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DICIONÁRIO

 

Ace
Saque indefensável. A definição moderna admite que o adversário toque na bola, desde que ela continue sua trajetória para o fundo da quadra.

Advertência
Punição disciplinar dada unicamente pelo juiz de cadeira, indicando que o jogador agiu de forma anti-ética, anti-social ou anti-esportiva. Há diferentes níveis de advertência: a mais comum é a sucessão de advertência, advertência com perda de ponto e advertência com perda do jogo.

Approach
Qualquer golpe dado no fundo de quadra com o objetivo de se aproximar da rede para executar o voleio.

ATP
Sigla da Associação masculina de tênis profissional (Association of Tennis Professsionals)

Backhand
Golpe dado do lado contrário ao que se segura a raquete. Costumeiramente chamado de "esquerda" ou " revés". Observe que o backhand de um canhoto é o lado direito.

Break ou Quebra
Ganhar o game em que foi o adversário quem sacou.

Break Point
ponto que favorece o recebedor e assim pode conduzir à quebra de saque.

Cabeça-de-chave
Diz-se dos favoritos de um campeonato. Designam-se cabeças para se evitar que os melhores jogadores de um determinado torneio se encontrem nas primeiras rodadas.

Challenger
Categoria de torneio profissional masculino, com premiação que varia de US$ 25 a US$ 100 mil.

Circuito Satélite
Categoria de torneio profissional, com premiação entre US$ 25 e US$ 75 mil, em que o torneio é dividido em três etapas preliminares e uma etapa final, sendo que apenas esta última fase oferece pontos para o ranking mundial.

Copa Davis
Nome dado ao campeonato masculino por países, organizado pela Federação Internacional desde 1900.

Corredor
Área entre a linha lateral de simples e a de duplas.

Deuce
Palavra de origem francesa, que significa igualdade no placar de um game depois que ele atinge 40 a 40. No Brasil, utiliza-se "iguais".

Drive
Qualquer golpe dado no fundo da quadra.

Drop Shot
Mais conhecido por curtinha, é dado com efeito underspin (veja abaixo) junto à rede.

Drop Volley
Deixadinha dada de voleio (ou seja, sem deixar a bola quicar no chão).

Dupla Falta
Significa duplo erro no saque, o que dá o ponto ao adversário.

Empunhadura
Forma com que se segura a raquete para executar golpes. São basicamente três: western, eastern e continental.

Erros não-forçados
Erros cometidos por um jogador em golpes considerados de fácil execução. A dupla falta é um erro não-forçado por definição.

ITF
Sigla da Federação Internacional de Tênis (International Tennis Federation)

Flat
Golpes dados na bola com pouco efeito. Também chamados de "chapados".

Follow-through
Termo em inglês, já substituído em português por "terminação". É o movimento que o braço que segura a raquete descreve após o contato com a bola.

Forehand
Golpe dado do lado que se segura a raquete, costumeiramente chamado de "direita".

Fout Fault
Falta cometida com os pés durante a execução de saque, conforme especifica a regra (tocar a linha ou tirar os dois pés do chão antes de a raquete tocar a bola).

Future
Categoria de torneio profissional, com premiação de até US$ 15 mil.

Game
Parte da contagem do tênis. É a unidade que compõe o set. Cada game é disputado por, no mínimo, quatro pontos. Os lances ganhos por cada jogador têm pontuação progressiva de 15, 30, 40 e 50 (termo não pronunciado). Em caso de empate no 40/40, haverá necessidade de se ganhar dois pontos consecutivos para vencer o game.

Game Point
Ponto favorável ao sacador, que permite vencer o game.

Grand Slam
Conjunto dos quatro torneios mais tradicionais do tênis, formado por Australian Open (Austrália), Roland Garros (França), Wimbledon (Inglaterra) e US Open (EUA) e organizados pela Federação Internacional.

Grip
Termo utilizado para designar a grossura do cabo da raquete (é medida em polegadas) ou o material (de couro ou sintético) que reveste o cabo da raquete.

Ground Stroke
Nome em inglês dado a qualquer golpe executado no fundo de quadra.

Half-volley
Nome em inglês que se dá ao bate-pronto quando se está perto da rede.

Let
Expressão utilizada para pedir a repetição de um ponto em função de despreparo do jogador ou interferência externa na partida.

Linha de Base ou Linha de Fundo
A linha que delimita o fundo da quadra.

Lobby
Golpe dado sobre o adversário quando ele está próximo da rede. Tecnicamente, o lob é uma passada.

Lucky Looser
Termo utilizado no tênis profissional para designar jogador eliminado no quali mas que entra na chave principal por desistência de outro jogador

Masters
Tem dois significados. Nos torneios disputados em forma de circuito, é o nome dado à última etapa em que são convocados os melhores classificados das etapas anteriores. Termo também empregado para designar o torneio que fecha uma temporada, com a presença limitada aos melhores do ranking.

Match Point
Ponto que permite encerrar a partida

Net
Expressão utilizada para indicar que o saque resvalou na fita.

No-add
Forma moderna de contagem de um game, ainda de uso restrito, em que se exclui a necessidade de dois pontos de diferença para vencer o game. Significa "sem vantagem", ou seja, quando se chegar no 40-40, o recebedor escolhe o lado que quer receber e o ponto a ser jogado define imediatamente o vencedor do game.

Out
Termo em inglês para designar que a bola foi lançada fora das marcas válidas da quadra ou da área de saque.

Overhead
Golpe dado por sobre a cabeça, equivalente ao smash.

Over-rule
Prerrogativa exclusiva do árbitro de cadeira de mudar a decisão de um juiz de linha sobre uma bola fora ou dentro.

Quadra de Grama
Superfície que deu origem ao tênis. Pode ser natural ou sintética. Faz a bola quicar baixo e deslizar.

Quadra de Har-thru
Feita com pó de cimento, quase em desuso. É pouco mais veloz que o saibro.

Quadra de Saibro
Feita com pó de tijolo, argila ou ladrilho. Desacelera a bola no quique.

Quadra Sintética
Feita de resina asfáltica, também chamada de quadra dura ou quadra de cimento. Pode ser muito rápida ou muito lenta, dependendo da última camada de resina que se coloca no piso.

Quadra de Tapete
Feito de piso emborrachado ou de carpete sintético. Piso muito veloz.

Qualifying
O mesmo que qualificatório. Diz-se de uma competição preliminar, realizada com o objetivo de selecionar jogadores para o torneio principal.

Saque ou Serviço
Golpe que inicia qualquer game. Deve ser dado atrás da linha de base, em sentido diagonal ao oponente, com a bola sendo lançada da mão em qualquer direção ou altura. O saque só é válido se a bola lançada atingir o quadrado diagonal correspondente. Primeiro saque ou serviço é a primeira tentativa; segundo saque e serviço é a segunda e última tentativa.

Set
Parte da contagem do tênis. A série termina quando um dos tenistas atingir 6 games vencidos, desde que haja 2 games de diferença. Há jogos em melhor de 3 ou 5 sets.

Set Point
Ponto que encerra um set.

Set Profissional
Série que vale por toda uma partida, com vitória para quem atingir primeiramente 9 games. O empate em 8/8 força o tie-break.

Sidespin
Efeito dado na lateral da bola, provocando uma parábola na sua trajetória.

Slice
Nome dado ao efeito dado à bola, fazendo girar em sentido contrário ou lateral

Smash
Golpe dado por sobre a cabeça. Também conhecido por cortada.

Spin
Diz-se do tipo de efeito empregado na bolinha. Veja "topspin", "underspin", "sidespin" e "flat".

T
Termo popular, utilizado para indicar o local da quadra que fica próximo às linhas que formam as áreas de saque.

Tie-break ou Tiebreaker
Sistema de desempate quando o placar atinge 6 games a 6. O tie-break é disputado em melhor de 12 pontos, com cada jogada valendo 1 ponto, com vitória para quem atingir 7 com diferença mínima de 2 pontos.

Time
Termo utilizado pelo juiz de cadeira para indicar que o tempo de descanso dos jogadores está esgotado.

Topspin
Efeito dado sobre a bola, o que lhe a faz quicar mais alto após tocar o chão.

Top Ten
Termo para designar o conjunto dos 10 mais bem classificados (jogadores, duplas, equipes ou países) de um ranking.

Underspin
Efeito dado por baixo da bola, o que a faz quicar mais baixo ao tocar o chão.

Vantagem
Ponto que desempata o placar de igualdade (40 a 40 ou deuce). Vantagem significa que o ponto seguinte pode concluir o game. Pode ser "vantagem do sacador" ou "vantagem do recebedor" . Em campeonatos internacionais, diz-se o nome de quem tem a vantagem.

Voleio
Golpe dado sem que a bola quique no chão, geralmente junto à rede ou em progressão a ela. Note que o voleio alto não é um smash. O swing-volley se diferencia do voleio por ser executado com mecanismo de um golpe de fundo.

Wild Card
Convite feito a qualquer jogador para que ele participe de um torneio.

Winner
Ponto vencedor. Bola lançada em local indefensável para o adversário. O winner pode ser dado num saque, voleio, deixadinha, passada ou golpe de fundo de quadra.

WTA
Sigla da Associação feminina de tênis profissional (Women´s Tennis Association)

 

GLOSSÁRIO

Ace - Ponto ganho diretamente com um saque que o adversário nem consegue tocar.

Acompanhamento – Final do gesto de rebatida que o jogador executa após o impacto da bola (Follow Through).

Aproximação – Golpe executado desde o interior da quadra que permite ao jogador subir à rede. O golpe de aproximação possibilita a transição entre o jogo de fundo e jogo de rede (Aproach).

Cabeça da Raquete/Aro da Raquete – Parte da raquete que segura o encordoamento.

Condição Física – Resultado do treinamento físico realizado pelo jogador na fase de preparação.

Coração da Raquete – Parte da raquete localizada diretamente debaixo do aro e que constitui o nexo de união entre este e o cabo.

Dupla – Jogo disputado por quatro jogadores.

Dupla Falta – Erro cometido pelo sacador ao falhar os dois saques que dispõe para pôr a bola em jogo.

Dupla Mista – Jogo disputado por dois times, cada um integrado por um jogador e uma jogadora.

Drills – Exercícios por seqüências de golpes ou movimentos repetidos pelos jogadores durante os treinamentos.

Elevação da Bola (Toss) – Levantamento da bola ao executar com a mão livre no início do gesto de saque.

Empunhadura Continental – Empunhadura geralmente utilizada para o saque e o voleio. É assim denominada porque começou a ser utilizada na Europa. É uma empunhadura intermediária entre a "Eastern" de direita e a "Eastern" de revés.

Empunhadura "Eastern" – Empunhadura sumamente estável e sólida para os golpes de fundo. É assim denominada porque começou a ser utilizada na escola do Leste americano. A mão se localiza sobre o cabo da raquete em posições distintas para a execução do golpe de direita e de revés.

Encordoamento – As cordas de tripa, nylon ou outros materiais sintéticos que constituem a superfície de rebatida da raquete.

Estratégia – Plano geral de jogo utilizado ao longo do jogo.

Golpe Cruzado – Bola que atravessa diagonalmente a superfície de jogo (Cross Court).

Golpe de Ataque – Golpe que força o adversário a jogar desde uma posição defensiva.

Golpe de Direita – Para um jogador destro, golpe executado desde o lado direito do corpo. Para um canhoto, golpe executado desde o lado esquerdo (Drive).

Golpe de Fundo – Golpe executado após o pique da bola, geralmente desde o fundo da quadra (Ground Stroke).

Golpe Ganhador – Golpe executado fora do alcance do adversário, impossível de devolver (Winner).

Golpe Paralelo – Golpe executado ao longo da quadra, paralelos às linhas laterais (Down the long line).

Golpes Especiais – Os golpes diferentes dos convencionais (saque, o voleio, a direita e o revés básico): deixada, aproximação à rede, bate-pronto, "lob" e "smash".

Grip – Palavra inglesa que designa, por um lado, a empunhadura ou forma de segurar a raquete e, por outro, o cabo da raquete e o material que o cobre.

Individuais – Simples – Jogo disputado entre dois jogadores (Single).

Jogo – Unidade de cômputo. Cada uma das partes que compõem um set. Para ganhar um jogo, o jogador deve ganhar, pelo menos, quatro ponto com uma diferença de dois, de seu adversário.

Jogo de Pernas – A habilidade de deslocar-se e executar movimentos para que o corpo esteja corretamente posicionado para rebater a bola da forma mais eficaz possível (Footwork).

Lado dos Iguais – Parte da quadra que se inicia o primeiro ponto de cada jogo, chamado de "Deuce Court" ou lado direito.

Lado das Vantagens – Parte da quadra que se inicia o segundo ponto de cada jogo, chamado de "Add Court" ou lado esquerdo.

Liftado – Efeito que se aplica à bola para gerar uma rotação para frente durante seu vôo.

Linha de Fundo – A linha que delimita a longitude regulamentar da superfície de jogo (Base Line).

Linha de Saque – Linha próxima à metade da quadra que delimita os quadros de saque (Service Line).

Lob – Golpe executado com uma trajetória muito alta por cima do jogador posicionado na rede.

Lob Defensivo – Lob executado muito alto e profundo desde uma posição de defesa com o qual o jogador tenta ganhar tempo para recuperar sua posição na quadra e tirar o adversário de sua posição na rede.

Meia-Quadra – Área da superfície de jogo localizada nas proximidades da linha de saque.

Match Point – Ponto que, em caso de ganhá-lo, define o jogo em favor do jogador.

Mudança de Empunhadura – Modificação da pegada da mão sobre o cabo da raquete para facilitar a execução do golpe seguinte.

Mudança de Lado – Período de tempo em que, após Ter jogado um número total ímpar de jogos, os jogadores mudam de lado para prosseguir a partida. Os jogadores dispõem de 90 segundos para realizar a mudança.

Out – Palavra inglesa que designa o erro cometido quando a bola rebatida pelo jogador aterriza fora dos limites da superfície de jogo.

Partida – Encontro disputado entre dois ou quatro jogadores. Geralmente são jogados uma melhor de três sets e, em alguns casos, uma melhor de cinco sets (Match).

Poaching – O movimento tático de duplas que consiste em que um dos jogadores posicionado próximo à rede invade a área de seu companheiro para tentar interceptar a bola e concluir o ponto diretamente.

Posição Aberta – Posição dos pés para a execução do golpe de direita na qual o pé direito se encontra mais perto da trajetória da bola que o pé esquerdo. Esta posição é menos utilizada para o revés (Open Stance).

Posição de Espera – Posição do jogador antes de iniciar a preparação para um golpe. O peso do corpo está ligeiramente inclinado à frente, os joelhos ligeiramente flexionados e a raquete na frente do corpo (Ready Position).

Preparação – Fase inicial da execução de um golpe durante a qual a raquete vai para trás, antes de iniciar o movimento de rebatida da bola (back Swing).

Preparação Circular / Loop – Gesto de preparação em que a raquete vai para trás inicialmente para cima e descreve um movimento em forma de arco.

Preparação Física – Programa de exercícios destinados a desenvolver as qualidades físicas necessárias para o jogo de tênis.

Preparação Retilínea – Movimento de preparação em que a raquete vai para trás diretamente.

Ponto – A unidade de cômputo menor de um jogo de tênis.

Ponto de Impacto – O ponto em que se encontra a raquete quando esta encontra (toca) a bola.

Quadra de Duplas – Acrescenta-se à quadra de simples os dois corredores laterais para ampliar a superfície de jogo.

Quadrado de Saque – A área da quadra localizada do outro lado da rede dentro do qual o sacador deve colocar a bola para que seu saque seja considerado bom ao iniciar cada ponto (Service Box).

Rede – Malha colocada no centro da quadra que divide a superfície de jogo em duas partes iguais (Net).

Revés – Para um jogador destro, o golpe executado do lado esquerdo do corpo (Back-Hand).

Revés de duas mãos – Revés executado segurando a raquete com duas mãos.

Rotação de Quadris – Movimento dos quadris executado pelo jogador durante a rebatida.

Round Robin (Sistema de Liga) – Torneio disputado no qual cada jogador deve enfrentar todos os participantes sucessivamente.

Saque – Golpe com que se coloca a bola em jogo no início de cada ponto, geralmente executado por cima da cabeça.

Set – Unidade de cômputo. Cada uma das partes em que se divide uma partida. Para ganhar um set é necessário que o jogador ganhe pelo menos seis jogos com uma diferença de dois jogos sobre seu adversário, ou que se imponha no "Tie-Break" , no caso de empatarem em seis jogos.

Smash – Golpe executado por cima da cabeça em um movimento parecido ao do saque, geralmente executado perto da rede, em resposta a um lob do adversário.

Superfície de Jogo – O material do qual está composta a superfície da quadra; grama, terra batida (saibro), asfalto, etc.

Superfícies Rápidas – Superfícies de jogo tais como grama e borracha nas quais o pique da bola é mais rápido e mais baixo.

T – O ponto do centro da quadra determinado pelo cruzamento da linha central do saque com a linha de saque.

Táticas – As diferentes formas de colocar em prática uma estratégia geral.

Tamanho do Grip – O tamanho do cabo da raquete, medido em função das dimensões do perímetro exterior, em polegadas.

Tensão – A tensão do encordoamento.

Terminação – Última fase do gesto da rebatida.

Tie-Break – Série de pontos disputados para decidir o vencedor de um set no qual os jogadores estão empatados em seis jogos. O primeiro jogador que consegue ganhar sete pontos, mantendo uma vantagem de dois, pelo menos, sobre seu adversário, ganha o tie-break e , conseqüentemente o set.

Torneio (Campeonato) – Competição disputada individualmente ou por equipes de acordo com um sistema que determina um único campeão.

Torneio de Consolação – Torneio secundário organizado para os jogadores eliminados nas primeiras rodadas da competição principal.

Troca de Bolas – Intercâmbio de golpes entre dois jogadores ou equipes (Rally).

Vantagem – Situação favorável na contagem que permite, em caso de ganhar o ponto seguinte ganhar o jogo (game).

Voleio – Ação de rebater a bola antes que a mesma pingue na quadra.

Voleio Bloqueado – Voleio executado mantendo a raquete firme ao interceptar a trajetória da bola para bloqueá-la sem executar um gesto muito longo.

 

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Ace
Saque indefensável. A definição moderna admite que o adversário toque na bola, desde que ela continue sua trajetória para o fundo da quadra.

Advertência
Punição disciplinar dada unicamente pelo juiz de cadeira, indicando que o jogador agiu de forma anti-ética, anti-social ou anti-esportiva. Há diferentes níveis de advertência: a mais comum é a sucessão de advertência, advertência com perda de ponto e advertência com perda do jogo.

Approach
Qualquer golpe dado no fundo de quadra com o objetivo de se aproximar da rede para executar o voleio.

ATP
Sigla da Associação masculina de tênis profissional (Association of Tennis Professsionals)

Backhand
Golpe dado do lado contrário ao que se segura a raquete. Costumeiramente chamado de "esquerda" ou " revés". Observe que o backhand de um canhoto é o lado direito.

Break ou Quebra
Ganhar o game em que foi o adversário quem sacou.

Break Point
ponto que favorece o recebedor e assim pode conduzir à quebra de saque.

Cabeça-de-chave
Diz-se dos favoritos de um campeonato. Designam-se cabeças para se evitar que os melhores jogadores de um determinado torneio se encontrem nas primeiras rodadas.

Challenger
Categoria de torneio profissional masculino, com premiação que varia de US$ 25 a US$ 100 mil.

Circuito Satélite
Categoria de torneio profissional, com premiação entre US$ 25 e US$ 75 mil, em que o torneio é dividido em três etapas preliminares e uma etapa final, sendo que apenas esta última fase oferece pontos para o ranking mundial.

Copa Davis
Nome dado ao campeonato masculino por países, organizado pela Federação Internacional desde 1900.

Corredor
Área entre a linha lateral de simples e a de duplas.

Deuce
Palavra de origem francesa, que significa igualdade no placar de um game depois que ele atinge 40 a 40. No Brasil, utiliza-se "iguais".

Drive
Qualquer golpe dado no fundo da quadra.

Drop Shot
Mais conhecido por curtinha, é dado com efeito underspin (veja abaixo) junto à rede.

Drop Volley
Deixadinha dada de voleio (ou seja, sem deixar a bola quicar no chão).

Dupla Falta
Significa duplo erro no saque, o que dá o ponto ao adversário.

Empunhadura
Forma com que se segura a raquete para executar golpes. São basicamente três: western, eastern e continental.

Erros não-forçados
Erros cometidos por um jogador em golpes considerados de fácil execução. A dupla falta é um erro não-forçado por definição.

ITF
Sigla da Federação Internacional de Tênis (International Tennis Federation)

Flat
Golpes dados na bola com pouco efeito. Também chamados de "chapados".

Follow-through
Termo em inglês, já substituído em português por "terminação". É o movimento que o braço que segura a raquete descreve após o contato com a bola.

Forehand
Golpe dado do lado que se segura a raquete, costumeiramente chamado de "direita".

Fout Fault
Falta cometida com os pés durante a execução de saque, conforme especifica a regra (tocar a linha ou tirar os dois pés do chão antes de a raquete tocar a bola).

Future
Categoria de torneio profissional, com premiação de até US$ 15 mil.

Game
Parte da contagem do tênis. É a unidade que compõe o set. Cada game é disputado por, no mínimo, quatro pontos. Os lances ganhos por cada jogador têm pontuação progressiva de 15, 30, 40 e 50 (termo não pronunciado). Em caso de empate no 40/40, haverá necessidade de se ganhar dois pontos consecutivos para vencer o game.

Game Point
Ponto favorável ao sacador, que permite vencer o game.

Grand Slam
Conjunto dos quatro torneios mais tradicionais do tênis, formado por Australian Open (Austrália), Roland Garros (França), Wimbledon (Inglaterra) e US Open (EUA) e organizados pela Federação Internacional.

Grip
Termo utilizado para designar a grossura do cabo da raquete (é medida em polegadas) ou o material (de couro ou sintético) que reveste o cabo da raquete.

Ground Stroke
Nome em inglês dado a qualquer golpe executado no fundo de quadra.

Half-volley
Nome em inglês que se dá ao bate-pronto quando se está perto da rede.

Let
Expressão utilizada para pedir a repetição de um ponto em função de despreparo do jogador ou interferência externa na partida.

Linha de Base ou Linha de Fundo
A linha que delimita o fundo da quadra.

Lobby
Golpe dado sobre o adversário quando ele está próximo da rede. Tecnicamente, o lob é uma passada.

Lucky Looser
Termo utilizado no tênis profissional para designar jogador eliminado no quali mas que entra na chave principal por desistência de outro jogador

Masters
Tem dois significados. Nos torneios disputados em forma de circuito, é o nome dado à última etapa em que são convocados os melhores classificados das etapas anteriores. Termo também empregado para designar o torneio que fecha uma temporada, com a presença limitada aos melhores do ranking.

Match Point
Ponto que permite encerrar a partida

Net
Expressão utilizada para indicar que o saque resvalou na fita.

No-add
Forma moderna de contagem de um game, ainda de uso restrito, em que se exclui a necessidade de dois pontos de diferença para vencer o game. Significa "sem vantagem", ou seja, quando se chegar no 40-40, o recebedor escolhe o lado que quer receber e o ponto a ser jogado define imediatamente o vencedor do game.

Out
Termo em inglês para designar que a bola foi lançada fora das marcas válidas da quadra ou da área de saque.

Overhead
Golpe dado por sobre a cabeça, equivalente ao smash.

Over-rule
Prerrogativa exclusiva do árbitro de cadeira de mudar a decisão de um juiz de linha sobre uma bola fora ou dentro.

Quadra de Grama
Superfície que deu origem ao tênis. Pode ser natural ou sintética. Faz a bola quicar baixo e deslizar.

Quadra de Har-thru
Feita com pó de cimento, quase em desuso. É pouco mais veloz que o saibro.

Quadra de Saibro
Feita com pó de tijolo, argila ou ladrilho. Desacelera a bola no quique.

Quadra Sintética
Feita de resina asfáltica, também chamada de quadra dura ou quadra de cimento. Pode ser muito rápida ou muito lenta, dependendo da última camada de resina que se coloca no piso.

Quadra de Tapete
Feito de piso emborrachado ou de carpete sintético. Piso muito veloz.

Qualifying
O mesmo que qualificatório. Diz-se de uma competição preliminar, realizada com o objetivo de selecionar jogadores para o torneio principal.

Saque ou Serviço
Golpe que inicia qualquer game. Deve ser dado atrás da linha de base, em sentido diagonal ao oponente, com a bola sendo lançada da mão em qualquer direção ou altura. O saque só é válido se a bola lançada atingir o quadrado diagonal correspondente. Primeiro saque ou serviço é a primeira tentativa; segundo saque e serviço é a segunda e última tentativa.

Set
Parte da contagem do tênis. A série termina quando um dos tenistas atingir 6 games vencidos, desde que haja 2 games de diferença. Há jogos em melhor de 3 ou 5 sets.

Set Point
Ponto que encerra um set.

Set Profissional
Série que vale por toda uma partida, com vitória para quem atingir primeiramente 9 games. O empate em 8/8 força o tie-break.

Sidespin
Efeito dado na lateral da bola, provocando uma parábola na sua trajetória.

Slice
Nome dado ao efeito dado à bola, fazendo girar em sentido contrário ou lateral

Smash
Golpe dado por sobre a cabeça. Também conhecido por cortada.

Spin
Diz-se do tipo de efeito empregado na bolinha. Veja "topspin", "underspin", "sidespin" e "flat".

T
Termo popular, utilizado para indicar o local da quadra que fica próximo às linhas que formam as áreas de saque.

Tie-break ou Tiebreaker
Sistema de desempate quando o placar atinge 6 games a 6. O tie-break é disputado em melhor de 12 pontos, com cada jogada valendo 1 ponto, com vitória para quem atingir 7 com diferença mínima de 2 pontos.

Time
Termo utilizado pelo juiz de cadeira para indicar que o tempo de descanso dos jogadores está esgotado.

Topspin
Efeito dado sobre a bola, o que lhe a faz quicar mais alto após tocar o chão.

Top Ten
Termo para designar o conjunto dos 10 mais bem classificados (jogadores, duplas, equipes ou países) de um ranking.

Underspin
Efeito dado por baixo da bola, o que a faz quicar mais baixo ao tocar o chão.

Vantagem
Ponto que desempata o placar de igualdade (40 a 40 ou deuce). Vantagem significa que o ponto seguinte pode concluir o game. Pode ser "vantagem do sacador" ou "vantagem do recebedor" . Em campeonatos internacionais, diz-se o nome de quem tem a vantagem.

Voleio
Golpe dado sem que a bola quique no chão, geralmente junto à rede ou em progressão a ela. Note que o voleio alto não é um smash. O swing-volley se diferencia do voleio por ser executado com mecanismo de um golpe de fundo.

Wild Card
Convite feito a qualquer jogador para que ele participe de um torneio.

Winner
Ponto vencedor. Bola lançada em local indefensável para o adversário. O winner pode ser dado num saque, voleio, deixadinha, passada ou golpe de fundo de quadra.

WTA
Sigla da Associação feminina de tênis profissional (Women´s Tennis Association)

 

Glossário

Ace - Ponto ganho diretamente com um saque que o adversário nem consegue tocar.

Acompanhamento – Final do gesto de rebatida que o jogador executa após o impacto da bola (Follow Through).

Aproximação – Golpe executado desde o interior da quadra que permite ao jogador subir à rede. O golpe de aproximação possibilita a transição entre o jogo de fundo e jogo de rede (Aproach).

Cabeça da Raquete/Aro da Raquete – Parte da raquete que segura o encordoamento.

Condição Física – Resultado do treinamento físico realizado pelo jogador na fase de preparação.

Coração da Raquete – Parte da raquete localizada diretamente debaixo do aro e que constitui o nexo de união entre este e o cabo.

Dupla – Jogo disputado por quatro jogadores.

Dupla Falta – Erro cometido pelo sacador ao falhar os dois saques que dispõe para pôr a bola em jogo.

Dupla Mista – Jogo disputado por dois times, cada um integrado por um jogador e uma jogadora.

Drills – Exercícios por seqüências de golpes ou movimentos repetidos pelos jogadores durante os treinamentos.

Elevação da Bola (Toss) – Levantamento da bola ao executar com a mão livre no início do gesto de saque.

Empunhadura Continental – Empunhadura geralmente utilizada para o saque e o voleio. É assim denominada porque começou a ser utilizada na Europa. É uma empunhadura intermediária entre a "Eastern" de direita e a "Eastern" de revés.

Empunhadura "Eastern" – Empunhadura sumamente estável e sólida para os golpes de fundo. É assim denominada porque começou a ser utilizada na escola do Leste americano. A mão se localiza sobre o cabo da raquete em posições distintas para a execução do golpe de direita e de revés.

Encordoamento – As cordas de tripa, nylon ou outros materiais sintéticos que constituem a superfície de rebatida da raquete.

Estratégia – Plano geral de jogo utilizado ao longo do jogo.

Golpe Cruzado – Bola que atravessa diagonalmente a superfície de jogo (Cross Court).

Golpe de Ataque – Golpe que força o adversário a jogar desde uma posição defensiva.

Golpe de Direita – Para um jogador destro, golpe executado desde o lado direito do corpo. Para um canhoto, golpe executado desde o lado esquerdo (Drive).

Golpe de Fundo – Golpe executado após o pique da bola, geralmente desde o fundo da quadra (Ground Stroke).

Golpe Ganhador – Golpe executado fora do alcance do adversário, impossível de devolver (Winner).

Golpe Paralelo – Golpe executado ao longo da quadra, paralelos às linhas laterais (Down the long line).

Golpes Especiais – Os golpes diferentes dos convencionais (saque, o voleio, a direita e o revés básico): deixada, aproximação à rede, bate-pronto, "lob" e "smash".

Grip – Palavra inglesa que designa, por um lado, a empunhadura ou forma de segurar a raquete e, por outro, o cabo da raquete e o material que o cobre.

Individuais – Simples – Jogo disputado entre dois jogadores (Single).

Jogo – Unidade de cômputo. Cada uma das partes que compõem um set. Para ganhar um jogo, o jogador deve ganhar, pelo menos, quatro ponto com uma diferença de dois, de seu adversário.

Jogo de Pernas – A habilidade de deslocar-se e executar movimentos para que o corpo esteja corretamente posicionado para rebater a bola da forma mais eficaz possível (Footwork).

Lado dos Iguais – Parte da quadra que se inicia o primeiro ponto de cada jogo, chamado de "Deuce Court" ou lado direito.

Lado das Vantagens – Parte da quadra que se inicia o segundo ponto de cada jogo, chamado de "Add Court" ou lado esquerdo.

Liftado – Efeito que se aplica à bola para gerar uma rotação para frente durante seu vôo.

Linha de Fundo – A linha que delimita a longitude regulamentar da superfície de jogo (Base Line).

Linha de Saque – Linha próxima à metade da quadra que delimita os quadros de saque (Service Line).

Lob – Golpe executado com uma trajetória muito alta por cima do jogador posicionado na rede.

Lob Defensivo – Lob executado muito alto e profundo desde uma posição de defesa com o qual o jogador tenta ganhar tempo para recuperar sua posição na quadra e tirar o adversário de sua posição na rede.

Meia-Quadra – Área da superfície de jogo localizada nas proximidades da linha de saque.

Match Point – Ponto que, em caso de ganhá-lo, define o jogo em favor do jogador.

Mudança de Empunhadura – Modificação da pegada da mão sobre o cabo da raquete para facilitar a execução do golpe seguinte.

Mudança de Lado – Período de tempo em que, após Ter jogado um número total ímpar de jogos, os jogadores mudam de lado para prosseguir a partida. Os jogadores dispõem de 90 segundos para realizar a mudança.

Out – Palavra inglesa que designa o erro cometido quando a bola rebatida pelo jogador aterriza fora dos limites da superfície de jogo.

Partida – Encontro disputado entre dois ou quatro jogadores. Geralmente são jogados uma melhor de três sets e, em alguns casos, uma melhor de cinco sets (Match).

Poaching – O movimento tático de duplas que consiste em que um dos jogadores posicionado próximo à rede invade a área de seu companheiro para tentar interceptar a bola e concluir o ponto diretamente.

Posição Aberta – Posição dos pés para a execução do golpe de direita na qual o pé direito se encontra mais perto da trajetória da bola que o pé esquerdo. Esta posição é menos utilizada para o revés (Open Stance).

Posição de Espera – Posição do jogador antes de iniciar a preparação para um golpe. O peso do corpo está ligeiramente inclinado à frente, os joelhos ligeiramente flexionados e a raquete na frente do corpo (Ready Position).

Preparação – Fase inicial da execução de um golpe durante a qual a raquete vai para trás, antes de iniciar o movimento de rebatida da bola (back Swing).

Preparação Circular / Loop – Gesto de preparação em que a raquete vai para trás inicialmente para cima e descreve um movimento em forma de arco.

Preparação Física – Programa de exercícios destinados a desenvolver as qualidades físicas necessárias para o jogo de tênis.

Preparação Retilínea – Movimento de preparação em que a raquete vai para trás diretamente.

Ponto – A unidade de cômputo menor de um jogo de tênis.

Ponto de Impacto – O ponto em que se encontra a raquete quando esta encontra (toca) a bola.

Quadra de Duplas – Acrescenta-se à quadra de simples os dois corredores laterais para ampliar a superfície de jogo.

Quadrado de Saque – A área da quadra localizada do outro lado da rede dentro do qual o sacador deve colocar a bola para que seu saque seja considerado bom ao iniciar cada ponto (Service Box).

Rede – Malha colocada no centro da quadra que divide a superfície de jogo em duas partes iguais (Net).

Revés – Para um jogador destro, o golpe executado do lado esquerdo do corpo (Back-Hand).

Revés de duas mãos – Revés executado segurando a raquete com duas mãos.

Rotação de Quadris – Movimento dos quadris executado pelo jogador durante a rebatida.

Round Robin (Sistema de Liga) – Torneio disputado no qual cada jogador deve enfrentar todos os participantes sucessivamente.

Saque – Golpe com que se coloca a bola em jogo no início de cada ponto, geralmente executado por cima da cabeça.

Set – Unidade de cômputo. Cada uma das partes em que se divide uma partida. Para ganhar um set é necessário que o jogador ganhe pelo menos seis jogos com uma diferença de dois jogos sobre seu adversário, ou que se imponha no "Tie-Break" , no caso de empatarem em seis jogos.

Smash – Golpe executado por cima da cabeça em um movimento parecido ao do saque, geralmente executado perto da rede, em resposta a um lob do adversário.

Superfície de Jogo – O material do qual está composta a superfície da quadra; grama, terra batida (saibro), asfalto, etc.

Superfícies Rápidas – Superfícies de jogo tais como grama e borracha nas quais o pique da bola é mais rápido e mais baixo.

T – O ponto do centro da quadra determinado pelo cruzamento da linha central do saque com a linha de saque.

Táticas – As diferentes formas de colocar em prática uma estratégia geral.

Tamanho do Grip – O tamanho do cabo da raquete, medido em função das dimensões do perímetro exterior, em polegadas.

Tensão – A tensão do encordoamento.

Terminação – Última fase do gesto da rebatida.

Tie-Break – Série de pontos disputados para decidir o vencedor de um set no qual os jogadores estão empatados em seis jogos. O primeiro jogador que consegue ganhar sete pontos, mantendo uma vantagem de dois, pelo menos, sobre seu adversário, ganha o tie-break e , conseqüentemente o set.

Torneio (Campeonato) – Competição disputada individualmente ou por equipes de acordo com um sistema que determina um único campeão.

Torneio de Consolação – Torneio secundário organizado para os jogadores eliminados nas primeiras rodadas da competição principal.

Troca de Bolas – Intercâmbio de golpes entre dois jogadores ou equipes (Rally).

Vantagem – Situação favorável na contagem que permite, em caso de ganhar o ponto seguinte ganhar o jogo (game).

Voleio – Ação de rebater a bola antes que a mesma pingue na quadra.

Voleio Bloqueado – Voleio executado mantendo a raquete firme ao interceptar a trajetória da bola para bloqueá-la sem executar um gesto muito longo.

 

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