Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

COPA DOS CAMPEÕES DA CBD

História

Em 1968 a CBD (atual CBF) organizou um torneio paralelo ao Torneio Roberto G. Pedrosa em duas chaves (Norte-Nordeste e Centro Sul), classificaram para a final Sport campeão do Norte-Nordeste e Grêmio Maringá do Centro-Sul. O Grêmio Maringá bateu o Sport na final e ganhou o direito de disputar com o Santos (campeão do Robertão) o titulo. Depois de dois empates foi marcado um jogo desempate, mas o Santos desistiu e o titulo ficou com o Grêmio Maringá. Esta competição foi chamada de Torneio dos Campeões da CBD.

Em 1978, Atlético-MG, São Paulo e Vasco da Gama, clubes que já haviam sido campeões brasileiros participaram da competição. Os jogos eliminatórios foram entre Atlético e Vasco (ida e volta); o Atlético foi o vencedor, e fez a final com o São Paulo FC, ficando com o título do Torneio dos Campeões da Copa Brasil (nome como era chamado o campeonato brasileiro).

A edição de 1982, foi disputado depois do Campeonato Brasileiro e durante a Copa do Mundo na Espanha. A CBF criou a competição reunindo todos os clubes que já haviam participado de alguma final de competição nacional - do Torneio Rio-São Paulo ao Brasileirão. O América acabou entrando como convidado, por ser o 18° clube com o maior número de participações em Torneios Nacionais. E o Ameriquinha acabou atropelando todos os seus adversários, arrebatando o título de forma invicta. 

De 2000 a 2002, o torneio reuniu campeões regionais (Copa Centro-Oeste, Copa Nordeste, Torneio Rio-SP, etc.) e campeões estaduais dos principais centros do futebol brasileiro, como São Paulo e Rio de Janeiro. Neste formato a única edição, decidida nos penais, foi o campeonato de 2002 (Paysandu venceu por 3x0).

 
Ano Campeão Vice Final Artilheiros/Gols
2002 Paysandu Cruzeiro 1x2,4x3 Fabio Junior (Cruzeiro) 06 gols
2001 Flamengo São Paulo 5x3,2x3  
2000 Palmeiras Sport 2x1 Reinaldo (Flamengo), Marcelinho Paraíba (São Paulo) e Nildo e Adriano (Sport) 03 gols
1982 América FC Guarani FC 1x1,2x2  
1978 Atlético Mineiro São Paulo FC 0x0, (4x2 penais)  
1968 Grêmio Maringá Santos 1x1,2x2  
 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br