Preparação
/ Aquecimento (Taisô)
Deve-se
tomar cuidado para não entrar “frio” em um
treino ou competição, pois têm todas as
chances de sofrer um estiramento, uma torção
ou mesmo um súbito. É indispensável uma
preparação na qual ele vá
gradativamente se aquecendo e preparando o
corpo para uma carga de esforço maior e
mais prolongada.
Rolamentos e
Quedas
(Ukemi = cair com segurança)
Quando
estava na preparação para o lançamento
de seu estilo de luta, Jigoro Kano deu
especial atenção à integridade física
do atleta, já que os outros estilos de
luta mostravam-se negligentes nessa área
e mesmo incentivavam golpes perigosos. Na
impossibilidade de eliminar as quedas,
conseqüência natural dos golpes de
arremesso, o mestre aperfeiçoou técnicas
que praticamente anulam as possibilidades
de acidente. A prática do UKEMI
proporciona um excelente senso de equilíbrio
e proteção, e mesmo uma queda fora do
tatame terá seus efeitos sensivelmente
diminuídos ou até anulados. Quando se
fizer o ukemi, devemos oferecer a maior área
possível para o impacto (as costas) e
fazer o batimento de mãos e braços para
emitir uma contraonda de choque a fim de
atenuar a batida das costas contra o
tatame. Quantos às quedas com rolamento,
o ideal é tornar o corpo tanto quando
possível uma bola que aproveite o impulso
e role, diminuindo ou eliminando o
impacto. Mesmo depois de Ter recebido a
ambicionada faixa preta, com um grau avançado
de prática e conhecimento, o praticante
deve continuar a Ter o Ukemi como preocupação
constante.
Ushiro-ukemi (queda para trás)
Yoko-ukemi
(queda lateral)
Mae-ukemi (queda para frente)
Mae-mawari-ukemi (queda com rolamento pra frente)
Pegadas
(Kumi-Kata)
O
Kumi-kata pode ser pela direita ou
esquerda (migi ou Hidari), dependendo do
braço que se distende e segura a gola do
quimono(judogi) do adversário. O outro
braço fica por fora e
segura a parte externa da manga (sodê).
Pela pegada um adversário pode dominar o
outro, neutralizar ou abortar um ataque em
formação ou já iniciado, em toda a sua
extensão. .Para uma boa pegada são
necessárias base e força nos braços,
nos pulsos, nas mãos e nos dedos. A base
é o posicionamento dos pés, pernas e
tronco, que quando em posição de defesa
tornam-se um bloco firme, coeso e
resistente.
Desequilíbrio
- Posicionamento -
Arremesso
(Kuzushi-Tsukuri-Kake)
O
Kusushi casa-se perfeita e harmoniosamente
com a máxima de Jigoro Kano: um mínimo
de força para um máximo de eficiência.
Alguns estudiosos da obra do grande mestre
acreditam Ter sido a sua maior contribuição
o fato de Ter analisado, dividido e dado
nome às fases de projeção, ou seja,
Kusushi, Tsukuri e Kake. Isso teria
possibilitado o aprimoramento das técnicas
já existentes e a criação de outras que
viriam enriquecer a arte. Na aplicação
de um golpe há duas possibilidades. Uma
é escolher a técnica para depois
preparar o adversário para recebê-la; a
outra é aproveitar um eventual desequilíbrio
para aplicar a técnica mais conveniente e
oportuna. Em ambos os casos, a quebra de
equilíbrio do adversário ou a preparação
recebe o nome de Kuzushi, e pode ser
direcionada pra qualquer um dos pontos
cardeais ou colaterais, tendo, portanto
oito direções possíveis. Continuando
seu esforço, o judoca se coloca em posição
para o arremesso. Essa posição ideal
para o lançamento do adversário chama-se
tsukuri. O próprio momento do arremesso ,
o execução final do golpe é o kake.
Treinamento
(Gueiko)
Há
variadas formas para as técnicas
que compõe o Nage-waza:
-
TENDOKU-RENSHIU
– Sombra ou treinamento solitário, com
ou sem espelho ou aparelhos, em que se
procura lapidar os golpes e melhorar a
rapidez.
-
UCHI-KOMI-
Possível aos pares e também em trio,
visando o aprimoramento das técnicas, da
rapidez e da força localizada. Dá-se
vulgarmente o nome de “entrada”,
porque faz o Kuzushi e o tsukuri, pára e
volta ao início, sem completar o
arremesso.
-
YAKO-SOKU-GEIKO – Treino aos pares,
livre e bem leve, sem defesa e
movimentando-se “solto”, explorando-se
toda e qualquer chance de golpe. Visa
principalmente condicionar os sentidos
para o aproveitamento das oportunidades
que vierem a se oferecer durante o
combate.
- KAKARI-GEIKO- É
o ataque consecutivo de esquerda e
direita, com defesa leve do companheiro,
que apenas utiliza o Tai-sabaki. Este
treinamento é também excelente para o
condicionamento físico.
- RENRAKU-RENKA-WAZA- Este treinamento
permite o estudo e aperfeiçoamento das técnicas
que se concatenam e se completam, se
combinam.
-
KAESHI-WAZA – É o treinamento dos
contragolpes.
-
RANDORI – É o treinamento livre e
completo, onde o atleta emprega todo o seu
conhecimento e capacidade. É onde se
testa a própria eficiência para conhecer
os pontos negativos e possibilidades.
Pode-se dizer que é a prova final antes
do Shiai.
- SHIAI- É o combate, a meta final para a
qual o atleta se prepara por longos
períodos.
É onde em poucos minutos ou mesmo
segundos todo o esforço pode ser coroado
de êxito ou momentaneamente posto por
terra. No caso da derrota o judoca deve
raciocinar, procurar a falha e corrigi-la,
para na próxima tentativa obter a vitória
almejada.
Pegadas
nas Posições de Defesa (Fusegui)
Dicas
para as pegadas:
1
- Fique em posição de defesa semelhante
à do oponente. Por exemplo: se ele
estiver na posição direita, fique também
na direita e vice-versa. Também é
importante manter a posição oposta à do
adversário.
2
- Os braços devem ficar tensos e o corpo
deve estar flexível e descontraído. Os
principiantes sentirão dificuldades, mas
com o tempo irão se acostumando a
controlar os braços.
3
- Ao mesmo tempo em que o judoca aplica as
várias técnicas que conhece, ele deve
mudar de posição no confronto com o
oponente. O objetivo é desenvolver a
variedade e versatilidade das técnicas.
4
- Ao iniciar o confronto, segure o casaco
do adversário mantendo sempre o dedo mínimo
e o anular juntos. Outra recomendação:
ao agarrar o casaco comece pelo dedo mínimo
e anular. Na hora de puxar, acrescente o
indicador e relaxe o polegar. É recomendável
deixar o polegar descansar ligeiramente no
casaco do oponente para que a movimentação
dos pés não seja perturbada pela tensão
sobre esse dedo.
5
- Um procedimento errado que muitos
judocas costumam colocar em prática é
fazer a puxada segurando no colarinho do
oponente. O certo é segurar pelas mangas.
6
Os veteranos sabem que o importante é
antecipar e ler os movimentos do oponente,
as ações e variações empregadas através
da pele, da carne, do osso e do clima do
momento. Esta habilidade, no entanto, só
será notada com muito treinamento.
Movimentos
de Esquiva (Tai-Sabaki)
A
perfeição e a habilidade com que o
judoca aplica o golpe vai depender muito
dos movimentos de avanço e recuo (SHINTAI)
do corpo. Se eles estiverem corretos, a
posição ideal será alcançada sem esforço.
O controle dos movimentos de esquiva
envolve cinco partes:
1
- Cabeça (ATAMA)
Manter
a Postura da cabeça de modo que ela se apóie
sobre o corpo todo e não apenas
sobre o ombro.
2
- Respiração (IKI)
Ordenando
a respiração, o raciocínio flui
corretamente e os golpes terão a eficácia
desejada. Se a respiração não estiver
em ordem, é recomendável manter-
afastado do adversário respirando
profundamente e tranqüilizando o espírito.
Voltando ao estado normal, contraia o abdômen
e concentre sua força.
3
- Tronco (DOO)
O
lutador pode torcer o tronco, dobrá-lo
para frente ou incliná-lo para traz afim
de escapar dos ataques do adversário.
Esses movimentos podem ser usados também
para o ataque.
4
- Mãos (TÊ)
Se o oponente agarra seu pulso, você
pode se libertar aplicando-lhe um simples
movimento de mão.
5
- Pés (ASHI)
É
realizado conjuntamente com os movimentos
do resto do corpo. Os pés se movimentam
para frente, viram no ar, golpeiam, etc.
Sempre que estiver lutando o judoca deve
se utilizar dos movimentos corporais
conjuntamente. Só com perfeito domínio
de todos os elementos os golpes atingirão
a perfeição. Se algum golpe não
funcionar, é porque alguma parte do corpo
não está respondendo ao controle da
mente.
A
Força
A
força é necessária ao judô, mas não
é o mais importante. Ela deve ser usada
com método e discriminação. Se o judoca
for privilegiado e tiver um corpo
musculoso, deverá usar essa massa
seguindo os preceitos de harmonia contidos
na filosofia de Jigoro Kano. Só assim
poderá transformar-se num campeão. A força
bruta sozinha nunca servirá como canal,
para que, de um judoca surja um grande
mestre.
A
força do espírito deve estar sempre meio
palmo acima do uso da força física. Esta
máxima do judô significa que você deve
sempre conservar o espírito calmo, mas
nunca demasiadamente relaxado, a ponto de
perder a noção do que está ocorrendo à
sua volta no TATAME. Significa também que
dar preferência à força bruta tira a
liberdade do corpo e restringe o progresso
das pessoas nas técnicas.
Os
Segredos da Força
1 -
Se
o adversário empurrar, puxe-o, se puxar,
empurre-o.
Suponhamos
que o oponente tenha uma força igual a
seis e você uma força igual a quatro. Se
um estiver se esforçando para puxar o
outro, em direções opostas, é lógico
que o quatro perderá para o seis. Mas se
o mais fraco puxar em vez de tentar
compensar a força do adversário, estará
somando quatro com seis e poderá derrubá-lo
facilmente. Mas cuidado: Não tente puxar
o oponente depois que ele o empurrou,
porque aí será tarde demais. Do mesmo
modo, não tente empurrá-lo quando ele
ainda não o puxou, pois você ficará
completamente vulnerável.
2 - Mantenha
sempre o equilíbrio.
Como aplicar a força contra seu
oponente, são três variantes:
a) Empurrar, depois relaxar e em
seguida puxá-lo.
b) Puxar, depois relaxar e então
empurrar. O empurrão deve acontecer sem
precipitação, no momento que ele revidar
a puxada.
c) Arremessar o oponente é o modo
mais eficaz de derrubar o adversário
quando ambos estão tão próximos que não
se pode nem puxar nem empurrar. Todo o
corpo deve ser usado para revirar o
oponente e desequilibrá-lo, levantando-o
do chão. Nesta ação usa-se a força dos
dois braços e o impulso das pernas,
joelhos e quadris. Você não deve
colocar-se numa posição que o oponente não
possa derrubá-lo, mas manter-se nesta
posição desde o começo.
3
-
Desequilibre o oponente com o mínimo
esforço.
Para concentrar a força em
determinada parte do corpo é necessário,
primeiro, relaxar com a consciência
alerta, sem afrouxar. A regra vital do
desequilíbrio (KUZUSHI), ou seja, a ação
que deixa o oponente numa postura fácil
de derrubá-lo ou arremessá-lo: a chave
é desequilibrar ou quebrar a postura do
oponente. Daí pode-se derrubá-lo com o mínimo
da esforço. Você pode deixá-lo numa
posição instável deslocando o peso do
corpo para for a da base de sustentação.
Se ele tentar manter o equilíbrio
enrijecendo o corpo, ficará em condições
desvantajosas e não poderá recuar nem
avançar.
WAZA
é baseado nos princípios fundamentais do
Judô, "O máximo de eficiência no
uso da mente e do corpo".
As
teorias do KUZUSHI, TSUKURI e do KAKE são
expressões dos princípios do ponto de
vista do Waza. O Tsukuri é construído
apartir do Kuzushi que significa destruir
a postura de equilíbrio do seu oponente,
e "estando você equilibrado"
tornar seu ataque mais eficiente. O
Tsukuri consiste na preparação do golpe
para a sua aplicação, o Kake.
O
Kuzushi, Tsukuri e o Kake são os princípios
técnicos do Judô, você pode aprender o
princípio que pode ser aplicado a todas
as fases da vida humana.
O Ataque (Tori)
Preparar-se
para o ataque significa preparar o próprio
corpo e o do oponente para o golpe que virá.
Os principais pontos incluídos nas ações
corporais preparatórias são:
1
- Não permitir que o oponente perceba
claramente as ações que você está
realizando.
2
- Desequilibrar o adversário com pequenos
movimentos, forçando-o a fazer grandes
movimentos. É o princípio da força
centrífuga: você se coloca no centro da
ação e, com o mínimo de esforços,
obriga o adversário se mexer à sua
volta.
As Melhores Oportunidades
É
preciso escolher a oportunidade certa para
cada tipo de ação preparatória. Aqui
estão as melhores chances para o ataque
ao adversário:
1
- Ele está para vir à frente
2
- Ele está para recuar
3
- Ele vai desviar-se para direita ou para
esquerda
4
- Ele vai aplicar-lhe um golpe
5
- O corpo dele está tenso e ele está
tentando preparar uma ação
6
- Ele se movimenta de modo apressado e
impaciente
7
- Ele aplicou um golpe
8
- Ele tentou aplicar um golpe que falhou
9
- Ele tentou aplicar um golpe e está
agora procurando recobrar a posição.
10
- No exato momento no que ele recobrou a
posição inicial.
Lembre-se
de um ponto importante: depois de realizar
os movimentos preparatórios e ter
levantado o oponente no ar, execute um
movimento de arremesso, assim o golpe
surtirá o efeito desejado.
O
Ataque é a Melhor Defesa
O
importante é você não ficar na
defensiva. Se o oponente não pode atacar
é porque está ocupado em se defender,
isto é você está levando vantagem,
atacando. O ataque é uma defesa e a
defesa deve ser um ataque.
|