Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

ORIGEM DO CAIAQUE

 

O Caiaque nasceu na Groenlândia e existe desde tempos imemoriais, servindo de veículo de pesca e trabalho aos esquimós. Caiaque significa na língua local “Barco de Caçador”, e seu uso era permitido exclusivamente aos homens, que empregavam ossos de baleia, peles e tripas de focas para a construção dessa curiosa embarcação.

Os ossos flexíveis de baleia formavam a estrutura do engenho e nas costuras da pele do revestimento usavam-se as tripas de foca. A impermeabilização era obtida pela imersão do caiaque nas águas do mar, ocasionando o seu encharcamento e funcionando assim como excelente calafeto.

Para mantê-lo imune à penetração da água, o recurso era muito simples: bastava imergi-lo sempre que não era usado, daí a se constatar que o fundo do mar foi a primeira “garagem” conhecida dos caiaques.

Posteriormente, na América do Norte, surgiram as versões conhecidas como “Canoas Canadenses”, embarcações feitas com troncos vazados. Na concepção atual, a canoagem só passou a ser usada como esporte durante a Guerra Civil Americana (1861-1865) quando o advogado escocês, John MacGregor construiu a primeira canoa de competição e percorreu os rios da Inglaterra com seu Caiaque Rob Roy.

Ao final da guerra, McGregor fundou em Londres o Clube Real de Canoagem, que passou a promover várias competições atravessando rios e lagos europeus.

A canoagem apareceu pela primeira vez em uma Olimpíada em 1924 apenas como exibição. Logo depois foi criada a Federação Internacional de Canoagem, o que permitiu a entrada da modalidade oficialmente nos Jogos de Berlim, na Alemanha, em 1936.

A canoagem foi introduzida no Brasil na década de 70 pelo alemão José Wingen que praticava o esporte no rio Rio Taquari, em Estrela, (RS). Em 1985, foi fundada a Associação Brasileira de Canoagem durante a I Volta da Ilha de Vitória (ES). Mas só em 1989 surge a Confederação Brasileira de Canoagem - CBCa, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro e com mais de 10 estados e clubes.

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br