sua regularidade.

CATECISMO - Termo utilizado para o Manual (de Aprendiz, Companheiro, Mestre....)

CAVALEIRO DA ESPADA (OU DO ORIENTE) - Título dado ao maçom no grau 15 do Rito Escocês Antigo e Aceito

CAVALEIRO DO ORIENTE E DO OCIDENTE - Título dado ao maçom no grau 17 do Rito Escocês Antigo e Aceito

CAVALEIRO DO REAL ARCO - Título dado ao maçom no grau 13 do Rito Escocês Antigo e Aceito

CAVALEIRO DO REAL MACHADO (OU PRÍNCIPE DO LÍBANO) - Título dado ao maçom no grau 22 do Rito Escocês Antigo e Aceito.

CAVALEIRO DO SOL (OU PRÍNCIPE ADEPTO) - Título dado ao maçom no grau 28 do Rito Escocês Antigo e Aceito.

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE - Título dado ao maçom no grau 09 do Rito Escocês Antigo e Aceito.

CAVALEIRO KADOSH (OU AREÓPAGO DE KADOSH) - Título dado ao maçom no grau 30 do Rito Escocês Antigo e Aceito (também Areópago ou Cavaleiro Kadosh).

CAVALEIRO PRUSSIANO (OU NOAQUITA) - Título dado ao maçom no grau 21 do Rito Escocês Antigo e Aceito.

CAVALEIRO ROSA-CRUZ - Título dado ao maçom no grau 18 do Rito Escocês Antigo e Aceito.

CAVALEIROS DA SERPENTE DE BRONZE - Título dado ao maçom no grau 25 do Rito Escocês Antigo e Aceito.

CAVEIRA E OSSOS CRUZADOS - Símbolo da mortalidade e da morte.

CEDRO DO LÍBANO - Madeira com que foi construída a Arca da Aliança.

CERTIFICADO (OU CERTIFICADO DE GRAU) - Documento com o qual uma Loja atesta que um Irmão é Aprendiz ou Companheiro Maçom.

CETRO - Símbolo de poder. Na Maçonaria figura como atributos de Salomão e demais soberanos, que constam da tradição da Ordem.

CHACRAS (OU CHAKRAS) - Palavra Sânscrita que significa "roda". Segundo a filosofia hindu, são centros que atuam em todo o corpo humano. Sendo que cada um deles funciona como uma porta por onde entram as forças divinas. São sete o número de chacras.

CHANCELER (Guarda dos Selos) - Oficial de uma Loja, responsável pelo livro de freqüência dos obreiros, da guarda dos carimbos e timbres da Loja (ou da Ordem) que é aposta nos documentos. Cargo confiado a um Mestre de ilibada reputação.

CHAVE - Símbolo da guarda do segredo, prudência e distinção - Figura também como jóia de Oficiais e a insígnia do grau 7o. do Rito escocês Antigo e Aceito.

CHEFE DO TABERNÁCULO - Título dado ao maçom no grau 23 do Rito Escocês Antigo e Aceito.

CINZEL - Instrumento de trabalho da seção de aprendiz.

COBERTO - Diz-se do Templo quando o mesmo se encontra chaveado e livre de interferências e ou de pessoas estranhas a Ordem.

COBERTO 1 - Diz-se do Templo quando o mesmo se encontra chaveado e livre de interferências e ou de pessoas estranhas a Ordem.

COBERTO 2 - Diz-se também do Maçom que perdeu seus direitos por falta de freqüência à Loja ou por falta de pagamento com seus

COBRIDOR DO TEMPLO Oficial responsável pela guarda do Templo (É o encarregado de zelar para segurança do Templo pela parte externa da Loja durante os trabalhos) - Também chamado de Guarda Externo.

COBRIR O TEMPLO Expressão utilizada para: 1 - fechar o Templo, 2 - Para um Maçom retirar-se da Loja em plena sessão, desde que por um motivo inadiável e grave.

COBRIR UMA BATERIA - Repeti-la.

CÓDIGO MAÇÔNICO - Coletânea de preceitos que constituem código moral da Maçonaria.

COLAR - Parte do traje maçônico, utilizado por oficiais e dignitários Maçons, em lojas simbólicas e em muitos Graus filosóficos. Em sua extremidade, são penduradas as jóias.

COLÓQUIO - Debate organizado sobre determinados temas entre maçons e profanos.

COLUNA - Pilar cilíndrico que serve de ornato e sustentáculo da abóbada de uma Loja.

COLUNA CORÍNTIA - A coluna do Segundo Vigilante - Representa a Beleza - Para ornar, também denominada de Coluna da Beleza.

COLUNA DA BELEZA - Outra designação dada a coluna "J", localizada a direita da entrada do Templo, e sob a responsabilidade do Segundo Vigilante.

COLUNA DA SABEDORIA - Outra designação dada a coluna "B", localizada a esquerda da entrada do Templo, e sob a responsabilidade do Primeiro Vigilante.

COLUNA DO NORTE - Designação dada a coluna "B", localizada a esquerda da entrada do Templo, e sob a responsabilidade do Primeiro Vigilante. Local onde ficam também os Aprendizes.

COLUNA DO SUL - Designação dada a coluna "J", localizada a direita da entrada do Templo, e sob a responsabilidade do Segundo Vigilante. Local onde ficam também os Companheiros.

COLUNA DÓRICA - A coluna do Primeiro Vigilante - Representa a Força - Para sustentar.

COLUNA FUNERÁRIA - Aquela onde são gravados os nomes dos irmãos falecidos.

COLUNA GRAVADA - Aquilo que está escrito (carta, memorandum, etc.)

COLUNA JÔNICA - A coluna do Venerável Mestre - Representa a Sabedoria - Para idear.

COLUNAS - Designação primeiramente das duas colunas simbólicas localizadas na entrada de uma Loja: (J Jakin e B Boaz), parecidas com as que Hiran (ou Iran) colocou na entrada do templo de Salomão (Jakin a direita e Boas a esquerda) segundo consta na Bíblia Sagrada (I Reis, 7 21-22). Significa também o lugar em que os maçons se localizam na Loja.

COMISSÃO - Grupo de obreiros designado para uma determinada função.

COMPANHEIRO MAÇOM - Título dado ao maçom no grau 02 do Rito Escocês Antigo e Aceito.

COMPASSO - A terceira das três Grande Luzes, que iluminam a Loja.

COMPASSO MAÇÔNICO - Método de calcular o ano maçônico.

COMUNICAÇÃO - Ato de conferir Graus sem as formalidades litúrgicas.

CONCLUSÃO - O resumo da análise que o Orador da Loja faz nos discursos e nas opiniões diferentes expostas pelos Irmãos que tomam parte da discussão de um assunto.

CONDIÇÕES PARA SER UM MAÇOM 1 - Ter mais de 21 anos de idade (ou ser emancipado) 2 - Ser de reputação e costumes irrepreensíveis. 3 - Ter profissão honesta, que lhe assegure meios de subsistência própria. 4 - Ter instrução suficiente para compreender os fins da Ordem e a energia moral necessária para cumpri-los. 5 - Não ter defeito físico que lhe impeça o cumprimento dos deveres maçônicos essenciais. 6 - Morar a pelo menos 6 meses na localidade da Loja onde pretenda ingressar. 7 - Obrigar-se ao pagamento dos encargos pecuniários estabelecidos nos regulamentos. 8 - Crer em um Ser Supremo. 9 - Ser proposto por pelo menos dois Maçons idôneos, que o conheça e possa avaliar sua conduta moral.

CONFEDERAÇÃO - Conjunto de Potências Maçônicas, com uma finalidade específica.

CONGRESSO - Denominação dada a Convenção ou Convento. É a reunião de várias Oficinas ou Potências, para decidir questões de: organização, doutrina ou liturgia.

CONSELHO - Nome dado a algumas oficinas nos graus Capitulares do Rito Escocês Antigo e Aceito.

CONSELHO DA MESA REDONDA - Denominação da segunda sala da Loja no grau 22o. do Rito Escocês Antigo e Aceito.

CONSELHO DAS DIGNIDADES - Comissão diretora da Loja.

CONSELHO DAS LUZES - Comissão diretora da Loja.

CONSELHO DE CAVALEIROS KADOSH - Grupo de lojas de perfeição, especificamente dos graus 19o. ao 30o. no Rito Escocês Antigo e Aceito.

CONSELHO DE PRÍNCIPES DO REAL SEGREDO - Composto pelos irmãos do grau 32o. do Rito Escocês Antigo e Aceito.

CONSISTÓRIO - Denominação dos graus 31 e 32 do rito Escocês Antigo e Aceito.

CONSTITUIÇÃO - Uma das Grandes Luzes da Ordem. É uma lei básica de uma Potência Maçônica.

CONSTITUIÇÃO DE ANDERSON - Celebrada no ano de 1717 e Confirmada no ano de 1723. Foi um trabalho que compilou todas as leis e Landmarks da Maçonaria através de escritos, usos e costumes de diversas Lojas da Inglaterra. Surgindo aí a Constituição, denominada de "Constituição de Anderson", que como conseqüência, foi criada a Grande Loja da Inglaterra, então com 20 Lojas, servindo de modelo para a formação de diversas outras Grandes Lojas no mundo.

CONSTITUIÇÃO GÓTICA - Celebrada no ano de 926, onde foram redigidas as Constituições Góticas. Na Convenção de York, são os documentos maçônicos mais antigos que se conhecem. (O mesmo que Convenção de York).

CONSTITUIÇÕES DE 1723 - O mesmo que Constituição de Anderson

CONSTRUÇÃO DO TEMPLO DE SALOMÃO - Símbolo maçônico e iniciático. O Templo de Salomão é o Templo da Paz (objetivo de um maçom sincero).

CONTRIBUIÇÃO - Auxilio espontâneo para uma determinada finalidade.

CONVENÇÃO - Denominação dada a reunião de várias Oficinas ou Potências, para decidir questões de: organização, doutrina ou liturgia (também chamado de: Congresso ou Convento).

CONVENÇÃO DE COLÔNIA - Celebrada no ano de 1535, para refutar as calúnias que aquele tempo circulavam contra a Maçonaria.

CONVENÇÃO DE COLÔNIA - Celebrada no ano de 1535, para refutar as calúnias que aquele tempo circulavam contra a Maçonaria.

CONVENÇÃO DE YORK - Celebrada no ano de 926, onde foram redigidas as Constituições Góticas. São os documentos maçônicos mais antigos que se conhecem. (O mesmo que Constituição Gótica).

CONVENTÍCULO - Pequena assembléia secreta, regular, de maçons.

CONVENTO - É a reunião de várias Oficinas ou Potências, para decidir questões de: organização, doutrina ou liturgia (também chamado de Convenção ou Congresso).

CONVENTO (VEP) Convento (VEP). - É a reunião de várias Oficinas ou Potências, para decidir questões de: organização, doutrina ou liturgia (também chamado de Convenção ou Congresso).

CORDA DE OITENTA E UM NÓS - A corda que circunda a Loja, que simbolizam a União e a Fraternidade que deve existir entre todos os maçons da face da Terra.

CORDEIRO Símbolo da mansidão no grau 17, do Rito Escocês Antigo e Aceito

CÔVADO - Medida antiga, usada pelos babilônios, egípcios, hebreus, gregos e romanos. Correspondia à distância entre o cotovelo até a extremidade do dedo superior. Equivalente a 50,4cm. Um côvado era subdividido em: mão (8,4 cm) e dedo (2,1 cm).

CREDENCIAL - Documento expedido por uma Loja ou por uma Potência, outorgando poderes (plenos ou limitados), especificamente para determinados atos.

CRENÇA EM DEUS - Condição indispensável e primeira para que uma pessoa possa ingressar nos mistérios da Maçonaria "Qualquer que seja a religião de um homem, ele não será excluído da Ordem, contando que ele acredite em Deus".

CRUZADAS - Expedições que eram organizadas na Idade Média para resgatar o Santo Sepulcro.

CUNHADA - Tratamento que os Maçons dão às esposas dos seus Irmãos da Ordem.

 
 
Publicidade
 
 
     

| CAMPINAS | ANIMAIS | ARTE E CULTURA | AUTOMÓVEIS | COMPRAS E VENDAS | CURIOSIDADES |
|
ECONOMIA | EDUCAÇÃO | ESPORTES | GOVERNO | INTERNET | LAZER E DIVERSÃO |
|
NOTÍCIAS E MÍDIA | SAÚDE | SERVIÇOS | SOCIEDADE | TEENS | TURISMO | UTILIDADES
|