1) Para começar o jogo:
- sorteie
com uma moeda, ou peteca, ou gire a
raquete. O vencedor tem a opção de
servir ou receber.
2)
Posição na quadra no começo de um game:
- a
pessoa que saca deve ficar dentro da área
de saque no lado direito da quadra
(olhando para a rede). Quem recebe fica
dentro da área de serviço da quadra, na
diagonal do sacador. Nos jogos em duplas,
o parceiro pode ficar em qualquer lugar da
quadra desde que não bloqueie a vista do
receptor.
3)
Posição do sacador:
- se o
placar do sacador for par, o serviço deve
ser feito do lado direito. Se for ímpar,
do lado esquerdo. Nos jogos em duplas,
quando o placar da dupla for par, a dupla
permanece na posição inicial do jogo.
Quando for ímpar, invertem-se as posições.
Isso, somente para a dupla que está com o
serviço.
4) O
Saque:
-
Os saques, no badminton, sempre são
realizados na diagonal, como no
tênis.
-
O serviço, tanto no jogo de
simples quanto no de duplas,
inicia-se pelo lado direito da
quadra do sacador, que deve lançar
a peteca, obliquamente, para o
lado esquerdo da quadra
adversária, tomando-se por referência a visão
do sacador.
|
|
- Vencendo o
ponto, continua sacando o mesmo jogador,
devendo apenas inverter a sua posição na
quadra. Sacará, então, para o lado
direito da quadra adversária.
- Havendo
perda do ponto, o saque passa ao
companheiro de equipe, sem que haja
modificação na posição dos jogadores.
-
Perdendo este, também, seu saque, o serviço
transfere-se à equipe adversária.
Desta forma:
a]
perdendo o primeiro ponto, transfere-se o
saque para o companheiro de equipe do
sacador;
b] perdendo o segundo ponto, finda o serviço
da equipe, que passa aos adversários.
- Há,
porém, uma exceção. No primeiro
saque de cada game, a perda do ponto
importa a perda do serviço, que passa
automaticamente à equipe contrária, sem
que o companheiro do primeiro sacador
sirva.
- O
receptor não deve se mexer até que o
sacador golpeie a peteca. O sacador tem
que: a) manter parte ou ambos os pés numa
posição imóvel no chão; b) acertar a
base da peteca primeiro; c) acertar a
peteca abaixo da sua linha de cintura; d)
acertar a peteca abaixo da linha da mão
que segura a raquete; e) manter o
movimento contínuo da raquete, não
podendo enganar o adversário.
- sempre
que uma equipe saca à direita, isto
significa que sua contagem - no momento do
saque - é par. Se o saque é pela
esquerda a pontuação, necessariamente,
será ímpar. 5)
Durante o jogo:
- se o
jogador ganhar a disputa da jogada (rally),
ele marca um ponto, mudando o lado do
serviço e continuando a sacar. Se ele
perde o rally, seu oponente passa a sacar
e nenhum ponto é marcado. Nos jogos em
duplas, se a dupla sacadora ganhar o rally,
um ponto é marcado e o sacador muda de
lado e continua a servir. Se eles perderem
o rally, o saque passa para o parceiro.
Note-se que não há troca de posições e
nenhum ponto é marcado. Depois que a
dupla perder os dois serviços, este
passará para a dupla oponente. No início
de cada game, a dupla sacadora só tem o
direito ao primeiro serviço.
6)
Servindo ou recebendo do lado errado:
- o
jogador repetirá o saque (let) se a
pessoa que cometeu o erro vencer o rally e
o erro for descoberto antes do próximo
serviço. O placar continua o mesmo se a
pessoa que cometeu o erro perde o rally.
Neste caso, os jogadores permanecerão na
posição 'errada' e repete-se o serviço.
Se o próximo serviço for efetuado, o
placar continua e os jogadores continuam
na posição 'errada'.
7) O
let ocorre quando:
a) o
sacador ou o receptor estiver do lado
errado e vencer o rally;
b) ocorre uma interferência de fora do
jogo como, por exemplo, uma peteca de
outra quadra que cai na sua quadra;
c) a peteca bater na rede ficar presa nela
ou cair no lado do adversário (exceto no
serviço). 8) Será
considerado falta:
a) se a
peteca cair fora das linhas da quadra (a
linha é considerada parte da quadra);
b) se o atleta (raquete ou roupa
inclusive) encostar na rede enquanto a
peteca está em jogo;
c) se o jogador invade ou acerta a peteca
no lado oposto da rede (não vale
'carregar' a peteca);
d) se a peteca for golpeada duas vezes do
mesmo lado da quadra;
e) se a peteca acerta o jogador, sua
roupa, teto ou arredores da quadra;
f) se houver interferência com a peteca,
mal-comportamento ou 'cera', o jogador
perde o serviço ou o oponente ganha um
ponto;
g) se o parceiro do receptor receber o
serviço;
h) se o sacador faz o movimento e erra a
peteca.
- obs: se
a peteca acertar a rede e cair do lado
oposto, o serviço é válido, desde que
ela caia na área de serviço.
9) Fim
do jogo:
-
Os jogos são disputados num total três
games. O vencedor é o que ganhar dois
games primeiro.
No feminino simples, os
games são de 11 pontos. Ao chegar à
contagem de 10 a 10, a jogadora que
atingiu o décimo ponto primeiro tem a opção
de escolher se o jogo vai a 13 (set), ou
se encerra em 11 (no set).
No masculino e demais
modalidades, os games são de 15 pontos.
Ao chegar à contagem de 14 a 14, o
jogador que atingiu o décimo quarto ponto
primeiro tem a opção de escolher se o
jogo vai a 17 (set), ou se encerra em 15
(no set).
O jogador que venceu o
primeiro game saca primeiro do outro lado
da quadra no novo game. O ganhador do
segundo game muda de lado saca. No
terceiro game, o jogador muda de lado e
continua sacando no sexto ponto, no
feminino simples, e no oitavo ponto em
todas as outras modalidades. |