Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

AVC

 

O AVC popularmente conhecido como derrame pode ser hemorrágico (Sangramentos cerebrais) ou isquêmico (sem quaisquer sangramentos cerebrais).

O derrame isquêmico é responsável por cerca de 85%  dos casos e é causado por várias doenças,como, pressão arterial elevada, níveis elevados de Gordura (colesterol e  triglicerídeos) no sangue, diabetes mellitus, obesidade, tabagismo, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, hereditariedade, algumas doenças cardiovasculares, e até mesmo casos de enxaqueca com aura que não são devidamente acompanhados.

Atualmente em nosso País, o Derrame Cerebral de natureza Isquêmica é a doença que mais causa mortalidade e afastamentos precoces da vida produtiva. Para compreender o mecanismo do Derrame  Cerebral  Isquêmico  ou AVC Isquêmico, é necessário entender que as doenças anteriormente citadas proporcionam obstrução de grandes ou pequenas artérias, facilitando a formação ou liberação de coágulos,que limitam o espaço de fluxo sanguíneo cerebral, comprometendo, de maneira irreversível, o funcionamento de importantes áreas cerebrais, responsáveis pela integração do indivíduo na vida em sociedade: atenção, memória, linguagem, percepção, motricidade, visão, etc.

Está formado o grande drama brasileiro, cada vez mais indivíduos se afastam da vida produtiva e social, de modo precoce, comprometendo toda a família, pois esta terá que arcar com cuidados domiciliares de enfermagem, e quando não, designar um membro como Cuidador, que se vê obrigado a restringir sua atividade social e produtiva, sem falar no já sobrecarregado erário da Previdência Social, que sem outra alternativa, custeará os cuidados destes doentes, através de auxílios-doença, aposentadorias precoces e de onerosos programas de reabilitação. 

Entretanto há dez anos surgiu uma luz no fim do  túnel, o r – TPA , droga que promove a dissolução dos coágulos que obstruem o fluxo sanguíneo cerebral, e promove a proteção e preservação de áreas cerebrais, essenciais a vida do ser humano em comunidade, e a seu desempenho diferenciado em relação ao restante do Reino Animal. Apesar de todos estes benefícios, este tratamento somente pode ser dispensado até 3 horas após o início do evento.

No Hospital dos Servidores do Estado de São Paulo temos o r - TPA, desde julho do ano de 2005 e o aplicamos na Unidade de AVC, que está inserida  no Serviço de Emergência. É indispensável que os usuários reconheçam os sintomas do derrame cerebral isquêmico, que se manifestam quando há dificuldade na fala, tanto pela  articulação, como pela expressão e compreensão das palavras; quando ocorre diminuição de força muscular em um lado do corpo (braço e/ou perna); caso seja constatado entortamento da boca para um lado, após um sorriso ou uma expressão facial; e também dormências e problemas de visão.

Após todos estes sinais, é necessário que o usuário procure imediatamente A Unidade de AVC no Serviço de Emergência, sem demora, pois o medicamento só tem eficácia até três horas após o início dos sintomas, sendo importante ressaltar  que  esta Terapia é administrada em poucos centros de São Paulo e do restante do País .

O AVC isquêmico ou Derrame Cerebral Isquêmico é uma Emergência que não dói, e ao procurar assistência médica após 2 horas do início dos sintomas, o paciente estará sujeito a sequelas neurológicas permanentes.

Dr. Nelson Expedito Pereira Rodrigues

VOLTAR

 

 

Reservas Aéreas Online

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br