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INSTRUÇÕES

 
GLOSSÁRIO
1001 apelido da figura formada quando restam os pinos 7-10. É o " split" mais difícil para se fechar o "spare", porém o seu fechamento não é impossível. Alguns jogadores já conseguiram esse feito geralmente usando a tabela lateral.
2002 apelido da figura formada quando restam os pinos 4-6-7-10. (em inglês: big ears ou big four ou golden gate)
all events total geral da pontuação de todas as partidas disputada no evento. Geralmente é usado para classificar individualmente o atleta, somando-se todas as partidas disputadas, independentemente das fases do evento (que podem ser: individual, duplas, tercetos, quartetos, quintetos, sextetos ou times)
approach área anterior à pista até a linha de falta, onde o jogador caminha fazendo os movimentos para o arremesso.
back up jogada de efeito em que a bola lançada com o braço direito faz uma curva à direita, ou quando lançada com o braço esquerdo faz uma curva à esquerda.
baby split figura formada quando restam dois pinos para a segunda jogada (podem ser os pinos 2-7 ou 3-10).
blind pontos do jogador ausente numa rodada de um torneio ou campeonato. Geralmente considera-se a média do jogador menos 10 pontos.
bola morta alerta do fiscal de pista ou de outro jogador quando percebe que falta algum pino no lançamento da primeira bola, invalidando a jogada.
break point espaço onde a bola jogada com efeito "prende-se" à pista fechando a sua trajetória em direção ao "pocket".
broche de ouro quando se consegue três "strikes" consecutivos no fechamento da linha.
canaleta depressão que existe à esquerda e à direita da pista, destinada a evitar que a bola invada as pistas vizinhas.
double (ou "ligue") quando se consegue dois "strikes" consecutivos.
dutch 200 uma partida de exatamente 200 pontos conseguida através de "strikes" e "spares" alternados.
encarar quando a bola atinge o pino frontalmente, geralmente resulta em "split" ou "furo"
five bagger (ou "quina-ligue") quando se consegue cinco "strikes" consecutivos.
four bagger (ou "quadri-ligue") quando se consegue quatro "strikes" consecutivos. QUADRILIGUE
frame cada uma das dez jogadas possíveis, cada "frame" permite a jogada de até duas bolas (se fizer "strike" na primeira bola lançada muda-se de "frame"). O décimo "frame" permite três bolas desde que se consiga primeiramente um "strike" ou um "spare"
fritar ou furar errar totalmente o(s) pino(s). (em inglês "open" ou "miss")
handicap
(hdp)
vantagem numérica utilizada para haver equilíbrio entre jogadores de níveis diferentes, resultante de um cálculo segundo uma fórmula que varia conforme as regras do evento. CLIQUE AQUI PARA VER DETALHES E EXEMPLO PRÁTICO DO HANDICAP
hook jogada de efeito em que a bola lançada com o braço direito faz uma curva à esquerda.
house ball denominação das bolas de boliche destinada ao público pelos centros de boliche
in a row ("* na fila" ou "em seguida") mensagem que aparece em alguns monitores do sétimo ao décimo-primeiro "strikes" consecutivos.
João e Maria figura que resulta da posição de dois pinos, um atrás do outro, restantes após o primeiro lançamento (podem ser os pinos 1-5 ou 2-8 ou 3-9).
linha partida ou jogo (game).
linha/partida real quando se consegue completar uma linha somente com "strikes" e/ou "spares".
linha/partida perfeita ou 300 quando se consegue completar uma linha somente com "strikes". O máximo que se consegue numa mesma linha são DOZE "strikes", embora tenha 10 frames, o décimo "strike" consecutivo numa mesma linha dá o bônus de mais 2 jogadas extras. A pontuação máxima, sem "handicap", é de 300 pontos.
mensageiro ou
         pescador
apelido do pino que atravessa o pin-deck depois dos demais. Por sorte, às vezes, esse pino derruba o último pino em pé.
pacer (pronuncia-se "pêicer") Denominação do jogador que participa de uma ou mais rodadas de um torneio, porém sem que sua pontuação seja considerada na classificação. Geralmente o "pacer" substitui alguém para completar o grupo e não alterar o ritmo de jogo.
pêndulo movimento realizado para lançamento lançamento da bola.
pin deck área localizada no final da pista, onde ficam os 10 pinos montados em formato triangular
pino mestre apelido do pino 1. Diz-se que o jogador erra a jogada quando a primeira bola não atinge o pino 1.
pocket (em inglês significa "bolso") diz-se quando a bola "encaixa" com precisão entre entre os pinos 1-3, quando o jogador é destro ou 1-2 quando é canhoto.
poff quando restam dois pinos próximos um do outro e a segunda bola acerta apenas o pino da frente.
qualifying denominação de um torneio classificatório, normalmente destinado a selecionar um grupo de jogadores que irão participar de outro evento.
railroad figura formada quando restam pinos separados por distancia maior, o que torna obrigatório o lançamento de um ou mais pinos sobre o(s) outro(s). (por exemplo: 4-10, 6-7, 5-7, 5-10, 2-10, 2-4-10 etc) * vide "split"
round robin sistema de disputa no qual cada jogador joga contra todos os outros conforme uma tabela escalonada
six pack (ou "sena-ligue") quando se consegue seis "strikes" consecutivos.
spare derrubar os pinos restantes na segunda jogadas (seu símbolo é um travessão "/").
split figura formada quando restam pinos afastados um do outro (exceto quando um deles é o pino 1), dificultando o fechamento do "spare".
Obs.: em alguns monitores tal jogada é sinalizada por um retângulo ou círculo vermelho em volta do número de pinos derrubados na primeira jogada.
split "garaginha" figura formada quando restam dois pinos paralelos sendo possível derrubá-los passando a bola entre os dois (podem ser os pinos 2-3 ou 4-5 ou 5-6 ou 7-8 ou 8-9 ou 9-10).
scratch denominação da pontuação obtida sem o acréscimo do "handicap"
strike derrubar todos os dez pinos na primeira jogada
(seu símbolo é a letra xis "X ").
STRIKE
turkey (ou "tri-ligue") quando se consegue três "strikes" consecutivos (em inglês" turkey" significa "peru", daí surgir em alguns monitores de vídeo o desenho dessa ave). TURKEY
washout Figura formada quando restam os pinos 1-2-4-10 ou 1-2-10 para os destros ou 1-3-6-7 ou 1-3-7 para os canhotos
 
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