Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

ORIGEM DO BOLICHE

 

Conta-se que um arqueólogo inglês encontrou numa tumba de uma criança egípcia, pinos e bolas que poderiam ser de um jogo, talvez até um tipo de boliche primitivo.

Outra lenda, um tanto macabra, conta que guerreiros de tribos antigas divertiam-se após as batalhas, usando os ossos das coxas de seus inimigos como alvo de crânios, que eram lançados colocando-se o polegar e outro dedo nas cavidades dos olhos.

No século XII surgiu na Inglaterra um jogo de boliche na grama, que tinha por objetivo colocar a bola o mais perto possível do alvo porém sem derrubá-lo. A popularidade desse jogo chegou ao ponto do Rei Eduardo proibir a sua prática, pois temia que ele superasse o Arco e Flecha, esporte que tinha maior importância militar.

Porém, a versão moderna do Boliche nasceu por volta do Século IV ou V na Alemanha. Tinha conotação religiosa e era jogado com 9 pinos colocados em forma de losango. Diz-se que Martinho Lutero gostava tanto desse jogo que mandou construir uma pista particular de Boliche em sua casa.

Os americanos adotaram esse jogo, modificando a colocação dos pinos para a forma triangular e acrescentando mais um pino, sendo batizado como "ten pin bowling". Esse jogo tomou um grande impulso no início do século XX, primeiro nos Estados Unidos e depois expandiu-se pela Europa.

Em 9 de setembro de 1895, foi organizado em New York o Congresso Americano de Boliche ("ABC - American Bowling Congress"), sediado em Milwaukee, com o objetivo de aplicar medidas corretivas contra os excessos de jogatina e aperfeiçoar ainda mais as regras. O equipamento de boliche foi então totalmente padronizado para que os jogadores de todo o mundo pudessem competir em igualdades de condições.

Hoje existem mais de 65 milhões de praticantes somente nos Estados Unidos, onde as premiações chegam aos milhares de dólares, tanto para os profissionais como para os amadores.

No mundo, atualmente, existem cerca de 250.000 pistas de boliche e mais de 100 milhões de praticantes em mais de 90 países e 10 milhões de competidores.

Em São Paulo, onde está a maioria dos boliches brasileiros, houve um período (1963/69) no qual existiam na cidade 96 boliches que, infelizmente, não conseguiram manter as atividades por muito tempo, em virtude da má qualidade de suas pistas e bolas.

Nessa época muitos nomes conhecidos foram proprietários de boliche, tais como: Elis Regina, Roberto Carlos, alguns jogadores de futebol, etc. Desses todos o último a fechar foi o Gran Boliche, localizado na Avenida Santo Amaro onde os pinos derrubados ainda eram recolocados na posição por pessoas apelidadas "pinboys".

Em 1.996 o fechamento desta casa encerrou essa fase do boliche paulistano, embora esse sistema ainda sobreviva em algumas cidades do interior.

Em 1.982 instalou-se o primeiro boliche oficial automático no Brasil, montado pelo Playcenter no Morumbi Shopping, o Morumbi Bowling Show, que deu início à uma nova fase para esse esporte. Tanto na capital como no interior tambem existem boliches com levantadores de corda (Sistema Europeu) que possuem um grande número de praticantes.

O Conselho Nacional de Desportos reconheceu o Boliche como modalidade desportiva a ser dirigida por entidade competente (CBBOL - Confederação Brasileira de Boliche), conforme Deliberação n.º 05/80 de 13 de junho de 1.980, baseada na Lei 6.251/75 e Decreto n.º 80.228/77, em razão do processo CND 1.295/80.

A F.P.B. (Federação Paulista de Boliche) foi fundada em 14 de janeiro de 1.986 para dirigir, promover e aperfeiçoar o boliche no Estado de São Paulo.

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br