Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

FUNDAMENTOS DO HANDEBOL

Manejo da Bola
É permitido lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos. Segurar a bola durante o máximo de três segundos, mesmo ela estando no chão. Fazer o máximo de três passos com a bola na mão. É proibido conduzir ou manejar a bola com os pés.

Empunhadura
É o fundamento mais importante do handebol, pois ela é a base para todos os outros fundamentos. É a forma de segurar a bola de handebol com uma das mãos.
A mesma deve ser segura com as falanges distais dos cinco dedos abertos e com a palma da mão em uma posição ligeiramente côncava.
Os dedos devem abarcar a maior superfície possível da bola exercendo certa força (pressão) para que ela esteja bem segura. A pressão exercida pelos dedos polegar e mínimo é muito importante para o êxito da empunhadura.

ARREMESSO: em apoio, em suspensão, em queda, em rolamento, de 7 metros, de quadril, e em balão

O Passe
É a ação de entregar a bola ao colega ou companheiro de equipe. Trata-se de uma ação técnica de extrema importância. É a partir de passes corretos que acontecerão os demais fundamentos, e tem a função de unir a equipe.




Recepção
A recepção é um fundamento que deve ser realizado sempre com as duas mãos, para garantir a eficiência em sua execução. Deve ser feita sempre com as duas mãos paralelas e ligeiramente côncavas para frente. Há atletas que  também a executam somente com uma das mãos.

Comportamento
Para com o adversário - Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. Tirar a bola da mão do adversário com as mãos abertas, não importa de que lado. Bloquear o caminho ao adversário com o corpo. É proibido arrancar a bola do adversário com uma ou duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem as mãos.

Tiro de meta
O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando, antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro da sua área de gol. O tiro de meta deve ser cobrado dentro da área do goleiro, e só ele poderá colocar a bola em jogo.
Quando a bola passa pela linha de fundo, mesmo tendo tocado em um jogador do time defensor, a posse da bola é do goleiro que a repõe.

Bola ao chão
A bola ao chão é marcada quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das áreas de goleiro, ocorrer: falta simultânea de jogadores das duas equipes; interrupção do jogo por qualquer motivo ou razão que não se caracterize como infração as regras.

Escanteio
O lance de escanteio é ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo (sem que o goleiro desta tenha tocado na bola). O lance é executado no ponto de interseção da linha de fundo e a linha lateral, do lado onde a bola tenha saído.

Lance lateral
O lance lateral é ordenado desde que a bola tenha ultrapassado totalmente a linha lateral. Ao ser cobrado o jogador deverá manter um pé sobre a linha lateral e o outro fora da quadra, caso isto seja desrespeitado o árbitro poderá ordenar nova cobrança de lateral ou aplicar reversão, dando o direito da cobrança a equipe adversária.

Lance de 7m
Este lance apenas é ordenado com a execução de uma falta grave sobre o adversário; no momento da cobrança os jogadores da defesa e ataque deverão permanecer atrás da linha de 9m. O jogador que for cobrar deverá manter um pé fixo perante a linha de 7m, não podendo invadi-la ou mover este pé.

Lance livre
É ordenado lance livre nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol; lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro; execução ou conduta irregular nos lances de lateral, escanteio, livre, tiro de meta e 7m; atitude antidesportiva.
Antes da execução desses lances, a bola deverá pousar na mão do lançador e todos os jogadores deverão ter tomado a posição regularmente. Apenas o lançador pode tocar na bola e este não deve ficar batendo-a contra o chão, pois o árbitro pode considerar o lance como cobrado e aplicar reversão da jogada.

Drible
É o movimento de bater a bola contra o solo com uma das mãos estando o jogador parado ou em movimento.
É uma habilidade que essencial ao jogador de Handebol e muito utilizado nas situações de contra-ataque e nas marcações individuais ou nos momentos de 1×1.
O drible é permitido (mas torna a jogada lenta, é melhor passar a bola). Não é permitido o duplo drible, mas pode-se fazer uma seqüência de 3 passos, drible, 3 passos, podendo em seguida arremessar ou passar a bola. Não há tempo definido para o ataque, mas se o juiz decidir que o time não está buscando o gol, ele pode dar ataque passivo, passando a posse da bola para o outro time.
Os dribles classificam-se em:
- De Progressão
- De Proteção: estando o jogador de costas ou de lado para o adversário.

Regras para marcar o gol: Um gol é marcado quando a bola atravessa completamente a meta adversária. O goleiro é o único jogador que pode ficar na área, e o único jogador que é permitido o toque na bola com os pés, mas só para salvar um gol, não para controlá-la quando a bola não vem em arremesso ao gol. Os jogadores podem invadir a área pelo ar, mas devem arremessar a bola antes de pisar na área. Uma pequena entrada na área é permitida, mas não é permitida se o jogador for defender um arremesso ou algo do tipo. O goleiro pode jogar como um jogador de linha, mas ele não pode sair da área com a bola em seu controle, senão é marcado o tiro livre de 9m. Se a bola é recuada para o goleiro (estando dentro da área), é marcado o arremesso de 7m.

Fintas
São movimentos que o jogador realiza para desequilibrar e confundir o adversário. São as mudanças de direção feitas pelo jogador atacante com o objetivo de evitar a ação do defensor.
As fintas são muito usadas para escapar dos adversários durante a condução da bola, fugir de uma marcação, alcançar uma posição melhor para receber um passe, interceptar um passe adversário e infiltrar-se numa defesa.
Não podemos confundir a finta com o desmarque, embora o objetivo seja o mesmo – evitar a marcação do oponente direto. Para que possa ser considerada finta, o jogador tem que estar de posse de bola e próximo ao seu adversário direto; enquanto o desmarque, pode estar colocado perto ou longe do adversário com ou sem a posse de bola.

Faltas
Não é permitido o uso da cabeça na progressão da jogada, senão é marcada falta de ataque. Não é permitido o uso de Joelhos ou Cotovelos. Não se deve atrapalhar o uso dos braços do defensor. Não se pode usar os braços para empurrar o jogador de ataque. Se o jogador de ataque está em direção do gol, com chances claras de marcá-lo e o jogador da defesa o impede, é marcado o tiro de 7m.

Defesa
Os jogadores na defesa precisam trabalhar em equipe. Comunicação é absolutamente vital. Onde está o pivô? Quem está marcando quem? Aonde está o foco do ataque? No nível de elite do Handebol, existem times que possuem jogadores especializados na defesa, que são fisicamente grandes, muito fortes, rápidos e com muita concentração. Esses jogadores ainda possuem a habilidade de detectar o foco do ataque e se adaptar as mudanças nas jogadas. Defensores situados no meio precisam ser muito fortes e altos para impedir os ataques dos meias e conter os pivôs.

Quando a defesa é penetrada, o goleiro é a última barreira ao atacante. Ele precisa ter um reflexo rápido, boa antecipação de onde o atacante pretende arremessar e habilidade de ajustar força, reflexos e total concentração (eliminado qualquer coisa que não seja referente ao jogo) focando seu objetivo final, a defesa. O goleiro também deve se comunicar com seu time, (pois possui maior visão de jogo por estar fora dos lances de ataque) incentivando e alertando a defesa; e auxiliando e orientando seus companheiros no ataque.

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br