Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

GOLPES DO TAEKWONDO

Chutes

Alguns dos principais chutes realizados no Taekwondo.

Ap tchagui: Chute frontal dobrando o joelho. Este chute é um dos mais simples e eficientes no Taekwondo. Nesta técnica o aluno deverá elevar o joelho flexionado acima da cintura e depois disso fazer uma extensão de joelho atingindo a região anterior da sola do pé no alvo. Depois de atingir o alvo, o aluno deve fazer um movimento de flexão de joelho e depois abaixar a perna até encostar o pé no solo.

Miryio tchagui: - Chute empurrando. Este chute normalmente é utilizado para afastar ou derrubar o adversário e, muitas vezes, é executada uma sequência de golpes após a técnica. Primeiramente, deve-se trazer o joelho flexionado próximo ao peito, em seguida, estender o quadril e o joelho como se estivesse empurrando o alvo. Nesta fase do movimento a sola inteira do pé deve atingir o alvo.

Após empurrá-lo, o aluno deverá novamente flexionar o joelho e depois colocar o pé no solo.

Yop tchagui: - Chute lateral. Nesta técnica, o aluno deverá elevar o joelho e girar em 90º o pé de apoio. Nesta primeira fase, o pé de ataque deverá ficar entre o tronco do aluno e o adversário. Em seguida o aluno deverá girar o pé de apoio em 180º, estender o joelho e o quadril, atingindo o alvo. Depois disso, deve-se flexionar o joelho e o quadril em uma posição parecida com a anterior ao ataque e em seguida abaixar a perna colocando o pé no solo.

Bandal tchagui: Chute semi-circular na altura do rosto. Esta é a técnica mais utilizada em competições da modalidade. A primeira fase do chute consiste em uma elevação de joelho; em seguida ocorrerá concomitantemente a rotação do pé de apoio, deixando a perna paralela ao solo, e na extensão de joelho, o pé de ataque deverá atingir o alvo em flexão plantar. Neste chute o alvo deverá ser direcionado na altura do tronco. Depois de atingir o alvo ocorrerá a flexão de joelho novamente e o pé de ataque poderá retornar ao solo.

Dolio tchagui: Chute semi-circular na altura do tronco. Este chute é muito parecido com o anterior. A diferença básica é que neste, o alvo deverá ser o rosto do adversário. Portanto, o aluno deverá elevar o joelho, em seguida ele, concomitantemente, virará o pé de apoio em 180º e estenderá o joelho, atingindo o alvo na altura da cabeça. Em seguida, aluno deverá flexionar o joelho novamente e colocar o pé no solo.

Tigo tchagui: - Chute semelhante ao Ap tchagui mas a força esta quando a perna é abaixada. Neste chute, a perna de ataque irá subir estendida. O pé deverá ficar, pelo menos, a um palmo acima da cabeça do adversário e, em seguida, o atleta deverá descer a perna, acertando a sola do pé na cabeça do adversário, colocando o pé de ataque no solo depois disso.

Neryo tchagui: Parecido com o chute anterior, o neryo tchagui tem um direcionamento de cima para baixo na cabeça do adversário. A diferença deste para o chute anterior é que neste, a perna será elevada com o joelho flexionado, e em seguida, na fase de ataque, a região do pé que buscará atingir o alvo será o calcanhar e não a sola do pé.

An thagui: - Circular para dentro. Neste chute, o aluno deverá elevar a perna em um sentido semicircular, vindo de fora para o centro do corpo. Em seguida o pé de ataque deverá atingir o alvo de maneira descendente. Este chute é realizado tradicionalmente com o joelho estendido, porém existem algumas variações com flexão de joelho.

Baka tchagui: Parecido com o chute anterior, o aluno deverá elevar a perna de maneira semicircular, porém, no sentido oposto: de dentro para fora, até chegar à linha central do corpo. Em seguida, o pé de ataque deverá atingir o alvo de maneira descendente.

Tchit tchagui: Este chute é um dos mais famosos e é muito utilizado como contra-ataque. É realizado um giro pelas costas, o peso será colocado na perna de apoio e o joelho da perna de ataque será flexionado. Em seguida, o aluno deverá estender o joelho e o quadril levando o pé de ataque na altura do abdômen ou da cabeça do adversário, como se estivesse dando um “coice” no alvo. Depois, o joelho será flexionado e o pé de ataque poderá retornar ao solo.

Mondolio tchagui: Mondolio RurioTchagui - Chute em que se gira completamente e chuta com a perna de traz. Assim como no chute anterior, é realizado com giro pelas costas. O peso será direcionado para a perna de apoio e o joelho da perna de ataque será flexionado. Em seguida o atleta deverá estender o quadril e o joelho, atingindo o alvo na altura da cabeça com a sola do pé ou com o calcanhar em um vetor lateral. Depois de atingir o alvo, o atleta deverá continuar efetuando o giro, flexionar o joelho e em seguida pousar o pé de ataque no solo.

 
- Ap Tcha oligui: Chute frontal com a perna esticada
- Bacat Tchagui: Circular para fora
- Ruryo tchagui: Chute semi circular, de começo um Bandal mas depois gira a perna com força para fora, batendo com o calcanhar
- Tuit tchagui: Chute de costas
- Doguê tchagui: Chute em que se gira completamente e chuta com a perna da frente
- Sambal Tchagui: Chute com os dois pés na altura do rosto, um para cada lado
- Timio: Qualquer chute saltando. Ex.: Timio Yop tchagui, Yop tchagui saltando, Timio, Ap Tchagui, Ap Tchagui saltando
- Tuiyo Dou Bal Tchagui: - Dois Chutes no ar
- Pitrô Tchagui: - Um bandal para fora, semi circular na altura do rosto para fora
 

Assista o vídeo

 
 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright(c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br