Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

COMO SER UM BOM ALUNO DE TAEKWONDO

Se você pratica taekwondo e quer ser um aluno melhor, ou se você está pensando em começar, deve ter essas dicas em mente.

A tradição do taekwondo é baseada em valores humanos, como a autodisciplina (Kuk-Gi), boa conduta (Ye-Jol), comportamento decente, sinceridade, honestidade e integridade (Yom-Chi). Alguém que pratica taekwondo (Suryun-Saeng) não deve se comportar mal, nem mesmo quando provocado. Ele deve reagir, mas não perder o controle.

Deve-se respeitar os veteranos (Sun Bae-Nim) em faixas, e deve respeitá-lo independente da idade ou gênero, chamando-o de Senhor (Son Saeg-Nim) ou Senhora (Puin ou Madam) para respeitá-lo (Jon-Gyung), e deve ser humilde e cortês.

Um taekwondoin deve respeitar seu Mestre (Sah Bum-Nim) com carinho e respeito. Deve-se tratar seus juniores (Hu Bae-Nim) no tatame ou arena de taekwondo (Do-jang) como um irmão mais velho carinhoso, que prefere perdoar a punir quando corrige técnicas e comportamentos.

A generosidade pode ser suspensa na hora do treino por ordem do professor, com envolvimento físico rigoroso.

Existe um entendimento mútuo entre mestre e aprendiz (Suryun-Saeng).

Taekwondo começa (See-Jak) e termina (Ko-Mahn) com uma demonstração de cortesia mostrada pelo ato de se curvar (Kyung-Nae) por submissão do sênior e do junior. É uma obrigação impossível de evitar no Dojang. Deve-se obedecer os comandos dos veteranos, preocupados apenas com suas lições e práticas. Essa é uma tradição do taekwondo que transforma a pessoa comum em uma pessoa decente e responsável por sua jornada como cidadão.

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright(c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br