Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

HISTÓRIA DA NATAÇÃO

 

Origem - Há um hieróglifo egípcio sobre o nado que data de 2.500 a.C. Gregos e romanos consideravam-no atividade do treino militar. O primeiro país a dar-lhe caráter esportivo foi o Japão. No século XIX, ingleses ordenam as regras e organizam os primeiros campeonatos mundiais. Em 1908, surge a Fédération Internationale de Natation Amateur (Fina), que rege o esporte.

Além do torneio olímpico, disputa-se um campeonato mundial a cada quatro anos. Pertencem à natação brasileira dois recordes mundiais: Maria Lenk, em 1939, nos 200 m e 400 m, nado peito, e Manuel dos Santos, em 1961, nos 100 m, nado livre. Os melhores resultados olímpicos dos últimos anos são: Ricardo Prado, Medalha de Prata nos 400 m, medley, em Los Angeles (1984), e Gustavo Borges, Medalha de Prata nos 100 m, nado livre, em Barcelona (1992). O ranking da Associação Internacional de Estatísticas de Natação, de 1995, que se baseia nos resultados do ano anterior, outorga ao Brasil o primeiro lugar, destacando 20 atletas nacionais de 14 a 17 anos.

Abílio Couto (Ribeirão Preto, 24 de dezembro de 1924 — 10 de setembro de 1998) foi um nadador brasileiro, considerado precursor da natação de águas abertas no Brasil.
Em 1958 conseguiu a travessia do Canal da Mancha, e, no total, acabou atravessando oficialmente o famoso canal duas vezes durante sua carreira, sendo uma vez em 1958, e uma em 1959. Abílio também foi quatro vezes campeão mundial de natação em águas abertas na categoria profissional, além de ter sido 8 vezes campeão mundial de natação em águas abertas na categoria amador.
Em 1961 Abílio recebeu do príncipe Deolz, da família real britânica, o título nobiliárquico de Barão de Sorano. A condecoração foi outorgado pelo próprio príncipe e registrada na prefeitura de Roma.

Hall da Fama
Abílio Couto - O 1o. brasileiro a atravessar o Canal da Mancha.
Em 2001 Abílio foi um dos honorados da organização sem fins lucrativos norte-americana International Swimming Hall of Fame, e entrou na Hall da Fama International da Maratona Aquática (International Marathon Swimming Hall of Fame).
A cerimônia de premiação de Abílio aconteceu em Fort Lauderdale, no estado da Flórida, em 2002. Nesta cerimônia a família de Abílio Couto doou ao Museum Hall of Fame o troféu do recorde mundial da Travessia do Canal da Mancha e o certificado do recorde mundial, conquistado por Abílio em 1959.

Existem quatro estilos de nado: crawl, costas, peito e borboleta.

CRAWL (ou livre)

COSTAS

PEITO

BORBOLETA

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br