REGRAS
Fédération Internationale des Quilleurs
PISTAS
COMPRIMENTO
- O comprimento total de uma pista regular é de 62 pés 10 3/16
polegadas medidas desde a linha de falta ate o fosso (sem
incluir o arremate da pista), com uma tolerância de 1/2
polegada.
Deve haver 60 pés da linha de falta ao centro da marca do pino
1, com uma tolerância de 1/2 polegada. Deve haver 34 3/16
polegadas do centro da marca do pino 1 até o fosso (não
incluindo o arremate da pista).
LARGURA - A pista não deve ter menos de 41
polegadas e nem mais de 42 polegadas de largura. A pista mais a
canaleta não deve ter menos de 60 e nem mais de 60 1/4 de
polegada.
exemplo: Em pistas de 42 polegadas as canaletas não devem ter
menos que 9 e nem mais de 9 1/8 polegadas.
SUPERFÍCIE - A superfície entre a linha de
falta e o arremate da pista não deve ter nenhum buraco, nenhuma
depressão nem ressaltos maiores que 0.04 polegadas. Alem disso
não deve haver inclinações transversais que excedam 0.04
polegadas. No deck dos pinos, a superfície em todo seu
comprimento não deve ter inclinações maiores que 3/16 polegadas,
dentro da dimensão máxima de 42 polegadas.
DECK DOS PINOS - O deck dos pinos deve ser
construído inteiramente de madeira ou outro material aprovado. O
acabamento de fibra não deve medir mais que 1/4 de espessura e
não mais que 1 1/2 de largura. Na hora de instalar o acabamento
de fibra, este pode ser atado desde o lado do deck dos pinos que
fique próximo à canaleta devendo se estender até o lado oposto
do fosso. O acabamento de fibra deve ser instalado
verticalmente, sendo assim, a largura não deve exceder 1/4 de
polegada. As bordas do deck dos pinos devem ser construídas num
raio menor que 5/32 polegadas.
ARREMATE DO FINAL DA PISTA - O arremate do
final da pista não deve exceder 2 polegadas de espessura e pode
ser preso atrás da pista. Não deve haver mais de 5 polegadas no
total da superfície de jogo, incluindo o arremate, atrás dos
pinos 7, 8, 9, e 10.
CANALETAS - Devem ser colocadas em cada lado da
pista, começando na linha de falta e estendendo-se paralela à
pista até o fosso.
LARGURA - As canaletas não devem ter menos de 9
polegadas e nem mais de 9 1/2 de polegadas de largura. As
canaletas mais a pista não devem ter menos que 60 e nem mais que
60 1/4 polegadas de largura.
PROFUNDIDADE - De um ponto distante até 15
polegadas à frente da marca do pino 1, as canaletas devem ter o
fundo quadrado. A parte quadrada das canaletas deve declinar
gradualmente e deve ser firmemente fixada para que quando entrem
no fosso seu ponto menos profundo não esteja a menos que 3 1/2
polegadas e seu ponto mais profundo não esteja a mais de 3 3/4
da superfície da pista. O restante de cada canaleta deve ser
côncavo e deve ser construída de madeira ou de material
sintético. Esse restante de canaleta deve, em seu centro, medir
pelo menos 1 e 7/8 de polegada de profundidade.
CANALETA INCLINADA - Uma canaleta inclinada não
excedendo 7/8 de polegada de altura e 3/4 de polegada de largura
de um ponto distante até 15 polegadas à frente do pino 1 e
crescendo gradativamente para no máximo 1 1/2 de polegadas de
altura por 3/4 de polegada de largura, oposta aos pinos 7 e 10
deve ser seguramente fixada no canto mais baixo das canaletas.
MARCA DOS PINOS - As marcas dos pinos, onde os
pinos devem estar colocados, devem ser claramente marcadas
através de estampa, pintura ou encaixe na pista e devem ter 2
1/4 de polegada de diâmetro e um espaço de 12 polegadas de
centro para centro e os pinos e suas marcas devem ser conhecidos
pelos seguintes números:
7 8
9 10 4 5 6
2 3
1 |
|
Deve ter três polegadas do centro dos pinos 7
a 10 para o fosso (não incluindo o arremate da pista). Não deve
haver menos que 2 1/2 polegadas e nem mais de 3 polegadas do
centro dos pinos 7 e 10 para o lado adjacente do deck dos pinos.
A distância do centro da marca dos pinos do canto e a beira da
pista mais a canaleta adjacente não deve medir menos de 12 e nem
mais de 12 1/8 para as separações de madeira. Não deve haver
menos de 30 polegadas do centro do pino 1 para a frente de
qualquer parte de madeira. Deve haver 31 3/16 polegadas do
centro do pino 1 para uma linha traçada através do centro dos
pinos de trás e 34 3/16 polegadas para o fosso ( não incluindo o
arremate da pista).
MÁQUINA REARMADORA - Nos estabelecimentos que
usem máquinas rearmadoras, estas devem ser checadas anualmente.
Se algo errado for encontrado, não deverá ser concedida
aprovação até o conserto.
TABELAS - As tabelas ou partes laterais não
devem ter menos que 17 e nem mais que 24 polegadas de altura
acima da pista e devem estender-se de um ponto distante até 15
polegadas à frente do pino 1 até a parede do batente traseiro.
As tabelas devem ser colocadas paralelas à pista . A distância
entres as faces de madeira das duas tabelas não deve ter menos
de 60 e nem mais que 60 1/4 polegadas.
PLACAS DE FIBRA - As tabelas podem ser cobertas
com uma camada de fibra vulcanizada dura que não exceda 3/16
polegadas de espessura.
FOSSO - Em pistas sem máquinas automáticas não
deve haver menos de 10 polegadas do chão do fosso ao topo da
pista e nem menos que 9 1/2 polegadas da cobertura do fosso até
o topo da pista. O fosso não deve ter menos de 30 polegadas de
largura desde o final da pista (incluindo do arremate da pista)
até o batente traseiro. Especificações do fosso onde há máquinas
automáticas serão desenvolvidas para cada máquina no momento em
que for concedida a aprovação.
BATENTE TRASEIRO - O batente traseiro deve
sempre ser coberto com um material de cor escura e deve ser
construído de maneira a evitar que os pinos batam e voltem à
pista.
MARCAS - Marcas nas pistas ou nos approachs
devem ser permitidas somente com as seguintes especificações:
Em um ponto 12 a 16 pés além da linha de falta podem ser
estampados ou encaixados no máximo 7 marcas. Cada marca deve ser
uniforme e deve ter a forma de um ou mais pregos , flechas ,
diamantes , triângulos ou retângulos. A superfície coberta por
cada marca não deve ser maior que 1 1/4 polegadas de largura e 6
polegadas de comprimento. Cada marca deve ser eqüidistante uma
da outra e com o modelo uniforme.
Em um ponto 6 a 8 pés além da linha de falta e paralelo a esta
podem ser estampadas ou encaixadas na pista um máximo de 10
guias. Cada guia deve ser uniforme, de formato circular e não
deve exceder 3/4 de polegada de diâmetro. Um máximo de 7 guias
pode ser estampada ou encaixada no approach nos seguintes
pontos: de 2 a 6 polegadas, 9 a 10 pés, 11 a 12 pés e 14 a 15
pés. Cada série de guias deve ser paralela à linha de falta e
uniforme. Marcas encaixadas devem ser de madeira, fibra ou
plástico e devem ser niveladas com a superfície do approach das
pistas. Quando as marcas forem estampadas, devem ser aplicadas
em madeira descoberta e depois serem cobertas com verniz ou
material transparente similar. Qualquer estabelecimento deve
seguir as medidas e formatos aqui estipulados .
EXIGÊNCIAS DE CONDICIONAMENTO DE PISTAS
As seguintes exigências de
condicionamento de pistas devem ser aplicadas em torneios
aprovados e homologados pela WTBA.
O objetivo geral para a condução e homologação de todos os
torneios da WTBA será obter uma justa condição de pontuação, que
permita premiar o jogo consistente e preciso. O delegado técnico
da WTBA, juntamente com o comitê técnico do torneio deve estar
atento para assegurar um procedimento que garanta consistentes
características na reação da bola em toda a extensão da pista
(largura e comprimento) durante a competição. Os procedimentos
de condicionamento e limpeza devem seguir as seguintes
exigências:
Qualquer aplicação na porção condicionada da pista (incluindo o
óleo esticado), deve deixar um mínimo de 5 unidades de óleo em
todos os pontos da superfície da pista.
O condicionamento incluindo o óleo esticado, não pode ter menos
de 28 e nem mais de 45 pés. Qualquer distância entre 28 e 45 pés
é recomendada.
O comprimento total da pista deve ser limpo pelo menos uma vez
por dia durante o torneio. O mesmo procedimento deve ser
aplicado nos três dias antecedentes ao torneio. No evento, se o
comitê técnico do torneio decide que é necessário óleo mais de
uma vez por dia , o comprimento total das pistas deve ser
novamente limpo antes da nova passagem.
Gráficos devem ser feitos diariamente antes do jogo e ficar
disponíveis para umeventual pedido de inspeção.
O delegado técnico da WTBA está autorizado a publicar detalhes
adicionais para ajudar o comitê técnico no cumprimento de suas
obrigações.
ESPECIFICAÇÃO DOS PINOS DE BOLICHE
Os procedimentos adotados na aprovação dos
pinos pelo departamento de especificações técnicas da ABC/WIBC
são adequados. Em conseqüência, a WTBA aprovará todos os pinos
aprovados pela ABC/WIBC.
MATERIAL - Pinos aprovados devem ser feitos de
material duro e bom. Cada pino pode ser construído de 1, ou
laminado de 2 ou mais pedaços, desde que os pinos fiquem dentro
das especificações. Todas as laminações devem ser feitas
paralelas ao eixo vertical do pino. Será permitida madeira nova
e usada, desde que os pinos novos e/ou reconstruídos fiquem
dentro das especificações da WTBA.
PESO - Cada pino coberto de plástico não deve
pesar menos de 3 libras e 6 onças (1531 gramas) e não mais de 3
libras e 10 onças(1645 gramas).
EQUILÍBRIO - O centro de gravidade do pino deve
ser medido do fundo do pino e não deve ser maior que 5 60/64 e
nem menor que 5 40/64 polegadas.
QUANTIDADE DE UMIDADE - A quantidade de umidade
de qualquer pino não deve ser maior que 12% e nem menor que 6%.
Em pinos laminados, cada pedaço individual não deve ter mais que
2% de quantidade de umidade na hora de estar colando.
ACABAMENTO - Pinos de um pedaço único ou
laminado devem ter acabamento com madeira aprovada, e sua
cobertura deve ser transparente (clara) e/ou pintado de branco
com exceção das marcas, símbolos de identificação e nomes.
Acabamentos de madeira regular de 0.004 polegadas de película de
espessura são aceitos.
DESIGN E MEDIDAS - A altura de cada pino deve
ser de 15 polegadas com a tolerância de 2/64 polegadas.Todos os
pinos devem ter uma base aprovada de plástico unida ou com um
plástico ou fibra introduzido, medindo em seu diâmetro exterior
não menos que 2 polegadas.
O topo do pino deve ter um arco uniforme de 1.273" de raio. Uma
tolerância máxima ou mínima de 2/64 (0.031) polegadas será
permitida. A mesma tolerância será permitida no diâmetro em cima
e em baixo. A diminuição da espessura deve ser gradual de ponto
para ponto, portanto, todas as linhas devem ter uma delicada
curva.
Nenhuma parte da base deve estender-se além da ligação da base,
porém, a porção da base dentro da ligação da base pode ser
retirado até 0.025 polegadas. Todos os pinos devem ser
arredondados na beira exterior da base e produzidos com um raio
de 5/32 (0.156) de polegada com a tolerância máxima e mínima de
2/64 (0.031) de polegada. O diâmetro da beira arredondada da
base não pode ser menor que 2 polegadas.
ESPECIFICAÇÕES DA BOLA DE BOLICHE
MATERIAL - Uma bola de boliche regulamentar deve ser construída de um material não
metálico e deve seguir as seguintes especificações de peso,
balanceamento e tamanho.
PESO E TAMANHO - As bolas de boliche não devem
ter uma circunferência maior que 27 polegadas e não devem ter um
peso maior que 16 libras. O diâmetro de qualquer bola deve ser
constante. A superfície da bola deve ser livre de depressões ou
buracos de desenho específico, exceto por furos e cortes usados
para segurar a bola, letras e números de identificação, marcas
acidentais causadas pelo gasto.
REGRAS BÁSICAS
1.ª Regra - DEFINIÇÃO DO JOGO
O jogo de boliche consiste de dez frames. Um jogador tem
direito a duas bolas em cada um dos nove primeiros frames, a
menos que um strike seja marcado. No décimo frame, o jogador tem
direito a três bolas caso um strike ou um spare
sejam marcados. Cada jogador completará seus frames seguindo-se
a sequência normal.
Um lançamento legal acontece quando o jogador
solta a bola e essa atravessa a linha de falta e percorre a área
de jogo. Todo lançamento é válido, a menos que se marque uma
bola morta. O lançamento deverá ser feito apenas com as mãos.
Nenhum dispositivo que se desprenda ou que se mova pode ser
incorporado à bola.
2.ª Regra - CONTAGEM DOS PONTOS
Exceto quando um strike for feito, o número de pinos
derrubados no primeiro lançamento do jogador deverá ser marcado
no canto superior esquerdo do quadrado correspondente a cada
frame, e o número de pinos derrubados em seu segundo lançamento
deverá ser marcado no canto superior direito do quadrado
correspondente àquele mesmo frame. Se nenhum pino for derrubado
na segunda bola, o espaço referente àquele lançamento deverá ser
preenchido com (-). A anotação dos dois lançamentos deverá ser
feita imediatamente. Exemplo:
FRAME |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
PINOS DERRUBADOS |
X
|
|
X |
|
X |
|
7 |
2 |
8 |
/ |
F |
9 |
X |
|
7 |
/ |
9 |
- |
X |
X |
8 |
PONTOS |
30 |
57 |
76 |
85 |
95 |
104 |
124 |
143 |
152 |
180 |
3.ª Regra - STRIKE
Um strike é marcado quando todos os pinos são derrubados no
primeiro lançamento do frame. O strike é anotado com um (X) no
canto esquerdo superior do quadrado correspondente ao frame em
que todos os pinos foram derrubados. Conta-se para um strike dez
pontos mais o número de pinos derrubados nas duas próximas
bolas.
4.ª Regra - DUPLO
Dois strike consecutivos são um duplo. Conta-se para um
duplo vinte pontos mais o número de pontos do primeiro
lançamento feito após o segundo strike.
5.ª Regra - TRIPLO
Três strikes consecutivos são um triplo. Se conta para o
primeiro strike trinta pontos. O máximo de pontos possíveis num
jogo de boliche é trezentos (300), e para isso são necessários
doze (12) strikes consecutivos.
6.ª Regra - SPARE
O spare acontece quando os pinos que não foram derrubados no
primeiro lançamento são derrubados no segundo arremesso do mesmo
frame. O spare é marcado com um (/) no lado direito superior do
quadrado referente àquele frame. A conta para um spare é de dez
(10) pontos mais os pontos do próximo lançamento.
7.ª Regra - ERRO
O erro acontece quando após os dois lançamentos do frame os
dez pinos não forem derrubados, a não ser que os pinos que
ficaram de pé formem um split.
8.ª Regra - SPLIT
O split é o conjunto de pinos que restaram de pé após o
primeiro lançamento do frame, sempre que o pino 1 tenha sido
derrubado e:
- pelo menos um pino tenha caído entre dois pinos que ficaram de
pé. Exemplo: 7-9/3-10.
- pelo menos um pino tenha sido derrubado imediatamente à
frente de dois ou mais pinos que tenham ficado em pé. Exemplo: 5-6.
OBS: Um split é identificado geralmente por um círculo ou
quadrado em volta do resultado da primeira bola.
9.ª Regra - ANDAMENTO DO JOGO
Um jogo deve ser jogado em duas pistas (um par), uma
imediatamente ao lado da outra. Os jogadores que competem nas
equipes, trios, duplas e individuais, devem jogar um frame em
uma pista e, no frame seguinte, alternar para a outra pista,
jogando ao final da partida cinco (5) frames em cada pista.
OBS: No formato BAKER, os jogadores das equipes,
tercetos, duplas e individuais, sucessivamente e em ordem
regular, jogam e completam consecutivamente os frames dentro de
um mesmo jogo. Os times devem alternar as pistas dentro do par
depois de dez frames.
10.ª Regra - ORDEM DOS JOGADORES
Um ou mais jogadores podem estar anotados em um par de
pistas. Depois que se tenha começado a jogar uma série, não
poderá haver alterações na ordem da pista, exceto substituições
de acordo com as regras.
11.ª Regra - JOGOS INTERROMPIDOS
Os juízes do torneio podem autorizar o término de um jogo ou
de uma série em outro par de pistas quando houver falha no
equipamento nas pistas iniciais. O jogo ou a série deverão ser
recomeçados do ponto onde foram interrompidos.
12.ª Regra - PINOS CAÍDOS VÁLIDOS
Os pinos que se devem creditar ao jogador dentro de um
lançamento legal são:
a) Os pinos derrubados pela bola ou por outro(s) pino(s).
b) Pinos derrubados por outro(s) pino(s) que tenha batido
e voltado das paredes do lado ou da parede posterior da pista.
c) Pinos derrubados por outro(s) pino(s)que tenham batido
na pá enquanto esta se encontra em repouso antes de varrer os
pinos caídos na pista.
d) Pinos que fiquem inclinados apoiados na parede no
canto da pista.
Todos estes pinos são considerados derrubados e devem ser
removidos antes do próximo lançamento.
13.ª Regra - PINOS CAÍDOS INVÁLIDOS
Quando alguma das situações seguintes ocorrer, o lançamento
será válido porém o resultado do mesmo não será:
a) A bola sai da pista (cai na canaleta) antes de
alcançar os pinos.
b) A bola bate e volta da parede posterior derrubando
pinos.
c) O pino derruba outro(s) pino(s) após ter batido no
corpo, braços, e pernas do pineiro.
d) O pino é tocado pela máquina.
e) Qualquer pino que caia quando se estiver removendo os
pinos caídos.
f) Qualquer pino derrubado pelo pineiro.
g) Quando o jogador cometer uma falta.
h) Quando houver pinos caídos na pista ou na canaleta e a
bola entrar em contato com esses pinos antes de deixar a
superfície da pista.
Se houver pinos derrubados ilegalmente e o jogador tiver que
fazer mais lançamentos dentro do mesmo frame, o(s) pino(s)
derrubado(s) ilegalmente deverão ser colocados em seu lugar de
origem.
14.ª Regra - PINOS MAL COLOCADOS
Quando um lançamento é feito, e imediatamente depois se
descobre que havia pinos mal colocados, porém nenhum faltando, o
lançamento e o resultado são válidos. É responsabilidade de cada
jogador determinar se os pinos estão corretamente colocados. O
jogador pode insistir para que os pinos colocados de maneira
incorreta sejam recolocados antes do lançamento; de outra
maneira, a colocação é considerada correta.
Não pode haver mudanças na posição dos pinos não derrubados após
o primeiro lançamento, mesmo que a máquina tenha movido ou
colocado de maneira errada este pino depois do primeiro
lançamento.
15.ª Regra - PINOS REBATIDOS
Pinos que tenham sido rebatidos e tenham ficado de pé na
pista, devem ser contados como pinos de pé.
16.ª Regra - PINOS QUE NÃO DEVEM SER
CREDITADOS
Nenhum pino pode ser concedido ao jogador e apenas os pinos
que foram derrubados ou que foram tirados da superfície da pista
por um lançamento válido podem ser contados.
17.ª Regra - REPOSIÇÃO DE PINOS
Um pino pode partir-se ou danificar-se seriamente durante o
jogo. Neste caso, ele deve ser substituído por outro o mais
uniforme possível com o peso e a condição dos outros pinos. Os
juízes do torneio devem determinar quando a substituição deve
ocorrer.
18.ª Regra - BOLA MORTA
Uma bola é considerada morta nas seguintes situações:
a) Depois do lançamento (e antes do próximo lançamento na
mesma pista) , se chama imediatamente a atenção para a falta de
um ou mais pinos.
b) Quando alguém interfere na colocação de qualquer um
dos pinos antes da bola chegar aos pinos.
c) Quando alguém tira ou interfere no movimento do pino
antes que este tenha parado.
d) Um jogador joga na pista errada ou na hora errada. Ou
um jogador de cada time no par de pistas joga na pista errada.
e) Um jogador é fisicamente interrompido por outro
jogador, espectador, objeto móvel ou pineiro durante o
lançamento da bola e antes do lançamento ser completado. Neste
caso, o jogador tem o direito de aceitar o resultado do
lançamento ou declarar a bola morta.
f) Qualquer pino é movido ou derrubado enquanto o jogador
lança a bola e antes que a bola alcance os pinos.
g) Uma bola lançada entra em contato com um objeto
exterior.
Quando se declara uma bola morta, o lançamento não conta. Os
pinos que estavam parados quando ocorreu a bola morta devem ser
repostos e o jogador tem direito a repetir o lançamento.
19.ª Regra - JOGAR NA PISTA ERRADA
Como foi especificado na 18.ª regra, se deve declarar bola
morta e o jogador ou jogadores devem voltar a jogar na pista
certa quando:
a) O jogador joga na pista errada.
b) Um jogador de cada time no par de pistas joga na pista
errada.
b.1) Se mais de um jogador de um mesmo time joga na pista
errada na sua vez, essa linha será completada sem correções.
Qualquer linha posterior deve ser iniciada na pista prevista
anteriormente.
b.2) Em uma competição de confronto direto individual,
onde o jogador joga dois frames de cada vez na sua vez de jogar,
se o jogador joga na pista errada, deve ser declarada uma bola
morta e o jogador deve jogar nas pistas corretas, sempre que o
erro seja descoberto antes de que outro jogador tenha feito o
lançamento. De outra maneira a anotação se mantém, jogando todos
os frames restantes nas pistas certas.
20.ª Regra - DEFINIÇÃO DE FALTA
Uma falta ocorre quando uma parte do corpo pisa ou passa a
linha de falta e toca qualquer parte da pista, equipamento ou
estrutura durante ou depois do lançamento.
21.ª Regra - FALTA INTENCIONAL
Quando um jogador comete uma falta deliberadamente para
beneficiar-se, o resultado desse lançamento será zero (0), e não
poderão ser realizados lançamentos posteriores nesse frame.
22.ª Regra - UMA FALTA EQUIVALE A UM LANÇAMENTO VÁLIDO
Quando se registra uma falta, o lançamento conta mas não é
creditado ao jogador nenhum dos pinos derrubados por esse
lançamento. Se o jogador que cometeu a falta ainda tem direito a
algum lançamento nesse frame, os pinos que foram derrubados
quando a falta ocorreu devem ser recolocados.
23.ª Regra - DETECÇÃO DE UMA FALTA
Os juízes do torneio podem adotar e utilizar qualquer
dispositivo de detecção de faltas automático aprovado pela WTBA.
Quando não se tem nenhum disponível, deve-se manter um juiz de
linha colocado numa posição tal que tenha uma visão sem
obstáculos da linha de falta. Se um dispositivo detector de
falta se encontra danificado temporariamente, os juízes do
torneio devem definir um juiz de linha ou autorizar os
anotadores oficiais a marcar faltas.
24.ª Regra - FALTA EVIDENTE
Se um dispositivo automático de detecção de falta ou um juiz
de linha não marcam uma falta que é evidente, esta deve ser
marcada e declarada:
a) Aos capitães ou a um ou mais membros de cada um dos
times que está competindo.
b) Ao anotador oficial.
c) A um juiz do torneio.
25.ª Regra - APELAÇÃO DE FALTA
Não devem permitir-se apelações quando se marca uma falta, a
menos que:
a) Se tenha provado que o dispositivo automático não está
operando apropriadamente.
b) Exista suficiente evidência de que o jogador não
cometeu falta.
26.ª Regra - BOLA PROVISÓRIA
Uma bola ou frame provisório pode ser executado por um
jogador quando foi feito um protesto que envolva uma falta, uma
caída ilegal de pinos ou uma bola morta e não pode ser resolvido
pelas autoridades do torneio.
a) Se a discussão ocorre no primeiro lançamento de qualquer
frame, ou no segundo lançamento do décimo frame depois de um
strike no primeiro lançamento desse frame:
a.1) Se a discussão é sobre uma falta, o jogador deve
completar o frame, e em seguida, fazer um lançamento provisório
com todos os pinos.
a.2) Se se trata de uma caída ilegal dos pinos, o jogador
deve completar o frame e logo depois fazer um lançamento
provisório aos pinos que ficariam em pé no caso de não ter
acontecido a caída mencionada.
a.3) Se a discussão é sobre a declaração de uma bola
morta, o jogador deve completar o frame e logo jogar um frame
provisório completo.
b) Se a discussão ocorre no lançamento de spare, ou no
terceiro lançamento do décimo frame, não é necessário lançar uma
bola provisória a menos que a discussão seja sobre se se tem ou
não que declarar uma bola morta. Nesse caso se deve jogar uma
bola provisória com os mesmos pinos que estavam em pé quando a
bola em disputa foi jogada.
27.ª Regra - BOLA DE BOLICHE - PROPRIEDADE PRIVADA
Uma bola de boliche se considera propriedade do seu dono. É
proibido usar a bola de outro jogador sem o seu consentimento.
28.ª Regra - BOLA DE BOLICHE - MODIFICAÇÃO DE SUPERFÍCIE
É proibido modificar ou alterar a superfície da bola com o
uso de abrasivos ou líquidos enquanto se está jogando um
torneio. Todas as bolas que tenham sido alteradas devem ser
retiradas da competição.
Não está proibido o uso de reconhecidos limpadores de bolas ou
máquinas de polimento durante uma competição.
Obs: Se se demonstra que um jogador tinha conhecimento
prévio de que a sua ação estava violando esta regra, a(s)
linha(s) nas quais isto ocorreu, serão eliminadas. Além disso, o
jogador pode ser retirado do torneio em andamento.
29.ª Regra - CONSERVAÇÃO DO APPROACH
É proibida a aplicação de qualquer substância estranha em
qualquer parte do approach que impeça os demais participantes de jogar em condições
normais. Isto inclui, mas não está limitado a, substâncias tais
como talco, pedra pomes e
resina nos sapatos; também solas de borracha macia que estraguem
o approach são proibidas. Talco não deve ser colocado dentro da
área dos jogadores.
30.ª Regra - PROTESTOS - ERROS DE ANOTAÇÕES
O erro de anotação ou de soma deve ser corrigido por um juiz
oficial do torneio imediatamente depois do seu descobrimento. Os
erros questionáveis devem ser decididos pela comissão técnica do
torneio.
O tempo limite para apresentar o protesto sobre erros de
anotação deve ser de uma hora a partir do término da partida
para cada dia do torneio, mas deve ser antes da entrega da
premiação ou do começo da partida seguinte (em torneios de
eliminação), o que acontecer primeiro.
Cada protesto dentro desta regra deve ser específico e não se
deve ser utilizado para cobrir qualquer erro igual ou similar
ocorrido anteriormente.
31.ª Regra - PROTESTOS - PRÉ-REQUISITOS -
FALTAS - REGRAS GERAIS DE JOGOS
Os protestos que envolvam pré-requisitos ou regras de jogo
devem ser apresentados por escrito a um juiz oficial do torneio
nas 24 horas seguintes ao jogo em que ocorreu a infração ou
antes da premiação, o que ocorra primeiro.
Quando um protesto é feito envolvendo queda de pinos ou falta,
um representante da Federação envolvida deve estar presente no
julgamento relativo ao protesto.
Se não se apresenta um protesto por escrito antes de que acabe o
período acima dito, o jogo ou jogos devem ficar como estavam.
Um protesto baseado nesta regra não pode ser feito para cobrir
uma violação similar ou anterior.
Os protestos em campeonatos mundiais, zonais e regionais devem
ser feitos de acordo com as regras.
32.ª Regra - MARCAÇÃO OFICIAL
Num torneio é necessário que haja marcações oficiais para
registrar todas as partidas jogadas ou um dispositivo de
marcação automática aprovado.
Caso a marcação feita não seja eficaz e os jogadores afetados
não possam corrigir os erros, eles poderão registrar seus
próprios pontos desde que sob a supervisão da gerência do
torneio. No torneio de confronto direto eliminatório, quando a
contagem dos pinos não é levada adiante, a gerência do torneio
pode autorizar o jogador a guardar a marcação.
Cada torneio e/ou partida aprovada deve manter uma marcação
indicando os pinos caídos em cada bola, para que um exame frame
a frame possa ser feito. Cada jogador ou capitão do time deve
receber uma cópia da marcação e assinar a cópia oficial
imediatamente após jogar, para validar sua marcação.
Depois de uma marcação ter sido registrada, ela não pode ser
mudada, a menos que haja um erro óbvio. O erro deve ser
corrigido pelo juiz oficial do torneio imediatamente após ter
sido descoberto. Erros questionáveis devem ser decididos pelo
gerente do torneio, que, por regra, pode estipular um tempo
limite para a correção dos erros.
Uma partida ou um frame irremediavelmente perdido pela marcação,
pode ser jogado novamente com a aprovação da gerência do torneio
a menos que esse procedimento seja proibido pelas regras do
torneio.
33.ª Regra - ATRASOS
Qualquer jogador ou time que se atrasem devem começar a
jogar a partida do frame que estiver sendo jogado na pista ou
par de pistas no qual estavam registrados. Se estiverem
escalados sozinhos devem começar a jogar a partir do menor frame
dentre os que estão sendo jogados na competição.
34.ª Regra - JOGO LENTO
a) Um jogador que está se preparando para subir no approach
e fazer um lançamento tem os seguintes direitos e obrigações:
a.1) Pode pedir prioridade somente a um jogador que
esteja se preparando para jogar na pista imediatamente à sua
esquerda.
a.2) Deve esperar pelo jogador que está subindo no
approach ou preparando-se para jogar na pista imediatamente à
sua direita.
a.3) O jogador deve estar pronto para jogar quando for
sua vez e não deve atrasar o começo de seu approach ou
lançamento se as duas pistas, esquerda e direita, adjacentes à
sua pista estiverem desocupadas.
b) Quando um jogador não cumpre com os procedimentos
mencionados no parágrafo 1 deve-se considerar jogo lento. Um
jogador que não cumprir com este procedimento deve ser advertido
por um juiz oficial do torneio:
b.1) Com cartão branco para a primeira advertência (sem
punição).
b.2) Com cartão amarelo para a segunda advertência (sem
punição).
b.3) Para a terceira advertência e qualquer outra
advertência posterior nos jogos de um mesmo bloco deve-se
mostrar um cartão vermelho ao jogador e conceder zero (0) pinos
no frame. (Obs.: Os blocos de partidas estão definidos nas
regras como de sessões de seis (6) jogos para individuais e
duplas, de três jogos para tercetos e equipes de cinco, e de
todas as partidas do dia nos match play (round - robin)). Caso
haja alguma dúvida, a decisão será tomada pelo Comitê que dirige
o torneio.).
c) Para interpretação das imposições desta regra, o
gerente do torneio deve especificamente inspecionar o jogador ou
o time que leve mais de 4 frames atrás do líder no individual,
duplas ou masters; ou mais de 2 frames atrás nos tercetos ou
times não contando os pares finais de pistas.
d) Caso haja alguma dúvida em relação a esta regra, na
final de masters a decisão será tomada pelo comitê que dirige o
torneio.
35.ª Regra - FUMO E BEBIDA
Os jogadores não podem fumar, comer, consumir álcool ou
estar sob a influência de álcool durante a competição (no
período de jogo). Caso essa regra seja desobedecida pelo
jogador, ele poderá ser suspenso do bloco de partidas que estava
participando pelo comitê técnico. São permitidas bebidas não
alcoólicas desde que consumidas fora da área de jogo.
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