Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

HISTÓRIA DO TAEKWONDO NO BRASIL

Em 1965, criou-se a Korea Taekwon-do Association e, dois anos mais tarde, fundou-se, na Coréia, a International Taekwon-do Federation (I.T.F.), que começou a formar turmas de instrutores internacionais e enviá-los a todos os países do mundo para difundir a arte.

A história do TaeKwonDo brasileiro começa no ano de 1967. Neste ano, mestre Yong Man Kim chegou junto com os imigrantes coreanos e logo em seguida já começou alguns treinamentos de TaeKwonDo no Brasil. Dois anos depois, em 1969, mestre Nam Chil Cho, já ministrava aulas de na Bahia.

Mas o Tae Kwon Do só chegou oficialmente no Brasil, no ano de 1970, com a chegada do mestre Sang Min Cho.

Em julho de 1970, foi enviado ao Brasil pelo presidente da Federação Internacional de TKD, general Choi Hong Hi, o grão mestre SANG MIN CHO, com a missão de difundir e implantar na América do Sul o TAEKWONDO, a Arte Marcial Coreana.

Sang mim cho
Cumprindo a missão a ele confiada o mestre Sang Min Cho, fundou a primeira academia para a prática de TAEKWONDO no Brasil, em 08 de agosto de 1970, a atual Academia Liberdade, no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Mestre Sang Min Cho na época era detentor da graduação de 4º Dan.
A sua fundação deu-se frente a diversas dificuldades, as principais foram o idioma português, a forma verbal da comunicação, e os hábitos e costumes do povo brasileiro.

Entretanto, as dificuldades foram sendo superadas num tempo muito mais rápido que o previsto inicialmente, talvez, por ter sido este esporte muito bem aceito pelo povo brasileiro.

Logo após a chegada do primeiro grão mestre ao Brasil, outros mestres das elites coreanas vieram para difundir e ensinar o TAEKWONDO para o povo brasileiro:
- WOO JAE LEE (Rio de Janeiro),
- CHANG SEUN LIM (Minas Gerais),
- JUNG DO LIM (Bahia),
- SOON MYONG CHOI (Distrito Federal),
- JU YOL OH (Pernambuco),
- TE BO LEE (Rio Grande do Sul),
- HONG SOON KANG (Paraná) e
- SUNG JANG HONG (Espírito Santo).

História

Em 1971 o presidente da República da Coréia oficializa o Taekwondo como esporte nacional, e no dia 25 de janeiro deste mesmo ano, é eleito, o Mestre Un Yong Kim, como presidente da Korea Taekwon-do Association, e em 19 de novembro dá-se o início da construção do Centro Internacional de Taekwon-do, KUKKIWON, localizado no distrito de Yong Dong, Seoul (atual capital da República da Coréia do Sul), que é inaugurado no dia 30 de novembro de 1972.

Com isso, uma seqüência de fatos positivos ocorreram.

Em 1973, o TaeKwonDo foi reconhecido como modalidade esportiva pelo Conselho Nacional de Desportos (CND) e em 19 de Janeiro do mesmo ano na cidade do Rio de Janeiro, teve seu primeiro campeonato no Brasil.

Já no ano seguinte,(1974) foi criado o Departamento Nacional de Taekwondo, na confederação brasileira de Pugilismo (esporte que muito contribuiu para a divulgação do TaeKwonDo).

No ano de 1975, a WTF, entidade oficial e recém criada que regulamentava o TaeKwonDo na coréia, filia o TaeKwoDo brasileiro. E no ano seguinte a Pan American Taekwondo também filia o Tae Kwon Do do Brasil.

Enquanto isso, aqui no Brasil, o Grão Mestre Woo Jae Lee introduz o Taekwondo no Rio de Janeiro em março de 1972, na Escola Americana, e um ano após sua chegada, em 19 de janeiro de 1973, este promove a 1ª Competição de Taekwondo em nosso País – Campeonato Carioca.

No mesmo ano, em julho, realiza-se em São Paulo, o 1º Campeonato Brasileiro de Taekwondo (no Ginásio do Pacaembu). Ainda em 1973, devido a um desentendimento político envolvendo o general Choi Hong Hi e o Sr. Un Yong Kim, a sede da International Taekwon-do Federation é transferida, pelo general Choi, para Toronto, Canadá, e com isso, no dia 28 de maio, fundou-se na Coréia, a The World Taekwon-do Federation (W.T.F.), presidida pelo Dr. Un-Yong Kim, com a finalidade de reorganizar a arte e buscar seu reconhecimento mundial.

Devido ao sucesso no Brasil, é criado um departamento especial de TAEKWONDO na Confederação Brasileira de Pugilismo em 1974, reconhecendo o Taekwondo como esporte brasileiro pelo Conselho Nacional de Desportos (C.N.D). No ano de 1975, realizou-se, no Estádio Kukkiwon, uma Assembléia Geral da W.T.F., onde foram estabelecidos novos rumos para o Taekwon-do, que entre outros, foi a unificação dos estilos em um único, o Kukkiwon.

A partir deste, o Taekwondo foi crescendo no mundo todo, tendo sido realizado vários campeonatos mundiais com o intuito inicial de divulgar a arte, e aqui no Brasil.

Em 1980, o Taekwondo torna-se modalidade oficial de competição do Comitê Olímpico Internacional, sendo incluído nos Jogos Pan Americanos e Jogos Sul Americanos, e devido a grande divulgação e sucesso desta arte, mais recentemente, após participar como modalidade demonstrativa nos Jogos Olímpicos de Seul (1988) e Barcelona (1992), o TAEKWONDO também foi incluído como modalidade oficial dos Jogos Olímpicos, a partir do ano 2000.

O TaeKwonDo vem evoluindo constantemente nestes últimos anos, e as vitórias dos atletas brasileiros em competições Internacionais de conhecimento publico, vem aumentando ainda mais a sua popularidade e seus adeptos.

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright(c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br