Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

KIMONO PARA JUDÔ

JUDOGUI

Os Praticantes deverão usar Quimono (uniforme do Judô) que deverá satisfazer as seguintes condições:

a) Tecido resistente em algodão ou material similar, em boas condições (sem rasgos ou remendos)

b) De cor branca ou quase branca e azul de fabricação autorizada pela Confederação Brasileira de Judô, com a etiqueta da CBJ.

c) O casaco deverá ter comprimento suficiente para cobrir os quadris e deverá ser amarrado à cintura pela faixa com a cor da graduação do Judoca.

d)  As mangas do paletó, no máximo, atingirão as articulações do pulso e, no mínimo, estarão 5cm dessas articulações. Entre a manga e o braço (bandagens incluídas) deverá existir uma folga de 10 a 15 cm, em todo o comprimento do braço.

e) As calças, sem qualquer marca, deverão ser folgadas e suficientemente compridas para cobrirem mais da metade das barrigas das pernas e deverão ter de 10 a 15 centímetros entre as partes inferiores.

f) A faixa  forte de 4cm a 5cm de largura deverá ser amarrada com um nó duplo e suficientemente apertado para impedir que o casaco venha soltar-se e deverá ter um comprimento tal que, dando duas voltas em torno da cintura, deixe duas pontas livres de 20 a 30 centímetros, a partir do nó.

g) As mulheres deverão vestir, debaixo do casaco, uma camiseta branca ou quase branca de mangas curtas e tecido forte com comprimento suficiente para ser colocado por dentro das calças.

h) Serão aceitas as seguintes marcas aplicativas:
- Sigla Olímpica Nacional (nas costas do Paletó)
- Emblema Nacional (no peitoral esquerdo do paletó), medindo no máximo 10cm/10cm.
- Listras nos ombros (desde o pescoço sobre os ombros e descendo verticalmente de ambos os lados) medindo no máximo 25cm de comprimento por 5cm de largura.

 


Paletó - Wagui
Faixa - Obi
Calça - Shitabagi


Emblema da Federação


Patrocínio

 

DUVIDAS FREQUENTES

1) Posso comprar qualquer tipo de kimono para qualquer modalidade?
Não, pois os kimonos possuem caracteristicas e medidas de acordo com cada modalidade. Se você pratica Karate, compre kimono de karate. Se você pratica Jiu Jitsu compre kimono de jiu jitsu. Cada modalidade possui uma federação que rege a norma da luta bem como as medidas e características do kimono.

2) Qual o tamanho de kimono ideal pra mim?
Cada fabricante adota um padrão de nomenclatura (A1, A2, M3, M4, F1, F3, N.1, N3, etc e você precisa verificar dento do kimono escolhido o campo “SELECIONE TAMANHO” e comparar sua altura/peso com os parametros contido neste campo e definir aquele tamanho que mais se aproxima ao seu porte físico. Em caso de dúvida, nossa equipe encontra-se disponível para indicar o tamanho mais adequado.

3) O kimono encolhe quando se lava?
Muitos fabricantes utilizam tecidos pré-lavado ou pré-encolhido, porém todos os kimonos de Judô de tecido trançado sofrem um encolhimento residual até a terceira lavagem.
Os kimonos de tecido de brim tingido (branco, azul) tem o encolhimento praticamente desprezível e portanto compre de acordo com a sua altura e peso, levando em conta praticamente zero % de encolhimento.
Os kimonos de brim ou algodão 100% são utilizados para kimonos de judô.
Importante lembrar que a secagem do kimono deve ser em varal, na sombra. Em nenhum hipótese devem ser colocados em secadoras ou similares.

4) Quanto o meu kimono trançado encolhe?
A porcentagem de encolhimento dos kimonos trançados depende muito do processo, pois existem kimonos que são pré-lavados ou pré encolhidos e esses tendem a encolher menos.
No próprio processo de tingimento químico, o tecido já sofre boa porcentagem de encolhimento.
Via de regra os fabricantes informam que o encolhimento residual é de aproximadamente 5%.

5) Qual o tipo de tecido adequado para o meu kimono?
Depende da sua estrutura física.
No JUDÔ há a pegada e o confronto com o adversário, o kimono faz parte da estratégia de luta. Quanto mais grosso for o tecido do kimono, mais dificuldade seu adversário vai ter em imobilizar ou neutralizar ou “te pegar”.
Normalmente a parte de cima, o blusão ou Wa-gi, é feito de tecido trançado e a calça em tecido brim ou tecido naval Rip Stop.
O que varia é a grossura ou gramatura do Blusão, que pode ser de trançado leve (trançadinho / light), trançado médio (Standard) e trançado pesado (heavy) e o preço varia para mais em função da maior gramatura do kimono.
Para crianças até 10 /11 anos kimono pode ser de tecido brim mais fino e geralmente este kimono serve tanto para prática de Judô.

6) Qual cor de kimono posso usar?
No Judô é permitido a cor Branca e o Azul Royal

7) Qual a diferença entre os kimonos de competição e kimonos de treino?
Não existe distinção entre kimono de treino e kimono de competição, e você não é obrigado a comprar um kimono para competir e outro para treinar.
No caso de competição de Judô é importante ter um kimono na cor Azul e outro na cor Branca, pois em campeonatos o juiz vai determinar na hora qual cor você vai utilizar.

8) Qual o melhor kimono?
Não existe o melhor kimono. E sim kimono adequado para você.
A escolha do kimono é quase como escolha de roupa, você tem que gostar do pano, do caimento, do preço, de todos o conjunto de fatores que no final das contas acabam se resumindo ao gosto pessoal.
Mas o principal fator é que o kimono precisa estar dentro das regras, por isto encare o kimono como um instrumento de luta e de prática de esportes e não como um objeto de moda.
Existem fabricantes que investem em tecnologia, e são referencias no Mercado tais como KEIKO, KVRA, KORAL, SHIHAN, DRAGÃO, VULKAN, NAJA, SHIROI, RED NOSE, ROYAL COMBAT, VENUM, GRIPS, SHIHAN e isso permite com que os seus produtos sejam duráveis, ou mais leves, ou mais bonitos, ou mais baratos etc..
Portanto analise o conjunto de fatores que são relevantes para você e experimente sem medo de errar.
A única certeza é que você dificilmente vai parar no primeiro kimono.

9) Como conservar e cuidar do meu kimono?
O suor é tão prejudicial ao tecido do kimono com alvejantes, cloros e similares, por isso, recomenda-se a lavagem do kimono no mínimo uma vez por semana, e após lavagem, estenda-o em local arejado, deixando-o aberto para melhor ventilação.
Não utilize, em nenhuma hipótese, alvejantes cloro ou similares, na lavagem do seu kimono.

10) Posso usar produtos químicos para lavar meu kimono?
Recomenda-se não utilizar alvejantes, cloros ou similares na lavagem do kimono, pois com estes produtos o tecido do kimono diminuirá a sua vida útil, perdendo resistência e ficando suscetível a rasgos. Lavar com os produtos certos é tão importante quanto lavar o kimono.

11) Uso água fria ou agua quente para lavar meu kimono?
Lave seu kimono de jiu jitsu pelo avesso, sempre com água fria, pois a água quente ajuda fixar sujeira e outras manchas.

12) Como secar meu kimono?
Nunca seque ao sol, estenda ou pendure em local com sombra e ventilado, o calor enrijece as fibras deixando com aspecto áspero, prejudicando o atleta ao utilizá-lo, o calor também pode aumentar o fator de encolhimento do kimono.

13) Posso utilizar amaciante na lavagem do meu kimono?
Você pode usar amaciante, mas dê preferência aos de composição neutra.

14) Posso usar as máquinas de secar no meu kimono?
Em nenhuma hipótese deve-se utilizar máquinas de secar. Isso fará com que seu kimono tenha grandes encolhimentos.

15) Posso deixar meu kimono no carro?
Nunca deixe o seu kimono sujo ou limpo dentro do porta malas do carro, jogado num canto da casa, ou dentro da mochila de treinos. pois além do mau cheiro pode propiciar a proliferação de bactérias.

16) Como conservar e lavar meu kimono colorido?
Evite lavar na máquina, lave de preferência à mão, utilizando sabão neutro ou sabão de coco, utilizando uma escova para esfregar as manchas.
Pode se em cada lavagem jogar um punhado de sal grosso de churrasco pois este procedimento mantém por mais tempo a coloração original do kimono colorido.

17) Como conservar e lavar meu kimono branco?
Acrescente bicarbonato de sódio, medida de meio copo americano por kimono a ser lavado junto com o sabão em pó ou amaciante, pois isto ajuda a deixá-lo ainda mais branco sem agredir o tecido.

18) Como Reparar ou fixar os patches no meu kimono?
Não utilize cola para fixar ou reparar os patchs do kimono, costure, pois a cola pode prejudicar e manchar o tecido do kimono.

19) Por que manter meu kimono sempre limpo?
É um principio básico de higiene e principalmente um sinal de respeito ao seu professor, colegas de treino e sua equipe e principalmente a você mesmo, sem falar na saúde de todos envolvidos.

20) Posso emprestar meu kimono?
Não convém emprestar ou pedir emprestado um kimono, ele é de uso pessoal.

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br