Kung Fu
- É um sistema de luta desenvolvida na china.Surgiu das
observações dos animais. Porém, niguém sabe ao certo quando surgiu.Embora já
tenha mais de 2.000 anos, a verdade nele continua novinha porque,vai se
adaptando de tempos em tempos como uma arte tradicional.
A história do Kung Fu é cheia de muitas lendas e ciladas que tornam qualquer
tentativa séria de transmitir uma história compreensiva e puramente factual
quase impossível. A principal razão para isto é que a história de uma pessoa é a
lenda de outra. Há muito poucas provas documentadas para sustentar qualquer
história de Kung Fu, já que a maioria das histórias passam de pai para filho,
oralmente, sem qualquer documentação escrita para comprovar. Sendo assim,
tentarei cortar muito dos mitos e apresentar um relato claro. Se um relato for
puramente lenda, será registrado como tal aqui.
OS PRIMÓRDIOS
Os primeiros registros fiéis de Kung Fu foram encontrados em ossos e cascos
de tartarugas da dinastia Shang (1766-1122 a.C.), embora acredita-se que o Kung
Fu se desenvolveu muito antes disso. Machados de pedra, facas e flechas foram
desenterrados do período da China em recentes escavações. Na verdade, Huang-Ti,
o terceiro dos Três Imperadores de Outono (embora alguns o considerem o primeiro
imperador da China) usava espadas de cobre para o combate.
Ch'uan fa, ou estilo do punho, como era chamado o Kung Fu no começo,
tornou-se muito popular, quando os guerreiros de Chou da China Ocidental
derrotaram o monarca da dinastia Shang em 1122 a.C. Durante o período Chou, uma
espécie de luta romana chamada jiaoli foi listada como um esporte militar
juntamente com arco e flecha e corrida de carruagens.
O período de 770-481 a.C. foi chamado de Era da Primavera e do Outono. Durante
esta época, o Kung Fu foi chamado de ch'uan yung, e a arte começou a florescer.
O período dos Estados Guerreiros (480-221 a.C.) produziu muitos estrategistas
que enfatizavam a importância do Kung Fu na construção de um forte exército.
Conforme mencionado no Sun-tzu (Livro das Guerra), "Exercícios de luta romana e
ataque fortalecem o físico do guerreiro". Dos notáveis mestres de Kung Fu em
luta de espadas naquele tempo, muitos eram mulheres. Uma delas, Yuenu, foi
convidada pelo Imperador Goujian, para expor suas teorias sobre a arte de
esgrimista. O termo oficial para o Kung Fu naquela época era chi chi wu (os
mesmos caracteres que os usados para o jujutsu japonês).
As dinastias Ch'in (221-206 a.C.) e Han (206 a.C. - 220 d.C.) presenciaram o
crescimento de artes marciais como o shoubo (luta romana) e o jiaodi, uma
contenda na qual os participantes se defrontam com chifres de boi nas cabeças. O
Kung Fu passou a se chamar chi ch'iao. Várias novas armas foram incorporadas à
arte, e o taoísmo começou a influenciar a filosofia de luta.
Na dinastia Chin (265-439 d.C.) e nas dinastias do Norte e do Sul (420-581
d.C.), um famoso médico e filósofo taoísta, integrou o Kung Fu com chi kung (exercícios
respiratórios, também chamados qigong). Suas teorias de poder interior e
exterior ainda são respeitadas até hoje.
Ge Hong baseou-se muito na pesquisa de seu antecessor Hua T'o, que, durante o
período dos Três Reinos (220-265 d.C.), criou um método de movimento e
respiração chamado wu chien shi. Este incluía a imitação dos movimentos do
pássaro, veado, urso, macaco e tigre. Dizia-se que Hua T'o recebeu ajuda de um
sacerdote taoísta chamado Chin Ch'ien. As obras de Hua T'o e Ge Hong foram um
marco do desenvolvimento de exercícios de Kung Fu.
O seguinte grande desenvolvimento da história do Kung Fu também veio durante
as dinastias do Norte e do Sul: a chegada de Bodhidharma.
A LENDA DE BODIDHARMA
Durante as dinastias do Norte e do Sul, o principal regime começou a atacar a
área central da China, e a ordem social foi rompida. Isto criou um crescente
interesse no estudo religioso. Em conseqüência, muitas figuras religiosas
entraram no país. Uma, em particular, foi Bodhidharma.
Bodhidharma é uma figura obscura na história do budismo. As fontes mais fiéis
para nosso conhecimento são Biographies of the High Priests (Biografias dos
Altos Sacerdotes) do Sacerdote Taoh-suan (654 d.C.) e The Records of the
Transmission of the Lamp (Os Registros da Transmissão da Fonte de Luz
Espiritual) do Sacerdote Tao-yuan (1004 d.C.).
Apesar destas fontes aparentemente autênticas, os modernos estudiosos ou têm
sido relutantes em aceitar qualquer versão da existência de Bodhidharma ou
afirmam que Bodhidharma é uma lenda. Muitos historiadores budistas, contudo,
denominaram Bodhidharma o 28º Patriarca do Budismo, dando provas de sua
existência.
Bodhidharma (também conhecido como Ta Mo, Dharuma e Daruma Taishi) foi o
terceiro filho do Rei Sugandha do sul da Índia, foi um membro dos kshatriya, ou
casta guerreira, e passou sua infância em Conjeeveram (também Kanchipuram ou
Kancheepuram), a pequena província budista do sul de Madras. Ele recebeu seu
treinamento em meditação budista do mestre Prajnatara, que foi responsável pela
mudança do nome do jovem discípulo de Bodhitara para Bodhidharma.
Bodhidharma foi um excelente discípulo e logo se sobressaiu entre os colegas.
Na meia-idade já era considerado um mestre budista. Quando Prajnatara morreu,
Bodhidharma zarpou para a China. Duas razões existem para isso: foi um desejo de
seu mestre, Prajnatara, no leito de morte; ou Bodhidharma ouviu falar dos
religiosos na China e se entristeceu com o declínio da verdadeira filosofia
budista lá.
Os relatos das atividades de Bodhidharma na China variam consideravelmente. O
livro Biografias dos Altos Sacerdotes, de Tao-hsuan, afirma que Bodhidharma
chegou à China durante a dinastia Sung (420-479 d.C.) e as dinastias do Norte e
do Sul (420-581 d.C.) e mais tarde viajou para o norte para o reino de Wei. Mas
a data tradicional dada para a entrada de Bodhidharma, segundo o livro
Biografias dos Altos Sacerdotes de Tao-hsuan que foi preciso em colocá-lo no
templo Yung-ning em Lo-yang em 520 d.C. O livro ainda afirma posteriormente que
um noviço budista chamado Seng-fu juntou-se aos seguidores de Bodhidharma, foi
ordenado por Bodhidharma e então viajou para o sul da China, onde morreu com a
idade de 61 anos. Um simples cálculo matemático nos diz que se Seng-fu estava de
fato com 61 anos em 524 d.C. e possuíra a idade mínima aceitável para ordenação
(20 anos), teria estado com 20 anos em 483 d.C., colocando o monge indiano na
China mais cedo do que a data tradicional.
Uma variação no tema acima, encontrada em Os Resgistros da Transmissão da Fonte
de Luz Espiritual, situa Bodhidharma em Cantão em 527 d.C. Após passar algum
tempo lá, ele viajou para o norte, encontrando o Imperador Wu da dinastia Liang
(502-557 d.C.) em Ching-ling (agora Nanquim).
Quando Wu viu Bodhidharma (diz a lenda), ele lhe perguntou: "Eu trouxe as
escrituras de seu país para o meu. Construí templos de grande beleza e fiz com
que todos abaixo de mim aprendessem as grandes doutrinas budistas. Que
recompensas eu receberei na próxima vida por isso?"Bodhidharma replicou:
"Nenhuma!" (referindo-se à crença budista de que se você fizer alguma coisa
esperando recompensa, pode esperar nada).O rei ficou tão furioso que baniu
Bodhidharma do palácio. Bodhidharma novamente se dirigiu para o norte.
Viajou para a província Honan atravessando o rio Yuang-tse (diz a lenda) num
bambu. Estabeleceu-se no monastério Shaolin (também chamado Sil-lum) no monte
Shao-shih nas mostanhas Sung.
Depois de chegar ao templo Shaolin, ele meditou em frente a uma parede por nove
anos. Em sua meditação, fundou o budismo ch'an. A lenda diz que além de formar o
ch'an, Bodhidharma também fundou o Kung Fu. Contudo, vimos que o Kung Fu já
existia com muitos nomes diferentes por toda a história da China.
É mais provável que, sendo um mosteiro, Shaolin abrigasse muitos fugitivos da
justiça, fugitivos que eram também guerreiros hábeis tornavam-se monges.
Contudo, acredita-se que Bodhidharma tenha fundado uma série de exercícios que
ajudavam a unir a mente e o corpo - exercícios que os monges guerreiros achavam
benéficos a seu treinamento. Dois famosos clássicos, Sinew Change Classic e
Washing Marrow são tidos como escritos por Bodhidharma ou seus seguidores
baseados em seus ensinamentos. Destes clássicos vieram empregos da luta na forma
do punho de pedra e das 18 mãos de lohan. Durante esta época, as artes marciais
da China separaram-se em duas formas distintas: boxe interno (nei-chia) e boxe
externo (wai-chia).
O estilo Shaolin de Kung Fu começou sua segunda transição durante a dinastia
Yuan (1206-1333 d.C.), quando um monge chamado Chueh Yuan (também chamado Hung
Yun Szu) aperfeiçoou o sistema para reunir 72 formas ou técnicas. Mais tarde, os
72 movimentos foram estudados por Pai Yu-feng e Li Cheng da província Shansi.
Além dos métodos de Chueh Yuan, eles também estudaram as 18 mãos de lohan de
Bodhidharma e fundiram os métodos para inventar 170 técnicas. Estes 170 métodos
formaram a base do atual estilo Shaolin, um estilo que é muito complexo em seus
métodos e diversificação. Pai Yu-feng ensinou que um homem tem cinco princípios:
força, ossos, espírito, tendões e ch'i (energia interior).
Seus 170 métodos continham a essência de cinco animais. Eram eles a serpente
(she), o leopardo (pao), a garça azul (hao), o dragão (lung) e o tigre (hu). O
tigre ensinou o método de força dos ossos; o dragão desenvolveu grande força do
espírito; a garça azul ensinou o treinamento dos tendões; o estilo do leopardo
representou extrema força e a serpente instruiu na capacidade de fluir o ch'i.
O sistema Shaolin desmembrou-se em cinco estilos distintos. Isto porque havia
cinco templos Shaolin em vários distritos. O sistema original veio da província
de Honan. Os outros sistemas foram chamados de acordo com as províncias em que
se situavam os templos: O-mei, Wu-tang, Fukien e Kwang-tung. No sul (Cantão), as
cinco variedades de Kung Fu Shaolin desenvolveram-se em sistemas familiares:
Hung, Lau, Choy, Li e Mo.
Cada uma dessas cinco famílias desenvolveu suas próprias artes:
Hung Gar: Da família Hung. Fundado por Hung Hei Gung. Usa a força externa e
exercícios de tensão dinâminca e é excelente para desenvolver músculos e
posturas fortes.
Lau Gar: Da família Lau. Fundado por Lau Soam Ngan, é um excelente sistema
baseado em métodos manuais de médio alcance.
Choy Gar: Da família Choy. Fundado por Choy Gau Yee, este não é o sistema Choy
Li Fut que é tão popular hoje. Embora tenha algumas semelhanças, a marca
registrada de Choy Gar são seus métodos de ataque a longo alcance.
Li Gar: Da família Li. Fundado por Li Yao San, este sistema usa ataques de médio
alcance com um murro poderoso de médio alcance.
Mok Gar: Da família Mok (ou Mo). Fundado por Mok Ching Giu, este sistema tem
socos de curto alcance e métodos de chute muito poderosos.
O mais fascinante aspecto dos 170 métodos de Pai é seu fundamento nos movimentos
dos animais, a saber, o tigre, o dragão, a garça azul, o leopardo e a serpente.
A garça azul (hao) é um estilo baseado em métodos e técnicas para fortalecer
os tendões. Ele enfatiza o equilíbrio, o trabalho dos pés complexo e rápido, e
um único movimento do punho chamado o bico da garça, no qual todos os dedos se
unem na ponta para aplicar ações de bicar. A marca registrada do estilo garça
azul é sua postura de uma perna e um punho muito alongado (chang ch'uan). Além
destas técnicas, a garça aul também usa um punho curto (tuan ch'uan), técnicas
de armadilha com o pulso e uma variedade de chutes.
O estilo do leopardo (pao) desenvolve poder, velocidade e força, especialmente
na parte inferior do corpo. O método do leopardo exibe golpes penetrantes e
rápidos e uma atitude mental feroz.
A serpente (she) é talvez o aspecto mais interpretado dos cinco animais
(wu-chia ch'uan), já que desenvolve a misteriosa energia intrínseca chamada
ch'i. O estilo em si realça a elasticidade dos tendões e ligamentos,
flexibilidade, movimentos diagonais defensivos e ofensivos e ataques velozes com
os dedos. A mão da serpente usa às vezes dois dedos (o do meio e o indicador) ou
os quatro dedos (que é o mais usado). O ataque com os dedos são aplicados nas
partes moles do corpo do adversário, com movimentos circulares que açoitam,
golpeiam de leve e saltam.
O dragão (lung), um animal mítico do folclore chinês, desenvolve
autoconfiança. Movimentos técnicos são aplicados com fortes torções do corpo
(como a torção e sacudidela violenta do corpo e rabo do dragão). O estilo do
dragão também usa uma postura baixa e potente do cavalo e desenvolve espírito
forte por meio da graça e flexibilidade. Muitos sistemas completos de Kung Fu se
originaram dos movimentos do dragão. A maioria se destaca por seus movimentos
fluentes, técnicas de mão abundantes (umas 12 danças do punho ou kuen), chutes
fortes e rápidos, uma variedade de movimentos circulares de perna e umas 28
séries de armas.
O tigre (hu) desenvolve força por meio do uso de tensão dinâmica e usa esta
força para resgatar poderosas técnicas de mão de posturas muito baixas. A
técnica de mão básica que distingue este estilo dos outros é a garra do tigre. O
estilo do tigre geralmente investe para cima. (Existem, contudo, exceções onde o
estilo do tigre investe para fora horizontalmente.)
Com o princípio dos 170 métodos de Pai, o Kung Fu começou um novo período de
crescimento. Contudo, o Kung Fu não começou no templo Shaolin, como muitos
acreditam. Em vez disso, o Kung Fu começou a florescer através da influência de
Shaolin. Por volta desta época, o Kung Fu passou a ser categorizado como estilos
(métodos) do Norte e do Sul. O rio Yuangtze é tradicionalmente a demarcação
entre o Norte (mandarim) e o Sul (cantonense).
Os sistemas do Norte destacam-se por suas técnicas de perna e seus padrões
muito elegantes e extremamente trabalhados. Os métodos são ligeiros e graciosos.
As técnicas do Norte adotaram esta especialização (de acordo com a lenda) por
causa do terreno montanhoso que desenvolvia pernas fortes. Outros acreditam que
o tempo inclemente forçava as pessoas a usar roupas pesadas. Isto exigia pernas
fortes, já que a parte superior do corpo era difícil de se mover com rapidez.
Os estilos do Sul, por sua vez, não usam os métodos acrobáticos do Norte, e
por causa disto muitos acham que são mais fáceis de se aprender. Os estilos do
Sul usam posturas baixas, técnicas de mão potentes e chutes baixos rápidos. O
povo cantonense, que pronuncia Kung Fu como Gung Fu, é mais baixo e mais
atarracado e prefere usar métodos de mão. A lenda diz que como o Sul da China
tem mais pântanos e água, o povo sulista remava mais, o que desenvolvia seus
braços para técnicas de mão. Os praticantes do Gung Fu baseiam-se na velocidade,
força, agilidade e resistência para executar seus ataques e defesas.
Os dois estilos mais singulares que se originaram do Kung Fu Shaolin são a
palma de ferro (t'ieh chang) e a mão de veneno (dim mark). A palma de ferro
refere-se ao método de condicionar externamente a mão para torná-la dura. A
idéia é ter uma arma sempre disponível que consiga atacar com a força da morte.
Os praticantes da palma de ferro usam ungüento de ervas chamado dit da jow.
Usando isto, as mãos não demonstram sinais da capacidade mortífera.
A mão de veneno refere-se à capacidade de atingir centros nervosos para causar
um ferimento antagônico. Os praticantes da mão de veneno usam mais o ch'i
(energia interior) do que condicionamento físico.
Quando utilizada, há poucos sinais de ferimentos externos; contudo, a energia
destrutiva danífica os órgãos internos.
O NASCIMENTO DO WU SHU
Com o Kung Fu Shaolin firmemente plantado no solo da China, a arte
diversificou-se em milhares de estilos familiares distintos.
Durante a dinastia Sung (960-1279 d.C.), houve um grande aparecimento da
sociedade de Kung Fu, nem todas promovendo boas ações. Sociedades tais como os
Dragões Negros ou as Tríades eram muito fechadas - quase como famílias. Seus
objetivos iniciais não são claros, mas com o poder vem a corrupção, e muitas
sociedades de Kung Fu voltaram-se para o crime. Não era raro encontrar um mestre
de Kung Fu de uma determinada escola (kwoon) ou província vagando de vilarejo em
vilarejo, testando sua habilidade. Muitas vezes havia duelos até a morte. Além
de lutas mortais, havia muitas demonstrações públicas para atrair novos
praticantes. De acordo com a crônica da capital de Kaifeng, estes "shows de rua"
eram muito populares.
Na dinastia Ming (1368-1644 d.C.), o Kung Fu era conhecido historicamente
como chi yung e a arte floresceu, especialmente no Sul da China. Os estilos de
Shaolin do Sul concentravam-se no templo Shaolin, na província Fukien. Wang Lang
da província de Shang-tung criou o famoso estilo Louva-a-Deus (Tang Lang),
baseado nos movimentos do inseto de mesmo nome.
Os estilos da garça branca (pao-hoc) e do macaco (tsitsing pi qua) surgiram
também. Talvez, o maior evento internacional durante este período tenha sido a
introdução do Kung Fu no Japão. Ch'en Yuan-ping viajou ao Japão e introduziu o
ch'in-na, uma forma de manipulação das juntas que acrescentou muito ao Jujutsu
japonês. A maior documentação histórica desta era ocorreu quando Qi Jiguang, um
conhecido general, compilou um livro tratando de 16 diferentes estilos de
exercícios com as mãos desarmadas e umas 40 técnicas com lança e bastões de três
partes. Ele criou também uma série completa de teorias e métodos de treinamento,
dando assim grandes contribuições ao Kung Fu.
Quando os Manchus derrubaram a dinastia Ming em 1644, eles estabeleceram a
dinastia Ch'ing, que caiu em 1911. O Kung Fu era chamado de pai ta, e 18
sistemas de armas para combate foram praticados. Sociedades secretas
floresceram, especialmente a Sociedade da Lótus Branca, que era enfatizada no
taoísmo. As sociedades da dinastia Ch'ing eram organizações que desejavam
derrubar os Manchus ou afastar as influências européias ocidentais de seu
país.
Muitas sociedades ensinavam a seus membros que suas técnicas de Kung Fu os
tornariam invencíveis, mesmo para balas de armas de fogo. Isto provocou a
Rebelião dos Boxers (chamados "boxers" pelos estrangeiros, porque os chineses
enfrentavam as balas desarmados). Naturalmente, mãos desarmadas não enfrentam
balas, e a rebelião foi esmagada. Isto trouxe desrespeito para a validade do
Kung Fu. Durante esta era, os métodos de Kung Fu interior (nei-chia) começaram a
se tornar populares.
A era comunista foi introduzida depois da queda dos Manchus. O Kung Fu agora
passava a chamar-se wushu ou kwo su. Poderosos chefes guerreiros, como Feng
Yu-hsiang, treinavam seus soldados com Kung Fu, desenvolvendo muito respeito à
arte.
Em 1949, a República Popular da China foi fundada, e muito tem sido feito desde
então para promover o Kung Fu. Velhos métodos de luta voltaram a ser usados, e
novos foram criados. Grupos de mestres foram formados para combinar e
restabelecer vários métodos antigos, e o Wushu nasceu.
Só no final da década de 1960 que o Kung Fu começou a ser ensinado para os
ocidentais, e arte se torna cada vez mais popular em todo o mundo.
Nota: O registro histórico chinês menciona, pela primeira vez, o Kung Fu no
ano de 2674 a.C., ou seja, 4.676 anos já se passaram desde esse registro até o
ano de 2002.
Fonte: Livro Segredos do Kung Fu
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