Manejo
da Bola
É permitido lançar, bater,
empurrar, socar, parar e pegar a bola, não
importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços,
cabeça, tronco, coxas e joelhos. Segurar a bola
durante o máximo de três segundos, mesmo ela
estando no chão. Fazer o máximo de três passos
com a bola na mão. É proibido conduzir ou
manejar a bola com os pés.
Empunhadura
É o fundamento mais importante do handebol, pois ela é a base para
todos os outros fundamentos.
É a forma de segurar a bola de handebol com uma das mãos.
A mesma deve ser segura com as falanges distais dos cinco dedos abertos e com a
palma da mão em uma posição ligeiramente côncava.
Os dedos devem abarcar a maior superfície possível da bola exercendo certa força (pressão) para que ela esteja bem segura. A pressão exercida pelos dedos polegar e mínimo é muito importante para o êxito
da empunhadura.
ARREMESSO: em apoio, em suspensão, em queda, em rolamento, de 7 metros,
de quadril, e em balão
O Passe
É a ação de entregar a bola ao colega ou companheiro de equipe. Trata-se de uma
ação técnica de extrema importância. É a partir de passes corretos que
acontecerão os demais fundamentos, e tem a função de unir a equipe.
Recepção
A recepção é um fundamento que deve ser realizado sempre com as duas mãos, para
garantir a eficiência em sua execução. Deve ser feita sempre com as duas mãos
paralelas e ligeiramente côncavas para frente. Há atletas que também a executam somente com uma das mãos.
Comportamento
Para com o adversário - Utilizar
os braços ou as mãos para se apoderar da bola.
Tirar a bola da mão do adversário com as mãos
abertas, não importa de que lado. Bloquear o
caminho ao adversário com o corpo. É proibido
arrancar a bola do adversário com uma ou duas mãos,
assim como bater com o punho na bola que o mesmo
tem as mãos.
Tiro de
meta
O tiro de meta é ordenado nos
seguintes casos: quando, antes de ultrapassar a
linha de fundo, a bola tenha sido tocada por um
jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da
equipe defensora, estando este dentro da sua área
de gol. O tiro de meta deve ser cobrado dentro da
área do goleiro, e só ele poderá colocar a bola
em jogo. Quando a bola passa pela linha de
fundo, mesmo tendo tocado em um jogador do time
defensor, a posse da bola é do goleiro que a repõe.
Bola ao
chão
A bola ao chão é marcada quando,
mantida a bola dentro da quadra e fora das áreas
de goleiro, ocorrer: falta simultânea de
jogadores das duas equipes; interrupção do jogo
por qualquer motivo ou razão que não se
caracterize como infração as regras.
Escanteio
O lance de escanteio é ordenado
desde que a bola tocada pela equipe defensora
ultrapasse a linha de fundo (sem que o goleiro
desta tenha tocado na bola). O lance é executado
no ponto de interseção da linha de fundo e a
linha lateral, do lado onde a bola tenha saído.
Lance
lateral
O lance lateral é ordenado desde
que a bola tenha ultrapassado totalmente a linha
lateral. Ao ser cobrado o jogador deverá manter
um pé sobre a linha lateral e o outro fora da
quadra, caso isto seja desrespeitado o árbitro
poderá ordenar nova cobrança de lateral ou
aplicar reversão, dando o direito da cobrança a
equipe adversária.
Lance
de 7m
Este lance apenas é ordenado com
a execução de uma falta grave sobre o adversário;
no momento da cobrança os jogadores da defesa e
ataque deverão permanecer atrás da linha de 9m.
O jogador que for cobrar deverá manter um pé
fixo perante a linha de 7m, não podendo invadi-la
ou mover este pé.
Lance
livre
É ordenado lance livre nos
seguintes casos: entrada ou saída irregular de um
jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos
jogadores na área de gol; lançamento intencional
da bola para sua área de gol; faltas do goleiro;
execução ou conduta irregular nos lances de
lateral, escanteio, livre, tiro de meta e 7m;
atitude antidesportiva.
Antes da execução desses lances, a bola deverá pousar na mão
do lançador e todos os jogadores deverão ter
tomado a posição regularmente. Apenas o lançador
pode tocar na bola e este não deve ficar
batendo-a contra o chão, pois o árbitro pode
considerar o lance como cobrado e aplicar reversão
da jogada.
Drible
É o movimento de bater a bola
contra o solo com uma das mãos estando o jogador parado ou em movimento.
É uma habilidade que essencial ao jogador de Handebol e muito
utilizado nas situações de contra-ataque e nas marcações individuais ou nos
momentos de 1×1.
O drible é permitido (mas torna a
jogada lenta, é melhor passar a bola). Não é
permitido o duplo drible, mas pode-se fazer uma seqüência
de 3 passos, drible, 3 passos, podendo em seguida
arremessar ou passar a bola. Não há tempo
definido para o ataque, mas se o juiz decidir que
o time não está buscando o gol, ele pode dar
ataque passivo, passando a posse da bola para o
outro time.
Os dribles classificam-se em:
- De Progressão
-
De Proteção: estando o jogador de costas ou de lado para o adversário.
Regras para marcar o gol: Um gol é marcado quando
a bola atravessa completamente a meta adversária.
O goleiro é o único jogador que pode ficar na
área, e o único jogador que é permitido o toque na
bola com os pés, mas só para salvar um gol, não
para controlá-la quando a bola não vem em arremesso
ao gol. Os jogadores podem invadir a área pelo
ar, mas devem arremessar a bola antes de pisar na
área. Uma pequena entrada na área é permitida,
mas não é permitida se o jogador for defender um
arremesso ou algo do tipo. O goleiro pode jogar
como um jogador de linha, mas ele não pode sair
da área com a bola em seu controle, senão é
marcado o tiro livre de 9m. Se a bola é recuada
para o goleiro (estando dentro da área), é
marcado o arremesso de 7m.
Fintas
São movimentos que o jogador realiza para desequilibrar e confundir o
adversário. São as mudanças de direção feitas pelo jogador atacante com o
objetivo de evitar a ação do defensor.
As fintas são muito usadas para escapar dos adversários durante a condução da
bola, fugir de uma marcação, alcançar uma posição melhor para receber um passe,
interceptar um passe adversário e infiltrar-se numa defesa.
Não podemos confundir a finta com
o desmarque, embora o objetivo seja o mesmo – evitar a marcação do oponente
direto. Para que possa ser considerada finta, o jogador tem que estar de posse
de bola e próximo ao seu adversário direto; enquanto o desmarque, pode estar
colocado perto ou longe do adversário com ou sem a posse de bola.
Faltas
Não é permitido o uso da cabeça
na progressão da jogada, senão é marcada falta
de ataque. Não é permitido o uso de Joelhos ou
Cotovelos. Não se deve atrapalhar o uso dos braços
do defensor. Não se pode usar os braços para
empurrar o jogador de ataque. Se o jogador de
ataque está em direção do gol, com chances
claras de marcá-lo e o jogador da defesa o
impede, é marcado o tiro de 7m.
Defesa
Os jogadores na defesa precisam
trabalhar em equipe. Comunicação é
absolutamente vital. Onde está o pivô? Quem está
marcando quem? Aonde está o foco do ataque? No nível
de elite do Handebol, existem times que possuem
jogadores especializados na defesa, que são fisicamente
grandes, muito fortes, rápidos e com muita
concentração. Esses jogadores ainda possuem a
habilidade de detectar o foco do ataque e se
adaptar as mudanças nas jogadas. Defensores
situados no meio precisam ser muito fortes e altos
para impedir os ataques dos meias e conter os pivôs.
Quando a defesa é penetrada, o goleiro é a
última barreira ao atacante. Ele precisa ter um
reflexo rápido, boa antecipação de onde o
atacante pretende arremessar e habilidade de
ajustar força, reflexos e total concentração
(eliminado qualquer coisa que não seja referente
ao jogo) focando seu objetivo final, a defesa. O
goleiro também deve se comunicar com seu time,
(pois possui maior visão de jogo por estar fora
dos lances de ataque) incentivando e alertando a
defesa; e auxiliando e orientando seus
companheiros no ataque.
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