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COMPETIÇÕES

São quatro as modalidades de competição:
1) Individual
2) Individual Técnico (solo)
3) Duplas
4) Conjunto

Na modalidade Individual são disputados as seguintes categorias:

  • Pena (até 63kg),

  • Leve (de 63 até 68kg),

  • Médio (de 68 até 74kg),

  • Médio Pesado (de 74 até 81kg),

  • Pesado (acima de 81kg).

As competições terão duração de 1,5 minuto (um minuto e trinta segundos) e serão julgadas por 6 árbitros laterais, mediante a observância dos seguintes conceitos.

  • Ataque - É a aplicação dos golpes lineares e giratórios exigidos numa distância que permita atingir o adversário.

  • Defesa - É a habilidade demonstrada pelo atleta para anular, desviar ou atenuar os golpes desferidos pelo adversário, por meio de esquivas de forma a neutralizar os golpes do atacante.

  • Eficiência - É a colocação dos golpes desequilibrastes e traumáticos corretos e permitidos que produzam efeito e demonstrem a superioridade de um atleta sobre o seu adversário.

  • Volume de Jogo - É a habilidade técnica demonstrada na colocação dos golpes, e a destreza usada para fazê-lo. É a variedade de golpes e movimentos. É o estilo apurado de conhecimento e objetividade com que os emprega, atributos estes que deverão manter a harmonia entre o ataque e a defesa.

São exigidos durante o jogo, 5 armadas e 5 meia luas de compasso, não sendo necessário a ordem na aplicação dos golpes, porém para os golpes aplicados de forma contínua serão computados apenas um ponto.

Também são exigidos 10 esquivas embaixo, que só serão válidas se forem feitas em defesa de algum golpe ou movimento aplicado pelo adversário. O volume de jogo vale 2 pontos. Cada queda aplicada vale 2 pontos, onde só serão computadas as quedas desequilibrastes consumadas.
Os seguintes golpes não são permitidos: Agarrão; Cabeçada Traumatizante; Cotovelada; Dedo nos Olhos; Cutiladas; Galopante; Telefone; Soco; Escala; Rasteira na Mão e de Mão; Balão; Atingir os órgãos genitais; Atingir o adversário quando este estiver caído no chão, resultante da aplicação de um golpe traumatizante ou desequilibraste; Travar as pernas do adversário com as mãos na aplicação de contra golpes.

Os golpes traumatizantes deverão ser aplicados acima da cintura.

O vencedor do jogo será aquele que executar os golpes e movimentos exigidos, o que mais quedas aplicar no seu adversário e que apresentar maior volume de jogo. Se houver empate no total de pontos, os atletas farão mais 1 minuto de prorrogação e caso ocorra empate na prorrogação, será escolhido pelos árbitros, o atleta que apresentar maior volume de jogo.

Só será válido o nocaute provocado por golpes desequilibrastes.

Na modalidade Individual Técnico (solo) são avaliados os seguintes quesitos: Técnica, Criatividade, Flexibilidade, Equilíbrio, Volume de Golpes. O tempo da demonstração será de 1 minuto.

Na modalidade Dupla serão considerados os seguintes quesitos: Ataque, Defesa, Eficiência, Volume de Jogo, Vestimenta. O tempo de jogo deve ser de 1 minuto e 30 segundos.

A modalidade Conjunto deverá ter como participantes um mínimo de 10 e um máximo de 15 atletas e a duração de apresentação não poderá exceder 10 minutos. Serão avaliados os seguintes conceitos: Vestimenta, Ritual, Ritmos, Toques e Cânticos, Volume de Jogo.

Nas modalidades Individual Técnico, Dupla e Conjunto haverão de 3 a 5 árbitros.

Antes de cada competição individual, os capoeiristas deverão saudar o oponente colocando a mão direita espalmada sobre o lado esquerdo do peito e estender o braço pronunciando "SALVE".

Área de Competição

As disputas de capoeira serão realizadas numa área de competição, denominada roda, que será circular, com 2.5m de raio, delimitada por uma linha com 10cm de largura.

A roda deverá ter o piso de material duro (não flexível), como madeira, cerâmica, cimento, plástico, e etc.

Em volta da roda haverá uma faixa de segurança, livre de obstáculos, delimitada por uma linha de 10cm de largura, à distância de 1,5m de linha que limita a área de disputa.

 
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