Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

REGRA PARA ATENDIMENTO MÉDICO

 

No caso de um jogador precisar de atendimento médico (contusão ou doença) durante uma partida ou aquecimento, ou acreditar que um diagnóstico médico e possível tratamento sejam necessários, ele/ela pode solicitar e receber um tempo para atendimento médico para cada nova circunstância médica que ocorrer. Uma solicitação de tempo para tratamento médico (que consiste em tempo para avaliação mais 3 (três) minutos para tratamento a ser determinado pelo médico ou fisioterapeuta do torneio) pode ser feita pelo jogador a qualquer hora durante a partida ou aquecimento. Esta solicitação deve ser feita diretamente ao Juiz de Cadeira pelo jogador contundido ou doente. Entretanto, uma circunstância médica não tem que ser visível ao Juiz de Cadeira para que o tempo para atendimento médico seja concedido.

Na quadra, a avaliação e o tratamento de um jogador em circunstância médica, somente poderá ser feita pelo médico ou fisioterapeuta do torneio. No caso de um jogador apresentar mais de uma situação médica ao mesmo tempo, ele/ela pode receber no máximo 2 (dois) tempos para atendimento médico consecutivos.

A seguir, esclarecimentos para circunstâncias médicas tratáveis e não tratáveis:

Circunstâncias Médicas Tratáveis
O médico ou fisioterapeuta do torneio irá determinar se a circunstância médica é tratável.

Circunstância médica tratável incluiu mas não se limita à contusão, doença, condições relativas a calor e câimbras. (Um jogador será autorizado a receber somente um tempo para atendimento médico por partida para toda e qualquer situação de câimbras.) Um jogador com uma situação médica pré-existente , assegurando-se antes do inicio da partida, pode e deve receber 1 (um) tempo para atendimento médico se essa condição for agravada devido o andamento da partida.

É necessário para que os 3 (três) minutos para tratamento médico dentro do período de atendimento sejam determinados pelo médico ou fisioterapeuta uma vez que uma avaliação inicial tenha sido feita. Se durante essa avaliação ficar determinado que existe uma circunstância médica tratável devido a contusão ou doença, a qual necessitará um tratamento com as mãos, um tempo de 3 (três) minutos para tratamento pode ser solicitado pelo médico ou fisioterapeuta do torneio.

Circunstâncias Médicas Não Tratáveis
Os jogadores não podem receber tratamento nas seguintes circunstâncias:

a) Qualquer circunstância médica, quando determinada pelo médico ou fisioterapeuta do torneio, que não possa ser apropriadamente tratada durante a partida (por exemplo, condição degenerativa que não terá melhora com um tratamento na quadra);

b) Cansaço em geral;

c) Qualquer tratamento que requeira injeções, infusões intravenosas ou utilização de oxigênio dentro ou fora da quadra.

Circunstâncias Tratáveis na Virada de Lados
Todas as circunstâncias médicas classificadas como tratáveis, incluindo ajuste de aparato médico (faixas, bandagens, etc.) ou solicitações médicas (bebidas isotônicas, lentes de contato) podem ser tratadas dentro dos 90 (noventa) segundos da virada de lados pelo médico ou fisioterapeuta do torneio. Entretanto, um jogador deve, sempre, fazer sua solicitação para ver o médico ou fisioterapeuta do torneio ao Juiz de Cadeira.

Procedimento para Tempo de Atendimento
a) Durante a partida (em qualquer momento) um jogador pode solicitar e receber um tempo para atendimento médico. Tendo feito a solicitação para ver o médico ou fisioterapeuta do torneio, o jogador tem as seguintes opções:
• Continuar jogando até o médico ou fisioterapeuta do torneio chegar;
• Parar de jogar até a chegada do médico ou fisioterapeuta do torneio; ou
• Continuar jogando até a próxima virada de lados e então receber o tempo de atendimento médico.

Se um jogador escolher parar de jogar e esperar o médico ou fisioterapeuta do torneio chegar, a partida estará oficialmente suspensa e o tempo de atendimento médico deve começar quando o médico ou fisioterapeuta do torneio chegar e iniciar a avaliação.

Notas:
• O Juiz de Cadeira tem autoridade para pedir um tempo de atendimento oficial para ajuste de equipamento.
• Uma vez dentro da quadra, o jogador pode receber equipamento suplementar, bebida ou comida e roupas, passados a ele somente pelo Juiz de Cadeira.
• Uma vez terminado o tratamento, a partida deve ser reiniciada imediatamente.
• O médico ou fisioterapeuta do torneio está autorizado a tratar um jogador em no máximo 3 (três) viradas de lado durante a partida. Estes tratamentos podem ocorrer durante qualquer virada de lados, as quais poderão ou não ser consecutivas.

b) Durante o aquecimento, se um jogador apresentar circunstância para atendimento médico, ele pode solicitar e receber um tempo para atendimento médico. Qualquer circunstância ocorrida no aquecimento deve ser considerada como pré-existente quando iniciar a partida.

Suspensão Médica da Partida
O Juiz de Cadeira pode anunciar uma suspensão médica da partida e esperar pela chegada do Árbitro Geral ou médico ou fisioterapeuta do torneio, se em circunstâncias extremas, em sua opinião, a continuação da partida sem consulta ou tratamento médico, possa ser fisicamente prejudicial ou possa por em risco a vida do jogador. Se após a avaliação ficar determinado pelo médico ou fisioterapeuta do torneio que a continuação da partida irá colocar a saúde do jogador em extremo risco, o Árbitro Geral, em consulta com o médico ou fisioterapeuta do torneio pode retirar o jogador da partida.

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br