Antes de tudo o candidato deve passar por uma completa série de
exames médicos. O exame deve ser solicitado à Associação Brasileira de Balonismo
(ABB), sediado em São Paulo, que irá indicar um hospital da Aeronáutica
Brasileira ou um medico particular na região em que o candidato reside.
São feitos exames de sangue, urina, clínica geral, cholesterol. audição, teste
psicológico, visão, arcada dentária, otorrinolaringologia, sinusite e entre
outros.
Todos os pilotos devem ter certificado de capacitação física (CCF), expedido
mediante aprovação de todos os exames.
Concluída a primeira etapa, a seguinte é o curso da ABB, que embora seja
direcionada ao balonismo, abrange as regras da aviação em geral. Como
meteorologia, legislação, GPS, altimetria, variômetro, instrumento de navegação,
entre outras. Ao término do curso, os alunos recebem uma carteira de
piloto-aluno.
Após as aulas teóricas, dá-se início a parte prática. Cada candidato deve fazer
um mínimo de horas de vôo, sempre supervisionado por instrutor. Complementadas
as horas mínimas, o aluno deve solicitar o vôo-check, uma espécie de prova
prática, também acompanhada de instrutor. Depois do vôo-ckeck, o aluno faz um
vôo solo – a prova final.
Aprovado no exame, o aluno recebe um brevê temporário e uma carteira provisória
de balões, válida por tempo determinado. O aluno só recebe o brevê do balão
definitivo se, durante o período de carteira provisória, ele não cometer erros e
nem acidentes durante os vôos, além de completar um mínimo de horas praticadas.
Para isso, cada piloto possui “log book”, em que registra as horas de vôo.
Curso Teórico – 8 h.
Curso Prático – 16 h
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