Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

REGRAS DA PATINAÇÃO RADICAL

 

Regra 1
Regra da disciplina High Jump 
É determinantemente proibida a realização de salto mortal por cima da vara.

Regra 2
O regulamento da disciplina High Jump 
Como todo esporte radical, a prática das disciplinas da Patinação Radical exige que o atleta esteja bem protegido com equipamentos de proteção adequados que permitem ao atleta realizar sua apresentação com segurança. Por isso o uso dos equipamentos de proteção, capacete, joelheiras, cotoveleiras e wrist guard, são indispensáveis nas provas oficiais.

Com objetivo de proporcionar a todos a oportunidade de demonstrar seu potencial:

A altura inicial é diferente para cada Classe, de acordo com a faixa etária do concorrente, e são permitidos dois saltos para transpor cada altura.

Se você começou a patinar há pouco tempo, certamente vai se achar na Classe Cadetes, que é exclusiva dos atletas mais novos.

Regra 3
Classe Cadetes 
Todo atleta de 10, 11 e 12 anos que consiga, partindo de uma distância de 15 (quinze) metros, abordar uma rampa de transição de 0,60cm de altura e realizar um salto inicial de 1,40cm (um metro e quarenta centímetros) de altura por cima de uma barra.

Regra 4
Classe Júnior 
Todo atleta de 13, 14 e 15 anos que consiga, partindo de uma distância de 15 (quinze) metros, abordar uma rampa de transição de 0,60cm de altura e realizar um salto inicial de 1,60cm (um metro e sessenta centímetros) de altura por cima de uma barra.

Regra 5
Classe Máster 
Todo atleta de 16 anos em diante que consiga, partindo de uma distância de 15 (quinze) metros, abordar uma rampa de transição de 0,60cm de altura e realizar um salto inicial de 2,00m (dois metros) de altura por cima de uma barra.

Regra 6
Normas 
Você deve chegar ao local da competição com uma hora de antecedência, e procurar imediatamente o mesário para assinar a súmula (documento que relata a pontuação e o desenrolar da competição).

Se você se atrasar e perder o fechamento da assinatura das súmulas, você estará desclassificado, sem direito a apelação, nem a restituição da taxa de inscrição, exceto se apresentar Atestado de Atendimento Médico naquele horário, ou Boletim de Ocorrência por acidente naquele horário.

Por isso, ao chegar na pista, procure imediatamente a mesária ou o mesário que está com a súmula de sua Classe. Ok?

Para que ninguém seja desclassificado, por falta de informação, no primeiro dia do Campeonato todos os atletas são obrigados a participar de um fórum técnico, que acontece antes de você pôr os patins nos pés... Se você tiver alguma dúvida a respeito das regras, é lá, no fórum técnico, que você vai nos perguntar... Então se liga nessa!

Depois do fórum técnico, rola um período de treinos, aquecimento e adaptação aos obstáculos, separado por classe e categoria... Procure sacar logo qual o seu horário, pra não invadir o horário de outra classe e categoria, e ser desclassificado...

Regra 7
A avaliação 
A cada atleta serão concedidos dois saltos, para cada altura.

Na Etapa Classificatória, todos os atletas competem entre si, disputando centímetro a centímetro sua classificação.

Sagra-se Campeão o atleta que atingir o Salto mais alto. Caso dois atletas empatem, será concedido aos mesmos um período de pelo menos 20 (vinte) minutos, para que se recuperem e iniciem a disputa do Salto em uma Etapa Final, sendo concedido nesta etapa mais dois saltos a cada atleta concorrente. Caso persista o empate, a ambos será concedido o título de Campeão.

Sagra-se Vice-Campeão o atleta que atingir o segundo salto mais alto. Caso dois atletas empatem, será concedido aos mesmos um período de pelo menos 20 (vinte) minutos para que se recuperem e iniciem a disputa do Salto em uma Etapa Final, sendo concedidos nesta etapa mais dois saltos a cada atleta concorrente. Caso persista o empate, a ambos será concedido o título de Vice-Campeão.

Os demais atletas terão sua classificação final de acordo com a altura que saltaram.

Regra 8
A premiação 
De acordo com a legislação Desportiva Brasileira, atletas de nível amador disputam, em seus Campeonatos Regionais, o Título de Campeão e Vice-Campeão, para terem o direito de representarem seu estado no Campeonato Brasileiro.

O prêmio de Campeonatos oficiais restringe-se ao Título, que só pode ser homologado por uma instituição oficial.

No entanto, é comum na CBHP, em alguns Campeonatos, quando existem brindes ofertados por patrocinadores, estes brindes serem sorteados entre os cinco primeiros colocados de todas as Classes e Categorias.

Não entendeu nada? Não se preocupe... quem tem que sacar isso muito bem são os nossos juízes, você só tem que se preocupar em manter a calma e saltar o mais alto possível, falou!

Regra 9
O critério de julgamento 
Como você pode sacar, os Campeonatos Oficiais são bem diferentes...

Você só vai competir com atletas que se encontram no mesmo nível de salto que você, de idade bem próxima à sua. Então...

Regra 10
Regulamentação da disciplina Street Roller 
ORIGEM

Em qualquer esporte, para avaliar as manobras e apresentações dos atletas, é necessária uma regulamentação que permita aos juízes (árbitros) um critério de julgamento imparcial, por meio de um Código de Pontuação, que contribui para uma avaliação correta e perfeita da postura dos movimentos do atleta, sendo avaliado também seu Estilo, Grau de Dificuldade, Criatividade e Rotina, a cada manobra realizada.

Como todo esporte radical, a prática das disciplinas da Patinação Radical exige que o atleta esteja bem protegido com equipamentos de proteção adequados que permitam ao atleta realizar sua apresentação com segurança. Por isso o uso dos equipamentos de proteção, capacete, joelheiras, cotoveleiras e wrist guard, são indispensáveis nas provas oficiais.

Com objetivo de proporcionar a todos a oportunidade de demonstrar seu potencial, foram selecionadas manobras básicas que identificam em qual Classe competitiva você se encontra, para que você possa competir sempre com atletas que estejam no mesmo nível que você, dando a oportunidade àqueles que já realizam manobras mais técnicas de competirem apenas entre si.

Se você começou a patinar há pouco tempo, certamente vai se achar na Classe Novatos, que é exclusiva dos atletas que estão se iniciando na Patinação...

Regra 11
Classe Novatos 
Todo atleta que consiga realizar as seguintes manobras em sua apresentação na Etapa Classificatória:
um salto, agarrando em qualquer parte abaixo da cintura (Grabbed Air); um giro de 180º, sem agarrar em nenhuma parte do corpo (180º S); um Grind em Natural Frontside; um Grind em Natural Backside; um Grind em Natural Soul Slide;

Você consegue fazer essas manobras? Então essa é a sua Classe, portanto procure agora a sua Categoria.

Se você tem 7, 8, ou 9 anos, você pertence à Classe Novatos, Categoria D, e irá competir somente com atletas dessa mesma faixa etária em nível de manobras igual ao seu.

Se você tem 10, 11, ou 12 anos, você pertence à Classe Novatos, Categoria C, e irá competir somente com atletas dessa mesma faixa etária em nível de manobras igual ao seu.

Se você tem 13, 14 ou 15 anos, você pertence à Classe Novatos, Categoria B, e irá competir somente com atletas dessa mesma faixa etária em nível de manobras igual ao seu.

Se você tem de 16 anos em diante, você pertence à Classe Novatos, Categoria A, e irá competir somente com atletas dessa mesma faixa etária em nível de manobras igual ao seu.

Se você achou as manobras da Classe Novatos fáceis, é sinal que você vai se achar na Classe Amador, que pertence aos atletas que já praticam a patinação há algum tempo e são capazes de realizar manobras mais técnicas...

Regra 12
Classe Amador 
Todo atleta que consiga realizar as seguintes manobras em sua apresentação na Etapa Classificatória:

um salto agarrando nas rodas de seus patins (Stale Grabbed Air); um giro de 180º agarrando em qualquer parte do corpo abaixo da cintura (180º S Grabbed); um giro de 360º sem agarrar em nenhuma parte do corpo (360ºS); uma manobra de Grind fora de sua base natural (Switchstance Grind); um salto mortal (Flip); uma manobra de Grind, vindo de costas para o obstáculo e girando 90º para atingi-lo (Quarter Cab Grind).

Achou complicado? Não se intimide, você pode deixar de apresentar uma manobra... então.

Se você tem 10, 11, ou 12 anos, você pertence à Classe Amador, Categoria C, e irá competir somente com atletas dessa mesma faixa etária em nível de manobras igual ao seu.

Se você tem 13, 14 ou 15 anos, você pertence à Classe Amador, Categoria B, e irá competir somente com atletas dessa mesma faixa etária em nível de manobras igual ao seu.

Se você tem de 16 anos em diante, você pertence à Classe Amador, Categoria A, e irá competir somente com atletas dessa mesma faixa etária em nível de manobras igual ao seu.

Ah, mas você anda muito mais que isso? Tudo bem! Garanta sua vaga para a Classe Avançados, participando da Classe Amador, se nossos Juízes que estudaram a fundo a disciplina Street Roller, acharem que você é muito bom, irão RECLASSIFICÁ-LO para a Classe Avançados, que é a Classe dos atletas que já andam há muito tempo e realizam bem qualquer manobra.

Regra 13
Classe Avançados 
Para atletas de qualquer idade que consigam realizar as seguintes manobras em sua apresentação na Etapa Classificatória: um salto com giro 360º, agarrando em qualquer parte abaixo da cintura (360°Spin Grabbed Air); um giro de 540º, sem agarrar em nenhuma parte do corpo (540º S); um giro fora de sua base natural (Swithstance Spin); um salto mortal (Flip); uma manobra de Grind vindo por um lado do obstáculo e deslizando pelo outro lado (Farside Grind); uma manobra de Grind, vindo de costas para o obstáculo e girando acima de 90º para atingi-lo (Half Cab Grind).

Se você é homem, você pertence à Classe Avançados, Categoria NEWS. Se você é mulher, basta realizar a metade dessas manobras, que você pertence à Classe Avançados, Categoria GIRLS.

Achou fácil? Parabéns! Se você é capaz de demonstrar em uma linha (rotina) essas manobras, você já está a um passo de poder tornar-se um atleta da Classe Expert's. Basta ficar entre os 5 primeiros colocados nesta prova, que na próxima você já irá competir com os atletas de alto nível de nossa Seleção, falou!

Regra 14
Classe Experts 
Para atletas de qualquer idade que, tendo se classificado até a quinta colocação da Classe Avançados, consiga realizar as seguintes manobras em sua apresentação na Etapa Classificatória: um salto com giro 540º, agarrando em qualquer parte abaixo da cintura. (540°Spin Grabbed Air); um salto com giro em Swithstance (Swith Spin Air); um salto aterrisando sobre um cano ou borda (Disaster); uma manobra de Grind, deslizando com o calcanhar do pé de base para trás (Alley Oop); um salto mortal com giro (Misty, Berani, Rodante); uma manobra de Grind com variação (trocar a posição dos pés enquanto desliza).

Se você é homem, você pertence à Classe Expert's, Categoria WORLD. Se você é mulher, basta realizar a metade dessas manobras, que você pertence à Classe Expert's, Categoria WOMAN.

Quando você estiver classificado entre os 5 primeiros colocados nesta classe, em uma competição mundial, é sinal que você está pronto para tornar-se um atleta de nível semi-profissional, ou profissional, e desfrutar dos benefícios que normatiza a Lei nº 2.574 de 29 de abril de 1998.

Regra 15
Normas 
Você deve chegar no local da competição com uma hora de antecedência, e procurar imediatamente o mesário para assinar a súmula (documento que relata a pontuação e o desenrolar da competição).

Se você se atrasar e perder o fechamento da assinatura das súmulas, você estará desclassificado, sem direito a apelação, nem a restituição da taxa de inscrição, exceto se apresentar Atestado de Atendimento Médico naquele horário, ou Boletim de Ocorrência por acidente naquele horário.

Por isso, ao chegar na pista, procure imediatamente a mesária ou o mesário que está com a súmula de sua Classe, ok?

Para que ninguém seja desclassificado, por falta de informação, no primeiro dia do Campeonato todos os atletas são obrigados a participar de um fórum técnico, que acontece antes de você pôr os patins nos pés... Se você tiver alguma dúvida a respeito das regras é lá, no fórum técnico, que você vai nos perguntar... Então se liga nessa!

Depois do fórum técnico, rola um período de aquecimento e adaptação aos obstáculos, separado por Classe e Categoria... procure sacar logo qual o seu horário, pra não invadir o horário de outra Classe e Categoria, e ser desclassificado...

Se você estiver a fim de fazer suas apresentações com uma música específica, deverá seguir as orientações contidas no Capítulo IX - Das Competições e fitas, do livro de Regulamento da CBHP.

Na Etapa Classificatória, geralmente realizada no primeiro dia, todos os atletas competem entre si, em duas voltas de apresentação, onde devem demonstrar o Programa de Manobras Básicas (obrigatórias) exigidas de sua Classe.

Ambas as voltas contam e somam pontos, por isso não se desespere se você errar na primeira volta. Você ainda tem a segunda para se recuperar...

Irão classificar-se os 16 (dezesseis) melhores atletas para correr a Etapa Eliminatória.

Caso não exista em sua Classe e Categoria número de concorrentes maior que 16 (dezesseis), então a prova de sua Classe e Categoria já irá iniciar-se na Etapa Eliminatória.

Na Etapa Eliminatória, inicia-se o processo de disputa homem a homem, em 8 (oito) chaves de 2 (dois) atletas, por isso fique ligado! Não se afaste do local, para não ser prejudicado no sorteio de sua chave.

Irão classificar-se os 8 (oito) melhores atletas para correr as Quartas de Final.

Caso não exista em sua Classe e Categoria número de concorrentes maior que 08 (oito) atletas, então a prova de sua Classe e Categoria já irá iniciar-se na Etapa Quartas de Final.

Na Etapa Quartas de Final, mantém-se o processo de disputa homem a homem, em 4 (quatro) chaves de 2 (dois) atletas.

Irão classificar-se os 4 (quatro) melhores atletas para a Etapa Semifinal.

Na Etapa Semifinal, mantém-se o processo de disputa homem a homem, 2 chaves de 2 (dois) atletas.

Irão classificar-se os dois melhores para disputarem o Título de Campeão na Etapa Final.

Na Etapa Final, mantém-se o processo de disputa homem a homem, o atleta derrotado fica em segundo lugar, ficando o primeiro melhor escore da Etapa Semifinal como terceiro colocado e assim sucessivamente...

Não entendeu nada? Não se preocupe... quem tem que sacar isso muito bem são os nossos juízes, você só tem que se preocupar em manter a calma e fazer uma boa apresentação, falou!

Regra 16
A avaliação 
A cada atleta serão concedidas, na Etapa Classificatória, duas voltas de 60 (sessenta) segundos, para que o atleta apresente em sua rotina (linha) as manobras exigidas de sua Classe.

Após a apresentação do Programa de Manobras Básicas (obrigatórias), o atleta deverá apresentar manobras livres.

Na apresentação das manobras, os atletas serão avaliados por:

Estilo: firmeza com que realiza suas manobras.
Criatividade: forma como apresenta sua manobra (se acrescentar à manobra algum gesto que a torne mais bonita ou mais difícil).
Grau de Dificuldade: local onde realiza sua manobra (altura do obstáculo, tipo do obstáculo, forma do obstáculo).
Linha (rotina): forma como aproveita os obstáculos para apresentar sua seqüência de manobras.

Regra 17
A premiação 
De acordo com a Legislação Desportiva Brasileira, atletas de nível amador disputam, em seus Campeonatos Regionais, o Título de Campeão e Vice-Campeão, para terem o direito de representarem seu estado no Campeonato Brasileiro.

O prêmio de Campeonatos oficiais restringe-se ao Título, que só pode ser homologado por Federações e Confederações. Campeonatos realizados por promotores de eventos, donos de lojas ou curiosos não têm validade oficial, nem seus títulos são reconhecidos pelos órgãos oficiais (Ministério dos Esportes).

No entanto, é comum na CBHP, em alguns Campeonatos, quando existem brindes ofertados por patrocinadores, estes brindes serem sorteados entre os cinco primeiros colocados de todas as Classes e Categorias.

Regra 18
O critério de julgamento 
Como você pode sacar, os Campeonatos Oficiais são bem diferentes...

Você só vai competir com atletas que se encontram no mesmo nível de manobras que as suas, de idade bem próxima à sua, e mais, nosso juízes estão bem treinados para julgar cada manobra que você realiza, afinal eles fizeram um Curso de Arbitragem e têm em mãos uma Ficha Individual de Avaliação, que permite ao juiz saber, no final de sua apresentação, quantas manobras você realizou, quais foram essas manobras, qual o grau de dificuldade delas e o mais importante: a nota final é dada pela soma total de todos estes fatores...

Regra 19
Regulamentação da disciplina Vertical in Line 
ORIGEM

Em qualquer esporte, para avaliar as manobras e apresentações dos atletas, é necessária uma regulamentação que permita aos juízes (árbitros) um critério de julgamento imparcial, por meio de um Código de Pontuação, que contribui para uma avaliação correta e perfeita da postura dos movimentos do atleta, sendo avaliado também seu Estilo, Grau de Dificuldade, Criatividade e Consistência, a cada manobra realizada.

Como todo esporte radical, a prática das disciplinas da Patinação Radical exigem que o atleta esteja bem protegido com equipamentos de proteção adequados que permitem o atleta realizar sua apresentação com segurança, por isso o uso dos equipamentos de proteção, capacete, joelheiras, cotoveleiras e wrist guard, são indispensáveis nas provas oficiais.

Com objetivo de proporcionar a todos a oportunidade de demonstrar seu potencial, foram selecionadas manobras básicas que identificam em qual Classe competitiva você se encontra, para que você possa competir sempre com atletas que estejam no mesmo nível que você, dando a oportunidade àqueles que já realizam manobras mais técnicas de competirem apenas entre si.

Se você começou a patinar há pouco tempo, certamente vai se achar na Classe Novatos, que é exclusiva dos atletas que estão se iniciando na Patinação.

Regra 20
Classe Novatos 
Todo atleta que consiga realizar as seguintes manobras em sua apresentação na Etapa Classificatória:

1 - Dropar, sentado ou em pé, e realizar duas manobras de aéreos sem precisar agarrar em nada (No Grabbed Air);
2 - Encaixar no coping, duas manobras de Grind (Stall);
3 - Realizar dois movimentos de giro na transição do Half-Pipe (Spin);
4 - Realizar uma manobra de Mortal (Flip);
5 - Realizar uma manobra de invert (pode ser na parede da transição).

Você consegue fazer essas manobras? Só tem uma que você não faz? Então essa é a sua Classe, procure agora qual sua Categoria.

Se você tem 7, 8, ou 9 anos, você pertence à Classe Novatos, Categoria Especial, e irá competir somente com atletas dessa mesma faixa etária em nível de manobras igual ao seu, em uma Mini Ramp, tendo em vista que as quedas em um half-pipe, podem causar lesões que irão atrapalhar seu desenvolvimento físico.

Se você tem 10, 11, ou 12 anos, você pertence à Classe Novatos, Categoria Delta, e irá competir somente com atletas dessa mesma faixa etária em nível de manobras igual ao seu.

Se você tem 13, 14 ou 15 anos, você pertence à Classe Novatos, Categoria Gama, e irá competir somente com atletas dessa mesma faixa etária em nível de manobras igual ao seu.

Se você tem de 16 anos em diante, você pertence à Classe Novatos, Categoria Ômega, e irá competir somente com atletas dessa mesma faixa etária em nível de manobras igual ao seu.

Se você achou as manobras da Classe Novatos fáceis, é sinal que você vai se achar na Classe Amador, que pertence aos atletas que já praticam a patinação há algum tempo e são capazes de realizar manobras mais técnicas.

Regra 21
Classe Amador 
Todo atleta que consiga realizar as seguintes manobras em sua apresentação na Etapa Classificatória:

1 - Realizar duas manobras de aéreos, agarrando em alguma parte inferior do corpo (Grabbed Air);
2 - Deslizar pelo coping, em qualquer manobra em postura de Frontside (F/S Slide);
3 - Deslizar pelo coping, em qualquer manobra em postura de Backside (B/S Slide);
4 - Deslizar pelo coping, em qualquer manobra em postura de Soul Slide (Soul Slide).
5 - Realizar um movimento de giro agarrando em qualquer parte inferior do corpo (Grabbed Spin);
6 - Realizar uma manobra de mortal (Flip);
7 - Realizar uma manobra de Invert (colocando a mão no coping).

Achou complicado? Não se intimide, você pode deixar de apresentar uma manobra... então.

Se você tem 10, 11 ou 12 anos, você pertence à Classe Amador, Categoria Delta, e irá competir somente com atletas dessa mesma faixa etária em nível de manobras igual ao seu.

Se você tem 13, 14 ou 15 anos, você pertence à Classe Amador, Categoria Gama, e irá competir somente com atletas dessa mesma faixa etária em nível de manobras igual ao seu.

Se você tem de 16 anos em diante, você pertence à Classe Amador, Categoria Ômega, e irá competir somente com atletas dessa mesma faixa etária em nível de manobras igual o seu.


Ah, mas você anda muito mais que isso? Tudo bem! Garanta sua vaga para a Classe Avançados, participando na Classe Amador. Se nossos Juízes, que estudaram a fundo a disciplina Vertical In line, acharem que você é muito bom, irão RECLASSIFICÁ-LO para a Classe Avançados, que é a Classe dos atletas que já andam há muito tempo e realizam bem qualquer manobra.

Regra 22
Classe Avançados 
Para atletas de qualquer idade que consiga realizar as seguintes manobras em 
sua apresentação na Etapa Classificatória:

1 - Realizar três manobras de aéreos, sendo que um aéreo tem que ser com movimento de giro (Spin Air);
2 - Deslizar pelo coping, duas manobras de Grind, sendo que uma tem que ser com o calcanhar do pé de base deslizando para trás (Alley Oop);
3 - Realizar dois movimentos de giro, sendo que um tem que ser em Swithstance (Swith Spin);
4 - Realizar uma manobra de Mortal (Flip);
5 - Realizar uma manobra de mortal com giro lateral (Mac Twist);
6 - Realizar uma manobra de invert, agarrando em qualquer parte inferior do corpo (Invert Grabbed);

Se você é homem, você pertence à Classe Avançados, Categoria Beta. Se você é mulher, basta realizar a metade dessas manobras, que você pertence à Classe Avançados, Categoria GIRLS.

Achou fácil? Parabéns! Se você é capaz de demonstrar em uma rotina essas manobras, você já está a um passo de poder tornar-se um atleta da Classe Expert's. Basta ficar entre os 5 primeiros colocados na prova da Classe Avançados, que na próxima competição você já irá competir com os atletas de alto nível de nossa Seleção, falou!

Regra 23
Classe Experts 
Para atletas de qualquer idade que, tendo se classificado até a quinta 
colocação da Classe Avançados, consiga realizar as seguintes manobras em sua 
apresentação na Etapa Classificatória:

1 - Realizar uma manobra de aéreo, agarrando em qualquer parte inferior do corpo (Grabbed Air);
2 - Realizar uma manobra de aéreo com giro, agarrando em qualquer parte inferior do corpo (Spin Grabbed Air);
3 - Realizar uma manobra de áereo, chutando com um pé o coping, quando seu corpo se encontra em movimento de subida (Kick Air);
4 - Deslizar pelo coping, com o calcanhar do pé de base deslizando para trás (Alley Oop);
5 - Deslizar pelo coping, em uma manobra de Grind em Swithstance (Swith Grind);
6 - Realizar uma manobra de mortal com movimento de giro lateral agarrando em qualquer parte inferior do corpo (Mac Twist Grabbed);
7 - Realizar um Invert, agarrando de forma cruzada, em qualquer parte inferior do corpo (Invert Cross Grabbed) ou um Invert, deslizando a mão pelo coping (Hip Hop).

Se você é homem, você pertence à Classe Expert's, Categoria Alfa. Se você é mulher, basta realizar a metade dessas manobras, que você pertence à Classe Expert's, Categoria WOMAN'S.

Quando você estiver classificado entre os 5 primeiros colocados nesta Classe, em uma competição Mundial, é sinal que você está pronto para tornar-se um atleta de nível Semiprofissional, ou Profissional, e desfrutar dos benefícios que normatiza a Lei nº 2.574 de 29 de abril de 1998.

Regra 24
Normas 
Você deve chegar no local da competição com uma hora de antecedência, e procurar imediatamente o mesário para assinar a súmula (documento que relata a pontuação e o desenrolar da competição).

Se você se atrasar e perder o fechamento da assinatura das súmulas, você estará desclassificado, sem direito a apelação, nem a restituição da taxa de inscrição, exceto se apresentar Atestado de Atendimento Médico naquele horário, ou Boletim de Ocorrência por acidente, ou incidente naquele horário.

Por isso, ao chegar na pista, procure imediatamente a mesária ou o mesário que está com a súmula de sua Classe. Ok?

Para que ninguém seja desclassificado, por falta de informação, no primeiro dia do Campeonato todos os atletas são obrigados a participar de um fórum técnico, que acontece antes de você pôr os patins nos pés. Se você tiver alguma dúvida a respeito das regras, é lá, no fórum técnico, que você vai nos perguntar... Então se liga nessa!

Depois do fórum técnico, rola um período de treinos, aquecimento e adaptação aos obstáculos, separado por Classe e Categoria... Procure sacar logo qual o seu horário, pra não invadir o horário de outra Classe e Categoria, e ser desclassificado...

Se você estiver a fim de fazer suas apresentações com uma música específica, deverá seguir as orientações contidas no Capítulo IX - Das Competições e fitas, do livro de Regulamento da CBHP.

Na Etapa Classificatória, geralmente realizada no primeiro dia, todos os atletas competem entre si, em duas voltas de apresentação, onde devem demonstrar o Programa de Manobras Básicas (obrigatórias) exigidas de sua Classe.

Ambas as voltas contam e somam pontos, por isso não se desespere. Se você errar na primeira volta, você ainda tem a segunda para se recuperar.

Irão classificar-se os 16 (dezesseis) melhores atletas para correr a Etapa Eliminatória.

Caso não exista em sua Classe e Categoria número de concorrentes maior que 16 (dezesseis), então a prova de sua Classe e Categoria já irá iniciar-se na Etapa Eliminatória.

Na Etapa Eliminatória, inicia-se o processo de disputa homem a homem, em 8 (oito) chaves de 2 (dois) atletas, por isso fique ligado! Não se afaste do local, para não ser prejudicado no sorteio de sua chave.

Irão classificar-se os 8 (oito) melhores atletas para correr as Quartas de Final.

Caso não exista em sua Classe e Categoria número de concorrente maior que 08 (oito) atletas, então a prova de sua Classe e Categoria já irá iniciar-se na Etapa das Quartas de Final.

Na Etapa das Quartas de Final, mantém-se o processo de disputa homem a homem, em 4 (quatro) chaves de 2 (dois) atletas.

Irão classificar-se os 4 (quatro) melhores atletas para a Etapa Semifinal.

Na Etapa Semifinal, mantém-se o processo de disputa homem a homem, 2 chaves de 2 (dois) atletas. 

Irão classificar-se os dois melhores para disputarem o Título de Campeão na Etapa Final.

Na Etapa Final, mantém-se o processo de disputa homem a homem, o atleta derrotado fica em segundo lugar, ficando o primeiro melhor escore da Etapa Semifinal como terceiro colocado e assim sucessivamente.

Não entendeu nada? Não se preocupe... quem tem que sacar isso muito bem são os nossos juízes. Você só tem que se preocupar em manter a calma e fazer uma boa apresentação, falou!

Regra 25
A avaliação 
A cada atleta serão concedidas, na Etapa Classificatória, duas voltas de 45 (quarenta e cinco) segundos, para que o atleta apresente em sua rotina as manobras exigidas de sua Classe. Após apresentá-las, o atleta poderá apresentar manobras livres.

Na apresentação das manobras os atletas serão avaliados por:

Estilo: firmeza com que realiza suas manobras.
Criatividade: forma como apresenta sua manobra (se acrescentar à manobra algum gesto que a torne mais bonita ou mais difícil).
Grau de Dificuldade: local onde realiza sua manobra (altura do obstáculo, tipo do obstáculo, forma do obstáculo);
Consistência: forma como apresenta a seqüência de manobras, sem interrupções.

Regra 26
A premiação 
De acordo com a legislação Desportiva Brasileira, atletas de nível amador disputam, em seus Campeonatos Regionais, o Título de Campeão e Vice-Campeão, para terem o direito de representar seu Estado no Campeonato Brasileiro.

O prêmio de Campeonatos oficiais restringe-se ao Título, que só pode ser homologado por Federações e Confederações. Campeonatos realizados por promotores de eventos, donos de lojas ou curiosos, não têm validade oficial, nem seus títulos são reconhecidos pelos orgãos oficiais (Ministério dos Esportes).

No entanto, é comum na CBHP, em alguns Campeonatos, quando existem brindes ofertados por patrocinadores, estes brindes serem sorteados entre os cinco primeiros colocados de todas as Classes e Categorias.

Regra 27
O critério de julgamento
Como você pode sacar, os Campeonatos Oficiais são bem diferentes...

Você só vai competir com atletas que se encontram no mesmo nível de manobras que as suas, de idade bem próxima à sua, e mais, nossos juízes estão bem treinados para julgar cada manobra que você realiza, afinal eles fizeram um Curso de Juízes e têm em mãos uma Ficha Individual de Avaliação, que permite ao juiz saber, no final de sua apresentação, quantas manobras você realizou, quais foram essas manobras, qual o grau de dificuldade delas e o mais importante: a nota final é dada pela soma total de todos estes fatores...

Fonte: Confederação Brasileira de Hóquei

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br