Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

O SOPRO DA VIDA

Coloque uma mão em seu abdome, abaixo do umbigo, a outra em seu peito, e simplesmente respire normalmente por alguns momentos.

Qual das mãos está se movendo mais? Se a mão de seu peito estiver se movendo mais, você está respirando de forma incorreta. Como a maioria das pessoas atualmente. Estamos respirando mal, bem mal – e nem percebemos. Mais ainda. Estamos completamente inconscientes das sérias conseqüências.

Uma respiração deficiente tem sido ligada a fadiga, exaustão, palpitação cardíaca, hipertensão, ansiedade, insônia, dores musculares e dificuldades de concentração e memória. O americano Andrew Weil, especialista em medicina integrativa (a união de esforços entre a medicina convencional e os tratamentos complementares), enfatiza: “Treinamento em respiração é a técnica de melhor relação custo-benefício para otimizar a saúde”.

Você alguma vez observou um bebê respirando? Cada osso, músculo e órgão se move a cada respiração. Os bebês respiram com o diafragma, um grande músculo feito um pára-quedas que fica sob os pulmões. Quando o diafragma sobe e desce numa respiração plena, todos os órgãos internos – coração, estômago, pâncreas, fígado, vesícula, intestinos delgado e grosso, rins e órgãos reprodutivos – são massageados e irrigados com o sangue mais oxigenado. A respiração profunda estimula todo o corpo, razão pela qual proporciona tamanha sensação de bem-estar.

Quando o diafragma abaixa, aumentando assim o volume da caixa torácica, o ar desce para os pulmões inferiores, onde a maior parte do sangue está fluindo. A cada minuto, apenas meia xícara de chá de sangue flui através dos pulmões superiores, enquanto a parte de baixo está encharcada com mais de 1 litro. Logo, se você não respirar profundamente, através de seu abdome, não levará o oxigênio até lá embaixo, onde está a maior parte do sangue. E como você se sente com isso? Esgotado. Sem energia.

Os médicos hoje em dia estão preocupados, observando que a maioria das pessoas não respira com o diafragma. Estamos respirando apenas pelo peito. Essa é a mais comum desordem respiratória da atualidade. Respiramos assim, inconscientemente, quase o tempo todo.

Susan Andrews é psicóloga e monja iogue. Autora do livro “Stress a Seu Favor”, ela coordena a ecovila Parque Ecológico Visão Futuro e escreve quinzenalmente em ÉPOCA.

www.visaofuturo.org.br

susan@edglobo.com.br

Revista Época, 15 de Março de 2007

VOLTAR

 

 

Reservas Aéreas Online

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br