Favoritos Recomende

   

     
 
Destaques
 
 

CRONOLOGIA MAÇÔNICA

pelo Ven. Irmão Ethiel Omar Cartes González
Loja Guatimozín 66
Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo

2ª Parte - Desde 1717 até 1812

1717
Fev - Reunem-se na Apple Tree Tavern, Charles Street, Covent Garden, Londres, 4 Lojas desta cidade a saber: Goose and Gridiron (O ganso e a grelha), Queen's head (A cabeça da Rainha), Apple Tree (A macieira) e a Rummer and grapes (O copo e as uvas), e decidem constituir uma Grande Loja pro-tempore, iniciando os preparativos para a reunião decisiva a acontecer em Junho, na Festa do Solstício de Verão.
Jun 24 - As 4 Lojas mencionadas acima, reunem-se no local da Goose and Gridiron, e oficializam a criação de uma Grande Loja, escolhendo como primeiro G.·. M.·. a Anthony Sayer e Grandes Vigilantes ao capitão Joseph Elliot e o carpinteiro Jacob Lamball.
O nome de G.·. L.·. de Londres ou G.·. L.·. de Inglaterra como é normalmente conhecida esta G.·. L.·. em muitos textos hoje em dia, não é apropriado, considerando que estas 4 Lojas não eram as únicas existentes em Londres (haveriam aproximadamente 12 Lojas, mas só estas 4 interessaram-se no projeto) não poderiam eleger um G\ M\ para Londres e menos para Inglaterra. Aparentemente, o nome de G.·. L.·. de um grupo exclusivo de 4 Lojas não seria o mais apropriado. Somente em 1738 que, pelos méritos de valiosos homens atraídos à nova organização, que os títulos de G.·. L.·. e G.·. M.·. tomam real significado e importância.
- Quando foi criada a primeira G.·. L.·., viviam em Londres aproximadamente 1000 judeus.
- Na History of the Lodge of Edinburgh, D. Murray Lyon confirma a luz dos primeiros protocolos das Lojas de 1717 a opinião dos irmãos Hughan, Keller e outros, que existiam unicamente Lojas de Aprendizes e Companheiros presididos por um Vigilante. Na fundação da G.·. L.·. não é feita nenhuma menção ao grau 3º nem de prerrogativas dos Mestres. Prichard, na sua obra Masonry Dissected, expressa claramente que com anterioridade não era conhecido o grau de M.·. M.·.
- É fundado o Rito Inglês ou dos Antigos Maçons Livres e Aceitos. Este Rito é praticado na Grã Bretanha, USA, parte da Alemanha, Suíça e parte de Centro e Sulamérica. Consta com 3 graus simbólicos e 5 graus denominados do Royal Arch. As GG.·. LL.·. deste Rito não reconhecem graus superiores a estes, mas autorizam os derivados das Ordens Medievais de Cavalaria.
- A representação mais antiga de um avental da maçonaria moderna está no retrato de Antony Sayer, realizado por Allighmore.

1718
- A G.·. L.·. (Londres) elege como 2º G.·. M.·. a George Payne.
- George Payne ordena reunir todos os escritos, documentos, cartas, etc., que interessem à maçonaria e copias das Constituições Góticas para elaboração da futura Constituição da G.·. L.·.

1719
- Jean Theophile Desaguliers, nascido em Aytré, subúrbio de La Rochelle, França, em 12 de Março de 1683 e amigo de Isaac Newton, é eleito como 3º G.·. M.·. da G.·. L.·. (Londres). Sua última presença em Loja aconteceu em 8 de Fevereiro de 1742. Morre e em 29 de Fevereiro de 1744, em Londres

1720
- O G.·. M.·. J. T. Desaguliers ordena queimar todos os manuscritos maçônicos existentes, para evitar que caíssem em mãos profanas.
- A G.·. L.·. (Londres) elege como 4º G.·. M.·. a George Payne (2º período).
Set 29 - Na taverna Armas do Rei, com a presença de 16 Lojas, James Anderson (1680-1739) V.·. M.·. de Loja e pastor presbiteriano, foi incumbido de colocar as velhas Constituições Góticas em ordem, sob nova forma mais metódica e aproveitando os manuscritos existentes.

1721
Jan 06 - Iniciação de William Stukeley em Londres, primeiro registro existente de um profano iniciado na maçonaria moderna. Era membro da Royal Society (investigação científica).
- Fundado o Rito maçônico de Swedenbourg, com 8 graus.
Jun 04 - Por iniciativa do Duque de Montagu, futuro G.·. M.·. da G.·. L.·. de 1717, é fundada na cidade belga de Mons, a Loja A Parfaite Union, que seria a primeira Loja dos tempos modernos no continente europeu.
Jun 21 - A G.·. L.·. (Londres) aprova as Ordenanças Gerais (General Regulations) compiladas por George Payne.
Jun 21 - A G.·. L.·. (Londres) elege como 5º G.·. M.·. ao Duque de Montagu.
Out 21 - Fundada em Dunkerque (França) a primeira Loja dependente da G.·. L.·. (1717) sob o nome de Amizade e Fraternidade. Estima-se que esta seria a primeira reunião maçônica em solo francês. (Veja 1725). Este tipo de discussão entre os historiadores torna-se normal devido principalmente à reserva e discrição dos maçons através da historia, que faz que não ficam documentos que avalizem determinada hipótese.
Out 29 - A G.·. L.·. (Londres) toma acordo para James Anderson redigir a primeira Constituição na base de documentos reunidos por George Payne.
Dez 27 - Na mesma taverna Armas do Rei (veja 1720), com a presença de 20 Lojas, o G.·. M.·. Duque de Montague nomeia uma comissão de 14 irmãos para examinar o manuscrito apresentado por J. Anderson e emitir um parecer.
- O Duque de Montagu expede Carta Constitutiva para a Loja A Parfaite União do Regimento dos Guardas Escoceses, França.

1722
Mar 25 - Reunida a G.·. L.·. (Londres) na Taverna Ponte da Praia com 24 Lojas presentes, foram lidos o Relatório da Comissão Revisora e a Constituição de Anderson. Algumas modificações foram sugeridas e, finalmente, declararam-se aprovadas as "Constituições". Decidiu-se, na mesma reunião, mandar imprimi-las para serem lidas quando do ingresso de um novo membro na Fraternidade ou quando o V.·. M.·. de uma Loja assim ordenar.
- Primeira referência aos graus superiores ou azuis, conforme Robert Sambler, autor de um tratado hermético intitulado "long Livers" aparecido sob o pseudônimo de Eugenius Philalethes Junior e dirigido aos membros da G.·. L.·.. Samber faz distinção entre os "que não estão muito iluminados" e os que "tem maior luz", que "são da classe superior", e "estão iluminados pelos mais sublimes mistérios e os mais profundos segredos da maçonaria", e fala aos maçons sobre o grau superior que se acha "atrás do véu".
Jun 21 - A G.·. L.·. (Londres) elege como 6º G.·. M.·. a Filipe, Duque de Wharton.
- O Duque de Wharton é degradado como maçom em reunião aberta, pouco depois de deixar o cargo de G.·. M.·., por conspirar na facção que intentava restaurar a dinastia dos Stuart na pessoa do filho de Jacob II, O Pretendente, exilado na França.

1723
Jan 17 - J. Anderson é eleito 2º G.·. Vig.·., sendo o 7º G.·. M.·. o Duque de Dalkeit (por influência do Duque de Wharton). 
Foi neste momento de J. Anderson apresentou orgulhosamente a primeira edição do Livro das Constituições (The Constitutions of the Free-masons) impresso por William Hunter, para John Senex na Globe e John Hooke na Flower-de-luce em frente da igreja St. Dunstan, na Fleet street, Londres.
O Livro das Constituições tinha uma dedicatória de Desaguliers, uma curta história da Maçonaria desde a criação do mundo, os Antigos Deveres ou Leis Fundamentais (Old Charges) e as 39 Obrigações ou Regulamentos Gerais de 1721 compilados por George Payne, a aprovação do Livro e 4 cânticos maçônicos (Canção do Mestre, Canção do Vigilante, Canção dos Companheiros, Canção dos Aprendizes). A Canção do Mestre é dedicado ao V.·. M.·., como hoje é conhecido.
A Constituição de Anderson não menciona graus superiores. 
Nos Regulamentos Gerais aparece pela primeira vez, a expressão Landmark (art 39).
James Anderson, predicador da Igreja Presbiteriana de Londres, doutor em Filosofia e Teologia, nasceu em Aberdeen em 1680, desconhece-se a data de seu traslado a Londres, não esteve presente na fundação da G.·. L.·. e aparece nos registros da Loja Horne Tavern, em 1723 e 1725.
Fev 28 - A G.·. L.·. aprova a venda para o público do livro da Constituição de Anderson, impresso por John Senex e John Hooke, 96 páginas.
- Na G.·. L.·. (Londres) aparece pela primeira vez um Secretário que depois foi designado Gr.·. Secr.·..
- Aparecem referencias ao Royal Arch (Marco de um Mestre) no livro A Mason's Examination, publicado por The Flying Post, Londres.

1724
- Um Manuscrito das Antigas Constituições Maçônicas impresso em Londres sob o título The Secret History of the Free-masons, apresenta os Rosacruces e os maçons como "irmãos da mesma Fraternidade ou Ordem".
- A G.·. L.·. (Londres) elege como seu 8º G.·. M.·. o Duque de Richmond.
- Conforme Ludwig Keller, é efetivado o grau de Mestre pela G.·. L.·. (Londres) da forma como haveria sido criado por E. Ashmole. (Keller foi iniciado em 1897 em Kässel e era Diretor do Arquivo Público de Münster).
- Fundada a G.·. L.·. de Viena.
- Fundada a G.·. L.·. de Frankfurt-sur-Main
já Salomon's Temple de Hemmings Row (veja 1723)
- Fundada a G.·. L.·. de Connecticut (USA).
- Fundada a G.·. L.·. de Munster, cidade de Cork, Irlanda, que é o berço da G.·. L.·. de Irlanda; o primeiro G.·. M.·. é Earl de Rosse conde Derwentwater.
- Tem-se conhecimento de uma Loja escocesa com o nome de São Tomé, em Paris, em homenagem a São Tomé de Cantuarias, venerado pelos stuartistas. A loja São Tomé reunia-se no restaurante de Hure, o Louis D'Argent, sito na rue de Boucheries, bairro de Saint Germain, Paris. (Veja 1721 sobre a primeira reunião maçônica na França).

1725
- Em uma resolução da Antiga Sociedade de Maçons de York, Inglaterra, se estabelece que "cada primeira Quarta feira uma Loja será desenvolvida na casa de um Irmão, por ordem, e uma hora será destinada para falar de Maçonaria. Seria a mais antiga menção de instrução em Loja. (Fonte : Yasha Beresiner em Masonic Education, site da G.·. L.·. Unida da Inglaterra).

 
 
Publicidade
 
 
     

| CAMPINAS | ANIMAIS | ARTE E CULTURA | AUTOMÓVEIS | COMPRAS E VENDAS | CURIOSIDADES |
|
ECONOMIA | EDUCAÇÃO | ESPORTES | GOVERNO | INTERNET | LAZER E DIVERSÃO |
|
NOTÍCIAS E MÍDIA | SAÚDE | SERVIÇOS | SOCIEDADE | TEENS | TURISMO | UTILIDADES
|