Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

COMO SALTAR

Há duas formas para começar a praticar pára-quedismo.

Uma delas é a realização do Salto Duplo, modalidade em que o aluno fica acoplado ao equipamento de um instrutor, que conduz o pára-quedas até a descida. Nesse salto, o iniciante pode curtir 45 segundos de queda-livre até o pouso. O primeiro salto também pode ser realizado com um pára-quedas de abertura automática, o Salto ASL. O aluno faz todo o controle do equipamento até o pouso e é assessorado por instrutores que o acompanham durante toda a queda via rádio.
Depois dessa primeira experiência, o iniciante já pode começar o Curso AFF, para aprender o básico sobre o esporte. Nesse método o aluno é acompanhado por instrutores em sete saltos, divididos em níveis de aprendizagem. Durante o curso, o iniciante aprende a fazer o controle na posição básica em queda-livre, tem noções de segurança e faz manobras avançadas, como giros de 90 a 360 graus, mergulhos e loopings.

Salto Duplo

Com apenas 10 minutos de treinamento você estará pronto para saltar, sentindo toda a emoção de um salto. Conectado ao mesmo pára-quedas de seu instrutor, com um equipamento de última geração, terá início uma fantástica viagem de 45 segundos, por entre nuvens, a mais de 200 km/h!
A brincadeira alucinante continua após o acionamento do pára-quedas... você terá a oportunidade de pilotar o velame durante seis minutos, num visual aéreo inesquecível, recebendo as dicas de um instrutor. Todo o seu treinamento - preparação para o salto, queda livre e pouso - pode ser registrado por um cameraman numa filmagem digital e em fotos.
O equipamento, composto de dois pára-quedas (principal e reserva), é desenhado para duas pessoas. Seu instrutor se encarregará da segurança. O clima descontraído, desde a sua subida até o final do salto, contribui para que você se sinta à vontade para aproveitar ao máximo a experiência.

Pura diversão!!!

São intensas e variadas as emoções sentidas no passeio atípico de avião, na abertura da porta da aeronave, na saída em pleno vôo e na sensação indescritível de voar, quando, em realidade, é uma queda livre que chega a atingir 200km/h, o equivalente à ultrapassagem de um prédio de 15 andares por segundo.
Toda a descida é acompanhada por outro atleta com funções de filmagem. A abertura do pára-quedas e a não menos espetacular viagem até o solo proporcionam seis minutos de um visual aéreo magnífico da região em que acontece o salto. Durante a navegação, o passageiro aprende a manobrar o equipamento e pode se preparar para o próximo passo: o curso AFF.
Além de uma diversão completa, o Salto Duplo pode ser usado como INSTRUÇÃO...

Introdução à queda livre (Salto Duplo de Instrução)

Hoje, o Salto Duplo é o método mais rápido e divertido de familiarizar-se com o pára-quedismo, pois proporciona ao aluno experimentar as sensações da queda livre no primeiro salto. Além de ter a oportunidade de pilotar o pára-quedas, o novo atleta tem uma verdadeira aula prática de navegação. Tudo isso com máxima segurança e nenhuma carga de preocupação, dado o acompanhamento do instrutor.
Por ser uma importante ferramenta de instrução, o salto duplo é muito usado pelos melhores centros de pára-quedismo no mundo, chegando a ser obrigatório em alguns países. Na modalidade do Salto Duplo de diversão, são apresentados ao aluno alguns dos exercícios do nível I do curso AFF.

Curso de Para-Quedismo

O curso de pára-quedismo é ministrado em três etapas:
1. Curso teórico inicial
2. Salto com pára-quedas de abertura automática (opcional)
3. Programa AFF (Queda Livre Acelerada)

1. Curso Teórico Inicial

Essa etapa do curso, que tem duração de 6 horas, é realizada em sala de aula, com TV e DVD. O aluno conhecerá os equipamentos, aprenderá como navegar seu pára-quedas e todos os conceitos básicos necessários para a realização do primeiro salto.

2. Salto ASL (Salto com pára-quedas de abertura automática)

Depois de ter assistido ao curso teórico inicial, o aluno estará apto a realizar o Salto ASL. É utilizado como forma auxiliar de instrução, precedendo os Saltos AFF com o objetivo de proporcionar ao aluno conhecimento aos fundamentos de navegação e de pouso, o que ajuda na autoconfiança do iniciante.
Após a saída do avião, o pára-quedas tem sua abertura iniciada por uma fita e após cinco segundos fica totalmente inflado, independentemente de qualquer ação do aluno. A critério do iniciante, podem ser realizados Saltos ASL antes do início do Programa AFF.

3. Programa AFF (Queda Livre Acelerada)

Atualmente, é o método mais utilizado nos EUA e Europa, já que o AFF resulta num aprendizado intensivo e eficaz. O aluno é assistido por dois instrutores durante o salto nos primeiros níveis. A facilidade na transmissão de instruções durante a queda livre, de aproximadamente 40 segundos, é o que garante a formação do atleta em apenas sete níveis (sete saltos).
Vivenciando manobras como controle de posição básica (box position), noções de segurança (leitura do altímetro e acionamento do próprio pára-quedas) e até manobras avançadas, como giros de 90 a 360 graus, front e back loops, grandes avanços horizontais e mergulhos.
O grande sucesso do curso AFF se deve a certeza do aluno em cumprir todo o período da queda livre com a segurança garantida e, assim, ter condições de experimentar as manobras sem a obrigação de acertar. As informações fornecidas pelos jump masters (instrutores), por sinais, permitem a correção imediata de algum erro na manobra, tornando o salto sempre muito proveitoso, além de fornecer total tranqüilidade e confiança ao aluno.
Nos níveis de I à III, há acompanhamento direto de dois jump masters e de apenas um nos níveis posteriores, de IV à VII. Realizando o Curso Teórico Inicial, o aluno já pode iniciar a primeira etapa do AFF. Entretanto, é recomendada a realização de um Salto Duplo de Instrução ou Salto ASL (static line) antecedendo o AFF, para melhorar o desempenho do aluno no nível I.

Obs.: O texto acima serve apenas como um exemplo, variando de escola para escola.
 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright(c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br