Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

EQUIPAMENTOS DO PÁRA-QUEDAS

O pára-quedas é composto por vários itens, entre eles:

Velames: a parte de tecido e linhas do equipamento são retangulares. O principal possui nove células e o reserva sete. São fabricados com nylon, alguns com porosidade zero e outros de F 111.

Slider: sistema de freio de abertura do velame.

Link Connectors: argola de metal com rosca que une os tirantes às linhas.

Flaps: tecido extra, colocado nas extremidades direita e esquerda com a finalidade de manter o vôo estável sem deslizamentos laterais.

Cross Porters: abertura nas paredes internas ou comunicação entre as células que facilitam a pressurização. O velame tenta imitar o perfil de uma asa de avião ou planador. Com o ar entrando em suas células e não saindo, cria-se uma superfície rígida, seguindo os princípios de qualquer asa, ele adquiri velocidade e ganha sustentação.

DAA: equipamentos de segurança que funcionam por variação de pressão, caso a pressão varie rápido demais, na altura programada ele dispara.

Cypres: é o mais moderno dispositivo automático de abertura do reserva disponível no mercado internacional. Pelo seu peso, extremamente leve, e sua precisão, tem sido utilizado em grande escala no mundo inteiro.

Container: é o invólucro dos velames com um arnês costurado, onde o pára-quedista se equipa.

Altímetro: mostra a altura em que o a pessoa está em relação ao solo, e também trabalha por variação de pressão.

Capacete: para assegurar a proteção da cabeça.

Macacão: vestimenta que os praticantes utilizam durante o salto para melhorar a performance em queda livre e proteger do frio.

Óculos de salto: é utilizado para proteger os olhos do vento constante da queda livre, que pode chegar até 300 km/h.

Desde o final dos anos 70 e início dos anos 80 os Equipamentos de Paraquedismo passaram por uma série de inovações tecnológicas e pode ter certeza que ele foi especialmente projetado para abrir. E, ele vai abrir.
Existem sim, panes no paraquedas principal, que são muito raras de acontecer, mas que para isso o paraquedista passa por um rigoroso treinamento, onde desconecta rapidamente seu velame principal e abre imediatamente o seu paraquedas reserva.
Inclusive existem dispositivos no próprio equipamento que abrem o paraquedas reserva automaticamente, caso o paraquedas principal não tenha sido aberto ou caso ainda, tenha sido desconectado por algum motivo.

O Equipamento “STUDENT”
Como equipamento “student” entende-se todo equipamento do tipo piggback (principal e reserva nas costas) desenhado especialmente para treinamento de alunos, variando em tamanho, peso e velames.

Principais componentes

a) Sistema de três argolas:
Consiste em três argolas de tamanhos diferentes, a maior fixada no equipamento e as outras fixadas aos tirantes do velame principal, passando uma por dentro da outra dividindo as forças existentes. A menor tem fixada em sua parte superior uma linha (loop) que transpõe o tirante e é presa por um cabo flexível do liberador.

b) Stevens system ou RSL (reserve static line):
Trata-se de uma fita ligada em uma de suas extremidades ao tirante do paraquedas principal, e a outra ao pino de abertura do reserva. Deste modo, ao se efetuar a liberação do principal tem-se assegurado a abertura do reserva .


c) Dispositivo de abertura automática – DAA:
Trata-se de um dispositivo eletrônico que tem seu funcionamento baseado na variação da pressão atmosférica. Tem seu “display” localizado dentro da aba do reserva ou na parte de trás do equipamento. E sua função é abrir o reserva automaticamente, não necessitando nenhuma ação do paraquedista.

d) Sistema Static Line:
No sistema static-line o equipamento encontra-se pronto para salto semi-automático, ou seja, a abertura do paraquedas principal é realizado por uma fita (fita de ancoragem) que tem em uma de suas extremidades um gancho que é fixado junto à aeronave, e a outra extremidade é conectada a bolsa do velame principal ou ao velcro do pilotinho extrator.


e) Velame principal:
É do tipo retangular e sua capacidade de carga deverá ser compatível ao peso do aluno. Não há preferência por fabricante ou modelo.

f) Velame reserva:
É do tipo retangular e suas dimensões devem ser compatíveis com o peso do aluno. Não há preferência por fabricante ou modelo.

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright(c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br