Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

REGRAS DE BEISEBOL

 

O Beisebol é um jogo entre 2 equipes de 9 jogadores cada uma, com um técnico.
Um time ataca (rebate) e o outro defende, em nove entradas (innings). Depois do time defensor eliminar 3 jogadores do time atacante, o time que defendia vira o time rebatedor e o time que rebatia vira defensor.

Beisebol Passo-a-Passo
1° Passo
a) O que é um "STRIKE"?

Quando se faz o arremesso e a bola passa em baixo do ombro, em cima do joelho e entre a base.
b) O que é um "BALL" ?
É quando a bola passa fora das medidas do "STRIKE" e o batedor não faz o "SWING".

2° Passo - Posições dos jogadores:


1 - Pitcher / Arremessador
2 - Catcher / Receptor
3 - First Base / 1ª Base
4 - Second Base / 2ª Base
5 - Third Base / 3ª Base
6 - ShortStop / InterBase
7 - Left Field / Jardineiro Esquerdo
8 - Center Field / Jardineiro Central
9 - Right Field / Jardineiro Direito

a - HomeBase
b - 1ª Base
c - 2ª Base
d - 3ª Base

3° Passo - Aprendendo outros tipos de "Strike"
a) Quando a é rebatida e vai para atrás da "LINHA DE FALTA"*



*Obs.: Quando já está no SEGUNDO STRIKE e acontece isso, a bola e lançada novamente e não acontece o "STRIKE".
b) Quando a bolinha é rebatida, resvala no taco (só RESVALA, SÓ TRISCA), e vai para trás (indo direto para trás), acontece um "FOUL TIP"* que é considerado um "STRIKE".
*Obs.: Quando já está no SEGUNDO STRIKE e acontece isso, a bola e lançada novamente e não acontece o "STRIKE".
c) Quando a bola é rebatida, bate no chão e pega no corpo do batedor, é um "STRIKE".

4° Passo - Como eliminar o rebatedor
a) Quando a rebatida dele é pega no alto (sem quicar no chão)
b) Quando a bolinha chega antes dele na 1ª Base:


c) Quando alguém da defesa toca (com a bolinha na mão) nele antes que ele chegue na 1ª base
d) Quando acontece o TERCEIRO STRIKE e o CATCHER não solta a bola.

5° Passo - Como eliminar um corredor
a) Quando ele(o corredor) está fora da base e a defesa encosta nele com bola na mão.
b) Quando a defesa joga a bola na 2ª base;
E tenha um corredor tentando ir para a 2ª base.


Porque? Porque quando o rebatedor bateu, ele automaticamente está empurrando o corredor da 1ª para a 2ª base, e assim, o corredor que estava na 1ª não pode voltar, e é eliminado na 2ª
Obs.: Quando há jogador na 1ª e na 2ª base, e o rebatedor bate, é só jogar para 3ª, que acontece o que aconteceu no exemplo anterior. O nome dessa jogada é "Force Play" ou Jogada Forçada, porque o corredor não pode voltar para sua base.
c) Quando o rebatedor rebate e a bola pega no corredor

6° Passo - Como um corredor avança as bases
a) Após uma rebatida, ele pode tentar entrar em alguma base
b) Quando o arremessador faz o movimento de arremesso, o corredor que está na base pode correr.

6° Passo - Como um batedor avança bases: s
a) Após uma rebatida que bate no chão, ele pode tentar entrar na base
b) Quando o arremessador acerta a bola nele ("WALK"), ele vai para 1ª base.
c) Quando está no 2° "STRIKE" e arremessador faz o Strike 3, mas o CATCHER (RECEPTOR), deixa a bola escapar de sua luva, o batedor pode tentar ir para 1ª base*.
*Obs.: Se alguém estiver na 1ª base, o batedor está eliminado. E também apenas no 3 STRIKE que o batedor pode fazer isso.

7° Passo - Regras Importantes
a) Quando o batedor é eliminado por "FLY BALL" (bola pega no ar), e o corredor que esteja em alguma base corre;
basta a defesa jogar para base na qual o corredor (no exemplo acima é a SEGUNDA) estava que ele está eliminado.


E teria que voltar e ficar parado na base dele para não ser eliminado
b) Quando o arremessador acerta a bola no batedor, é declarado um "WALK", e ele(o batedor), vai para 1ª base.
c) O corredor tem que PISAR nas bases. Se deixar uma para trás, ele está eliminado.

8° Passo - Palavras mais usadas
Strike: Um arremesso bem sucedido
Ball: Um arremesso ruim
Walk: Quando acontece do Arremessador errar 4 vezes a zona de strike ou atingir o batedor
Out / Fora: Eliminado
Safe / Seguro: para parar a jogada - basta pisar numa base que esteja um corredor
Toque: Quando o time da defesa do algum corredor
Fair Ball / Bola Boa: Quando rebatida esta em jogo
Foul Ball / Falta: Quando a rebatida não é valida
Home Run: Bola isolada das dimensões do campo.

9° Passo - Observações de Jogo
a) O corredor (no caso o batedor) só corre quantas bases ele conseguir, e pode parar em qualquer base.
b) Para fazer um ponto, você tem que passar por todas as bases.
c) Caso alguém do time do lançador jogue a bolinha em um jogador do time rebatedor, o atingido vai para a próxima base.
d) Se o taco, na hora da rebatida, for jogado para frente ou pegar em um jogador do time lançador, é considerado falta e é considerado como 1 Strike.
e) Se na hora da corrida de algum jogador, alguém do time lançador atrapalhar, é considerado falta e o corredor vai para base que estava correndo. Conta-se também 1 Ball e a jogada continua.
f) Quando se corre para 1a base(somente para ela), o corredor pode passar direto por ela, em vez de parar em cima bruscamente. Como assim? Quando se corre para ela, você pode passar pisando, antes que a bolinha chegue, e depois voltar para ela, sendo que você não foi eliminado.

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br