Os patins
de rodas, segundo alguns relatos, foram vistos em algumas gravuras
curiosas em meados do século XVIII, onde apareciam diversas pessoas
patinando com uma roda em cada pé. Estas rodas, de uns 25 centímetros
de diâmetro, eram acopladas ao calçado e formavam o primeiros e
rudimentares patins.
Estes patins, porém, com estas rodas
primitivas, parecidas com as rodas de uma bicicleta (de tamanho
reduzido), evoluíram com o passar dos anos e surgiram as rodas metálicas
de tamanho menor.
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O holandês Hans
Brinker, em 1733, foi o
primeiro fabricante de rodas metálicas e criou os patins sobre rodas,
de apenas duas rodas em cada pé, ficando estas rodas colocadas numa
base metálica que eram presas ao calçado com correias, preparadas pelo
industrial sapateiro belga Joseph Lundsen, permitindo aos patinadores
patinar sobre superfície de madeira (que era utilizada nos rinques da
época). |
O holandês Hans Brinker, em 1733, foi o
primeiro fabricante de rodas metálicas e criou os patins sobre rodas,
de apenas duas rodas em cada pé, ficando estas rodas colocadas numa
base metálica que eram presas ao calçado com correias, preparadas pelo
industrial sapateiro belga Joseph Lundsen, permitindo aos patinadores
patinar sobre superfície de madeira (que era utilizada nos rinques da
época).
Posteriormente, houve outras tentativas de
melhorar esta roda metálica. Em 1760 o belga Joseph Merlin, um mecânico
e fabricante de instrumentos musicais, idealizou uma roda metálica
dando origem ao modelo usado atualmente.
Porém, este invento não obteve sucesso, pois
a utilização de duas rodas, uma em cada pé, tornava o equilíbrio
muito difícil e o metal das rodas desgastava rapidamente o piso dos
rinques que era de madeira.
Em 1813, o francês Jean Garcin criou uma roda
de madeira, que patentearia dois anos depois com o nome de "cingar",
sendo este invento fundamental para a popularização dos patins.
Em 1867, alguns industriais britânicos aperfeiçoaram
o invento de Jean Garcin e expuseram na Feira Mundial de Paris um patim
de quatro rodas (duas na frente, duas atrás), constituindo um enorme êxito.
Algum tempo depois, este projeto (patins de
quatro rodas) foi patenteado em Nova York por James Leonard Plinpton,
inclusive com o incremento de um mecanismo de freio, com um tacão de
borracha na parte da frente,sendo, portanto, criado o patim
"moderno", parecido com o existente nos dias atuais,
permitindo executar movimentos circulares.
Em 1876, foi inaugurado em Paris o primeiro
centro de patinação sobre rodas, que se tornou o principal ponto de
reunião da aristocracia parisiense da época. A partir de então, a
patinação foi se estendendo por toda a Europa, com a criação de
diversos rinques, principalmente em Berlim, Frankfurt e Londres.
Porém, em nível internacional não existia
nenhuma entidade representativa das modalidades, surgindo somente em
abril de 1924, em Montreux - Suíça, a Federation Internacional de
Patinaje a Roulettes - FIPR, fundada por Suíça, França, Alemanha e Grã-Bretanha,
sendo dado um importante passo para a organização definitiva deste
esporte. Esta Federação internacional englobaria as três
especialidades (até então) da patinação, ou seja, patinação artística,
patinação de velocidade ou corridas e Hóquei.
Em 2 de julho de 1952, a Federation
Internacional de Patinaje a Roulettes - FIPR mudou seu nome para
Federation Internationale of Roller Skating - FIRS.
Em 1977, o Comitê Olímpico Internacional -
COI, reconheceu oficialmente a Fédération Internationale of Roller
Skating - FIRS.
Fonte: CBHP
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