Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

HISTÓRIA DO POOMSAE

O QUE É UMA POOMSAE?

Uma Poomsae é uma "forma" em que o praticante cumpre certas linhas de movimento de uma forma sistemática e consecutiva contra um ou vários adversários imaginários usando variadas técnicas de Taekwondo de pernas e de braços. Praticar as Poomsae confere-nos uma melhoria da flexibilidade do corpo assim como um controlo da força, do equilíbrio, da respiração, do olhar e da concentração. A forma correta de aprender e praticar a Poomsae é primeiro aprender o seu nome e depois conhecer os componentes de cada movimento:
1. Direção
2. Posição
3. Técnica de defesa e ataque

SIGNIFICADO DE CADA POOMSAE: TAEGUK

Esquema da Taeguk Poomsae
Representa a filosofia oriental mais profunda e a visão filosófica da origem do Mundo, do Cosmos e da Vida. A Taeguk Poomsae consiste numa seqüência de diferentes movimentos. Os pontos mais importantes desta Poomsae são conseguir uma coordenação entre respiração e ação, e mover o peso do corpo de uma forma correta enquanto se executam ações de velocidade. Taeguk possui uma divisão nas oito Poomsaes que se seguem:

Taegeuk 1 (ill) Jang:
Keon - Simboliza céu e luz e tem 18 movimentos. É caracterizada por duas ações de pernas, ao 14.º e ao 16.º movimento. Sendo a primeira Poomsae as suas ações estão associadas com o Keon. Keon é a força criativa que habita em todas as formas físicas. Keon é poderoso e é representado pelo céu e pela luz.

Taegeuk 2 (ee) Jang:
Tae - Simboliza a alegria e tem 18 movimentos. Acrescenta à Poomsae anterior o soco frontal dirigido para a cabeça do adversário como uma técnica nova. Esta poomsae relaciona-se com o conceito de Tae, que significa a alegria. Tae é de uma natureza espiritual. É serena. As ações desta poomse devem ser executadas com a facilidade e a fluidez, sem o sentido de esforçar-se de encontro a suas limitações, mas não obstante, vivendo inteiramente dentro delas. Tae é simbolizado pela imagem de um lago. É o estado em que a mente é mantida firme e delicada de modo que o sorriso e a virtude prevaleçam.

Taegeuk 3 (Sam) Jang:
Ri - Simboliza o fogo e o sol e tem 20 movimentos. Os três movimentos incorporados aqui são mais variados, e exigem rapidez e força por parte de quem a executa. Ri é o conceito filosófico desta Poomsae e significa o fogo e o sol. O sol causa o fogo. O homem sabe usar o fogo que dá a luz, o calor, o entusiasmo e a esperança. Assim, os movimentos desta poomsae devem exteriorizar as qualidades do fogo e da energia.

Taegeuk 4 (Sa) Jang:
Jin - Simboliza o trovão e tem 20 movimentos. Taegeuk Sa Jang aplica os princípios de Jin, o trovão - o elemento do medo e de hesitação que ocasionalmente entra nas nossas vidas. Porque o Taekwondo é composto exclusivamente de ações virtuosas. Esta forma contém muitas posturas que indicam a calma e o equilíbrio forte assim como defesas em combinação com ataques e os pontapés frontais que requerem que o executante ataque com força mas que recupere imediatamente a posição recuada.

Taegeuk 5 (Oh) Jang:
Seon - Simboliza o vento e tem 20 movimentos. Este grupo de ações expressa um conceito chamado o Seon, o quinto dos oito conceitos. Seon abrange as características do vento; delicado e forte; invisível. O conceito do Seon é o da natureza subtil, pura, sem más intenções; é um estado de ser, o estado de ser como o vento. Uma batida arrebatadora do soco em martelo, e um salto para a frente para a posição de pernas cruzadas são introduzidos. A batida poderosa do cotovelo é usada também, como também as rápidas combinações seguintes.

Taegeuk 6 (Yook) Jang:
Gam – Simboliza a água e tem 23 movimentos. As expressões dramáticas de Taegeuk Yook Jang são definidas pelo conceito do gam - água, fluir, sempre verdadeiro à sua natureza,. É importante para o praticante reconhecer isto como um tipo de confiança, sempre que dificuldades se lhe apresentem na vida, ou na prática da arte. Este jogo dos movimentos deve ser executado com a fluidez, e o sentimento que cada ação é exatamente o que é chamado para para superar a situação em cada instante particular.

Taegeuk 7 (Chil) Jang:
Gan - Simboliza a montanha e tem 25 movimentos. A sétima série de ações de Taegeuk aplica um conceito chamado gan, significando " a paragem superior" é o sétimo dos oito conceitos. Os formulários de Taegeuk interpretam gan, simbolizado pela imagem de uma montanha, como o princípio da estabilidade. Esta definição é de um caráter notável e majestoso; assim como a imagem da montanha. A posição do tigre, em que a maioria de seu peso é estabelecido no pé traseiro expressa esta estabilidade peculiar que contém também a ambição. Estas ações usam a posição do tigre repetidamente.

Taegeuk 8 (Pal) Jang:
Gon - Simboliza a terra e tem 24 movimentos. Este último grupo de ações de Taegeuk é guiado pelo princípio chamado o Gon, que é definido como a qualidade de ser receptivo. A sua metafísica é yang puro, e é simbolizado pela terra, fornecendo a substância em que a luz e a energia paradisíaca de Keon entram para produzir formas físicas. O jang da Taegeuk Pal é entendido como uma soma e uma revisão de todas as formas precedentes para o estudante no seu caminho para alcançar o cinto negro.

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright(c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br