O campeonato da Fórmula GP2 foi criado no final de 2004, para substituir a Fórmula
3000 Internacional como o último degrau para os pilotos que sonham em correr na
Fórmula 1.
Nos finais de semana de GP, a sexta-feira tem treinos livres e oficiais: uma
sessão cada, com 30 minutos. As provas são realizadas sempre no sistema de
rodada dupla. A corrida de sábado - programada para às 14h30 (horários
locais) - terá 180 km. A extensão da de domingo (largada às 11h30) é de 80
km. Das 23 etapas (11 rodadas duplas e uma única prova em Mônaco), 21 farão
parte da programação oficial dos GPs de Fórmula 1.
O grid para a segunda prova de cada final de semana será definido de acordo com
a ordem de chegada da corrida anterior. Os oito melhores colocados largarão em
posições contrárias à bandeirada de sábado. O primeiro alinhará em oitavo,
o segundo em sétimo, o terceiro em sexto e assim por diante.
O grid da Fórmula GP2 tem 24 carros (12 equipes).
Existem dois pit stops obrigatórios na corrida de sábado, apenas para troca de
pneus (1 a 4 compostos em cada parada). Os organizadores criaram uma
"janela" para que os pilotos decidam o momento de entrar nos boxes. A
corrida de domingo não tem nenhum pit pré-programado.
São permitidas apenas seis sessões de testes privados ao longo do ano. O
limite de dias é de 14 (duas sessões de três dias e quatro sessões de dois
dias). Máximo de pneus por sessão: dois por dia.
Durante o final de semana de GP, cada piloto poderá usar quatro sets de pneus.
A premiação para as melhores equipes é de US$ 1 milhão, com divisão a ser
definida.
Os primeiros testes do Fórmula GP2 foram conduzidos por Allan McNish (ex-piloto
titular da Toyota na Fórmula 1) e Franck Montagny (test-driver da Renault) em
Paul Ricard.
Dois influentes personagens da Fórmula 1 estarão familiarmente representados
na GP2: Jean Todt (seu filho Nicolas será dirigente da ART) e Frank Williams
(seu filho Jonathan faz parte da iSport). |