Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

MODALIDADES DO ESQUI AQUÁTICO

O esqui aquático possui três principais categorias: Slalom, Saltos e Truques.

SLALOM
Esta é a modalidade mais popular do esqui aquático. Os dois pés do esquiador ficam presos a um único esqui.
O objetivo desta prova é contornar em ziguezague as seis bóias posicionadas de forma alterada, presas por cabos de aço, sendo três de cada lado do caminho do barco que puxa o esquiador em linha reta numa pista com 259 metros de comprimento. O vencedor é o esquiador que conseguir completar mais vezes o percurso, uma vez que o grau de dificuldade é sempre maior a cada volta na pista.

A medida que o esquiador vai fechando a pista, ele é OBRIGADO a ter a sua corda encurtada de acordo com encurtamentos pré-determinados.

A corda padrão de slalom que tinha 23,0 m, hoje tem 18,25 m de comprimento. Ou seja, inicia-se com no máximo 18,25 m de corda ou, como se adotou no mundo inteiro, inicia-se a "15 off". Isso quer dizer que dos 75 pés de comprimento da corda original (23,0 m), foram tirados 15 pés (15 off como dizem os americanos). Como todo mundo copia o que os americanos fazem, adotou-se o "padrão" de se chamar a corda não pelo seu comprimento, mas pelo que foi tirado dela (aquele estória de dificultar a vida do esquiador). Assim, temos as seguintes medidas de corda:

15 off = 18,25 m
22 off = 16,00 m
28 off = 14,25 m
32 off = 13,00 m
35 off = 12,00 m
38 off = 11,25 m

As velocidades são rigorosamente controladas nas competições de Slalom das categorias adultas através de um acelerador automático. No masculino, a primeira passada de bóias é feita na velocidade de 48,3 km/h e as três passadas seguintes são feitas a 51,5 km/h, 54,7 km/h e 58 km/h, respectivamente. No feminino os critérios são os mesmos, porém, mudam as velocidades que são de 45 km/h a mínima e 54,7 km/h a máxima.

Sempre é bom lembrar que a distância entre a lancha na pista e a bóia do esquiador é de 11,5 m)

Então, quando se diz que um esquiador passou 5@35 off, isso quer dizer que ele contornou 5 bóias na pista, com uma corda de 12,0 m de comprimento. Lembre-se que para valerem todas as bóias referentes às passadas anteriores dos outros comprimentos de corda, o esquiador tem de ter feito pelo menos uma passagem completa com seis bóias. Fazendo isso, ele computa todas as outras bóias de todas as outras passadas anteriores, inclusive aquelas que ele deixou de fazer por serem fáceis demais para ele.

EXEMPLO PRÁTICO: um esquiador bem experiente em competições, inicia sua participação a 28 off (14,25 m). Se nessa primeira passada ele "der bobeira" e cair na bóia 3, ele vai ter apenas 3 bóias de score. Se ele completar a passada, ele vai ter as 6 bóias da passada a 28 off, mais todas as bóias das passadas anteriores (15off e 22off) que ele não fez por serem fáceis (p/ ele), o que dá um total de 36 bóias (porque são também somadas as bóias "feitas" a partir da velocidade mínima que é de 30 mph). Portanto, numa competição, o esquiador deverá sempre começar com um comprimento de corda que seja fácil (para que seja seguro fechar a 1ª pista), mas não exageradamente fácil (para ele não ficar muito cansado paras as passadas que lhe interessam de verdade).

PISTA DE SLALOM: A "pista" consiste numa estrutura montada, que fica submersa, dotada de cabos de aço, braços de madeira (ou PVC), e bóias. Tem exatos 259,00 metros de comprimento. Podemos dizer que a pista a grosso modo contém: um "corredor" formado por bóias onde a lancha segue em linha reta; portões (balizamentos) de entrada e saída; e seis bóias (3 de cada lado), as quais deverão ser contornadas "por fora" pelo esquiador, desde que ele entre e saia pelos portões da pista. A apresentação da prova de slalom chega ao fim quando o esquiador cai ou deixa de contornar alguma das bóias.

SALTOS DE RAMPA
Tratam-se, praticamente de um salto em distância. O esquiador usa dois esquis especiais, de material resistente e leve (colméia de carbono). O barco, passa paralelo à rampa (feita com uma estrutura de madeira e fibra-de-vidro) , à velocidade máxima de 35 milhas, e o esquiador, para adquirir mais velocidade, vai em direção à rampa cruzando a marola do próprio barco. Ao atingir a rampa, o esquiador projeta-se no ar e aterrisa na água. Vence aquele que descrever a maior distância (trajetória) da rampa até o ponto em que tocou na água. O importante, é que o esquiador após o salto, tem de permanecer esquiando: uma queda invalida o salto.

Cada atleta tem três tentativas de salto.
As medidas são feitas a partir de três postos de observação, com possuem dois juízes cada, que ficam ao longo do deslocamento do esquiador. Com a ajuda de transferidores especiais para calcular as medidas, os resultados que são obtidos por um juiz são checados pelos outros cinco.
A altura da rampa varia de acordo com as categorias. No adulto masculino, elas variam de 1,65 a 1,80 metros de altura. Já no adulto feminino, a altura tem que ser de 1,65 metros. Assim como as rampas, as velocidades também variam conforme as categorias. No masculino, os esquiadores saltam a 56,3 km/h. No feminino, as esquiadoras saltam a 53,1 km/h.

TRUQUES
É a modalidade mais técnica. Consiste em executar diversas manobras (saltos, giros, loopings, cambalhotas, etc.) às quais são atribuídos pontos. O esquiador usando um pequeno esqui sem quilhas (um em cada pé) o esquiador tem direito a duas séries de 20 segundos para tentar executar os truques escolhidos. Ganha aquele que fizer mais pontos.

Na primeira série, também conhecida como “passada de mãos”, o esquiador realiza manobras segurando um manete com uma ou as duas mãos. Já na segunda série, o esquiador apresenta seus truques com a manete presa por um dos seus pés, ficando com as mãos livres.

Antes de cada prova, o esquiador precisa apresentar um desenho impresso ou desenhado com as figuras que pretende realizar nas suas séries. Cada truque consiste basicamente na realização de giros tanto na água quanto no ar e só podem ser executados apenas uma vez durante as provas.
Não há um limite de velocidade para as realizações das manobras e o vencedor é aquele que conseguir atingir o maior número de pontos.
Nas competições oficiais, os barcos utilizados são especialmente desenvolvidos para o esqui aquático. Seu tamanho é de 5,8 metros de comprimento e possui um motor com potência de pelo menos 300 cavalos.

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br