Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

PRINCIPAIS COMPETIÇÕES

 

Organizadas pela federação internacional (FIVB), as principais competições de voleibol são torneios internacionais que podem ser divididos em dois grupos: grandes eventos que ocorrem em ciclos de quatro anos e eventos anuais, criados a partir da década de 90. De menor importância, mas igualmente tradicionais, são os torneios organizados por cada uma das cinco grandes confederações continentais.

Entre as principais competições de voleibol, destacam-se:

Internacionais
- Torneio Olímpico de Voleibol: a cada quatro anos, desde 1964
- Campeonato Mundial de Voleibol: a cada quatro anos, desde 1949 (homens) e 1952 (mulheres)
- Copa do Mundo: a cada quatro anos, desde 1965 (homens) e 1973 (mulheres)
- Liga Mundial: anualmente, desde 1990
- Grand Prix: anualmente, desde 1993
- Copa dos Campeões de Voleibol: a cada quatro anos, desde 1993
- Campeonatos Sul-Americano
- Jogos Pan-Americanos

Nacionais
- Superliga - Série A (Brasil)

 

TORNEIO OLÍMPICO: a cada quatro anos, desde 1964
O torneio olímpico é o campeonato mais importante da modalidade. Era originalmente uma competição bastante simples em que cada time disputava uma partida contra todos e o vencedor era aquele com o maior número de vitórias ou, em caso de empate, um maior set average ou point average. Em 1972, para que a equipe campeã não fosse determinada antes do final da competição, uma "rodada final" foi introduzida com quartas de final, semifinais e finais. Este sistema tornou-se o padrão para os Jogos Olímpicos.

CAMPEONATO MUNDIAL: a cada quatro anos, desde 1949 (homens) e 1952 (mulheres)
O campeonato mundial é a competição mais antiga entre as organizadas pela FIVB e só perde em relevância para o torneio olímpico. O formato do campeonato mundial tem sido constantemente adaptado para ajustar-se ao número de participantes do torneio e geralmente as semifinais e as finais são disputadas em cruzamento olímpico.

COPA DO MUNDO: a cada quatro anos, desde 1965 (homens) e 1973 (mulheres)
A copa do mundo com o torneio olímpico e o campeonato mundial formam o grupo de competições mais tradicionais e que mais valem pontos para o ranking mundial da FIVB. Inicialmente era disputada no ano seguinte aos Jogos Olímpicos, a partir de 1977 passou a ter o Japão como a única sede e em 1991 foi transferida para o ano anterior às olimpíadas, garantindo ao vencedor a participação no torneio olímpico. Em 1995 o número de vagas foi ampliado para três e em 2015, reduzido para duas. Desde a edição de 2015, a federação internacional decidiu proibir o país sede das próximas olimpíadas de participar do campeonato. Caso a equipe tenha competido na edição anterior da copa do mundo, a FIVB optou por manter os pontos para que o país não seja prejudicado no ranking mundial. A fórmula da competição é um "sistema de pontos corridos", onde todas as equipes enfrentam-se e o vencedor é aquele com o maior número de vitórias ou, em caso de empate, uma quantidade maior de pontos, set average ou point average, respectivamente.

LIGA MUNDIAL (masculino): anualmente, desde 1990
Criada em 1990 e disputada anualmente, a liga mundial é o torneio gerenciado pela FIVB que possui mais edições realizadas com vinte e seis e o que concede a maior quantia em prêmios, tendo distribuído US$ 20 milhões em gratificação no campeonato de 2011. Segundo a federação internacional, a liga mundial foi a maior responsável pela propagação do voleibol durante a década de 90, conseguindo um público de quase cinco milhões de espectadores. Ainda de acordo com a FIVB, mais de 1.377 bilhão de residências no mundo estariam aptas a receber a transmissão da fase final da edição de 2009. A competição é dividida em duas fases: na primeira todas as equipes jogam como mandante e visitante e na segunda é escolhido um país sede. A fórmula da fase final já variou entre o "sistema de pontos corridos" e o cruzamento olímpico.

GRAND PRIX (feminino): anualmente, desde 1993
A primeira edição do grand prix aconteceu em 1993, com um formato baseado no da liga mundial, um evento anual com o objetivo de popularizar o vôlei. A competição conseguiu bons resultados na Ásia, todavia, o valor da premiação é consideravelmente inferior ao distribuído no torneio masculino: em 2006 a quantia ficou pouco acima de US$ 1 milhão. Ainda assim, a repercussão do campeonato vem crescendo, em 2007 foram 334.975 espectadores e uma audiência global pela tv de 498.65 milhões de domicílios. Na fase preliminar ocorre um sistema rotativo de cidades sede e a última etapa é disputada em um país sede. A fase decisiva já foi jogada em "sistema de pontos corridos" e cruzamento olímpico.

COPA DOS CAMPEÕES: a cada quatro anos, desde 1993
A copa dos campeões foi criada em 1993 e sempre é disputada no ano posterior aos Jogos Olímpicos, no Japão. Qualificam-se para o torneio o país sede, os campeões de quatro torneios continentais cujo times do continente tiveram as posições mais elevadas na última olimpíada (africano, asiático, europeu, norceca e sul-americano) e um convidado pela federação internacional. É o campeonato da FIVB que teve menos edições realizadas, com seis, e o único que não adiciona pontos ao ranking mundial. Todas as equipes jogam entre si e o vencedor é aquele com o maior número de pontos ou, em caso de empate, um maior set average ou point average.

CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE VOLEIBOL
O Campeonato Sul-Americano de Voleibol Masculino é um torneio de seleções de voleibol da América do Sul, organizado a cada dois anos pela Confederação Sul-Americana de Voleibol. É realizado em turno único em pontos corridos.

JOGOS PAN-AMERICANOS
O voleibol faz parte do programa esportivo dos Jogos Pan-Americanos.

SUPERLIGA - SÉRIE A
Os principais torneios de vôlei nacional, são os da SUPERLIGA, tanto no feminino quanto no masculino.
As regras são as seguintes:
O torneio é disputado de outubro á abril.
Os times são divididos em dois grupos e vão disputar quatro torneios antes da fase final.
Em cada um dos torneios os campeões de grupo se enfrentam na final para saber qual o time é o vencedor do torneio. Os pontos acumulados em todo o campeonato serão somados para a definição das oito equipes classificadas para as quartas-de-final.
No primeiro e no terceiro torneios, as equipes se enfrentam, todas contra todas, entre os participantes do mesmo grupo. A diferença é que o mando de campo será invertido nos dois torneios. No segundo e no quarto torneios, os times jogam contra adversários do outro grupo.
As oito equipes mais bem colocadas na fase classificatória (os quatro torneios), avançam à próxima etapa, de quartas-de-final, em sistema de playoff de três jogos. As equipes vencedoras vão às semifinais, que também serão disputadas em melhor de três. A final, no entanto, será decidida em uma única partida, que será realizada no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br