Morihei Ueshiba
nasceu em 14 de dezembro de 1883, em Saigo,
município de Tanabe, atual Wakayama, no Japão. Quando jovem,
várias vezes, viu seu pai ser surrado por
adversários políticos e jurou para si mesmo que
iria ficar forte e isso não mais aconteceria. Após participar
da guerra Japão - Rússia, resolveu tornar-se um
colonizador e cultivar a terra. Com isso mudou-se
para Hokkaido. Ali, já com seus
30 anos, tem atividades nas melhorias do vilarejo,
e é nessa época que conhece o mestre Sokaku
Takeda, do Daito-ryu Jiujitsu. Mestre Takeda
reconhece em Ueshiba um aluno excepcional e de
excelente auto-controle para receber seus
ensinamentos. Aos 33 anos Ueshiba recebe o título
de mestre em Daito Ryu Aikijiujitsu.
O mestre Ueshiba
transformou, desenvolveu e criou as técnicas para
o Aikido atual, substituindo o termo Jitsu (arte
para a guerra) pelo termo Do (caminho espiritual),
elevando-o de uma arte marcial para um caminho
superior. Nesse mesmo período
O Sensei tem contato com o reverendo Deguchi,
fundador da religião Oomotokiu, através da qual
consegue grande crescimento espiritual.
É na casa de
Deguchi que O Sensei tem seu primeiro dojo.
O número de
alunos aumenta e em 1931, Ueshiba funda, em Tóquio,
o Aikido Ueshiba Dojo Kobukan. Logo depois é
construído o dojo especial de Iwama (Ibaraki).
O professor
Morihei Ueshiba morreu em 26 de abril de 1969 aos
85 anos. Nesse mesmo ano faleceu Hatsu, sua
esposa.
Com a morte de
Morihei, a Academia Central passou a ser comandada
por seu filho, Kishomaru Ueshiba, falecido em
janeiro de 1999. Hoje, Moritero Ueshiba, neto do
Sensei é o responsável pela organização e
pelos rumos do Aikido.
Morihei
Ueshiba, foi um dos quatro maiores artistas
marciais do Japão durante o século 20 e junto a
esse mérito, estão presentes Gishin Funakoshi,
fundador do Karate moderno, Jigoro Kano, fundador
do Judo e Sokaku Takeda, o mais bem sucedido
difusor do Daito-Ryu Aikijujutsu.
Morihei
Ueshiba teve uma vida extremamente excitante,
parte dela devido as grandes mudanças do Japão
durante a primeira parte deste século, as guerras
com a Rússia, Coréia, China e Segunda Guerra
Mundial, o processo de colonização da ilha no
norte do Japão (Hokaido) e etc. Duas pessoas
parecem terem sido de suma importância durante
sua vida e para o desenvolvimento do Aikido,
Sokaku Takeda (seu mestre do Daito-Ryu
Aikijujutsu) e o reverendo Onisaburo
Deguchi (seu guia espiritual e co-fundador
da religião Oomoto).
Morihei
Ueshiba nasceu numa vila de pescadores e
fazendeiros em Tanabe (atual Prefeitura de
Wakayama), no dia 14 de dezembro de 1883, filho
mais velho do Sr. Yoroku e Sra. Yuki Ueshiba.
Seu
pai era um próspero fazendeiro e um político
local e por diversas vezes o jovem Ueshiba
presenciou seu pai ser humilhado e mal tratado por
um bando de valentões e capangas de seus adversários
políticos, deixando uma profunda impressão no
jovem Ueshiba, que apesar de fisicamente franzino,
resolveu se tornar forte o bastante para enfrentar
essa situação relacionada ao que acontecia com
seu pai.
Seu
interesse em Matemática o levou a entrar em uma
famosa academia e após um ano era assistente de
seu professor. Após formar-se na Academia,
consegui um emprego num escritório de impostos
locais em Tanabe e desenvolvendo seu trabalho tão
bem, lhe foi oferecido um trabalho numa agência
em Tókio, mas ao invés de aceitar esse emprego,
ele se engajou em trabalhar em pró dos pescadores
locais que começaram a protestar contra o novo
Ato de Regularização. As habilidades de Morihei
nos códigos de taxas ajudaram muito os
pescadores.
Em
1901 aos 18 anos Morihei segue para Tókio abrindo
uma papelaria com diversos empregados, mas após
pouco tempo ele contraiu beribéri devido a uma
alimentação muito fraca do qual ele teve que
retornar para Tanabe para se recuperar. Durante
seu curto período em Tókio, ele praticou Tenjin
Shinyo-Ryu Jujutsu, e também visitou um dojo de
Yagyu Shinkage-Ryu Jujutsu. Ele também se
interessou por uma jovem garota nessa época,
Hatsu Itogawa, que ele já conhecia desde sua infância
e em 1902 se casaram.
Em
1903, ele foi convocado ao serviço militar, mas não
conseguiu por não preencher os requisitos, pois
sua altura era de 1,55 metros, Morihei era uma
pessoa determinada, ele então começou a ir
regularmente as matas praticar alongamento, por
exemplo pendurando-se em galhos com pesos nos pés
e outros exercícios.
No
ano seguinte ele entrou para a infantaria aonde se
tornou um excelente soldado. Ele também se tornou
campeão de Sumo no regimento e campeão em luta
com baioneta ou Yu-Kendo. Durante seu serviço
militar e quando estava fora, Morihei também
praticou artes marciais, especialmente na escola
Yagyu Shinkage Jujutsu na cidade de Sakai perto de
Osaka.
Em
1904 a guerra russa-japonesa aconteceu e Morihei
se encontrava na Manchuria há 1 ano e meio. Foi
uma terrível guerra com baixas em ambos os lados
e parece que Morihei participou ativamente das
lutas, chegando ao posto de sargento (segundo o
livro de Kisshomaru Ueshiba). Quando ele foi
dispensado após a guerra que terminou em 1907,
caiu em profunda depressão. Após sua dispensa
ele continuou a praticar Jujutsu na escola Yagyu
Shinkage.
Em 1908, seu pai
construiu um dojo em sua propriedade e convidou
diferentes praticantes de artes marciais para
instruí-lo, tendo também um hábil instrutor de Judô, no qual Morihei tirou proveito para praticar
regularmente.
Em 1910, seu
primeiro filho, uma menina chamada Matsuko nasceu.
Por volta de 1910 ele também encontrou um amigo
que tinha visitado na ilha de Hokaido no norte do
Japão, falaram sobre as grandes oportunidades que
estavam sendo abertas pelo governo para colonizar
essa religião fria e inóspita naquele tempo.
Morihei Ueshiba achou isso interessante, decide se
tornar um pioneiro e sai para uma inspeção onde
encontrou uma área apropriada para colonização
perto de Shirataki no lado nordeste da ilha, tendo
também encontrado o governador de Hokaido para
discutir possibilidades futuras. De volta a Tanabe,
ele começou a informar os moradores da vila sobre
as oportunidades e também começou a fazer
campanha, onde o objetivo era participar de futuro
êxodo na área de Shirataki. Morihei Ueshiba
conseguiu com êxito juntar 52 famílias e 84
pessoas para acompanha-lo ao norte. Em 1912 ele
partiu para Hokaido, sendo que a viagem levou 2
meses e tiveram muitas dificuldades no caminho.
Eles limparam florestas e também prepararam a
terra para o plantio em Shirataki, as primeiras
colheitas foram muito fracas e muito dos
colonizadores que acompanharam Morihei Ueshiba não
deram por satisfeitos com o projeto. Sensei
Morihei Ueshiba que era líder do projeto,
trabalhou intensamente a fim de melhorar as
circunstâncias e a situação. Depois de anos a
colheita se tornou muito melhor e ao mesmo tempo o
comércio de madeiras serradas também. Houve
tempo ruim, como em 1917, quando a vila inteira
pegou fogo e foi completamente destruída. Porém
todos trabalharam incansavelmente e reconstruíram
a vila. Devido ao seu zelo, força e senso de
justiça, Morihei Ueshiba torna-se um líder
popular da região, sendo eleito conselheiro da
vila durante esses anos.
Mestre
Sokaku Takeda
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Em
1915, quando ele foi a vila de Engaru em
Hokaido, ele escutou falar de uma arte
marcial (Daito-Ryu Aikijujutsu), da
qual estava sendo investida na cidade. Morihei
Ueshiba imediatamente foi conhecer tal arte
marcial, encontrando-se com o mestre Sokaku
Takeda, que simplesmente o derrotou apesar de
sua idade. Ele ficou tão impressionado com a
habilidade de Sensei Sokaku Takeda que decidiu
ficar por lá 30 dias. Após sua volta ao
vilarejo, ele começou a construir um dojo e
convidou o mestre Sokaku Takeda a vir ensinar,
construindo também uma casa para o seu futuro
mestre.
Mestre
Takeda que era um homem de personalidade forte
e de difícil convivência, foi um dos mais
formidáveis espadachins do Japão, tão terrível
eram suas técnicas, que recebeu o apelido de
Tengu (Demônio), vencendo a todos os que o
desafiasse,
por várias vezes terminando de forma fatal
para os seus oponentes.
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Na realidade Sokaku Takeda representa a ligação entre
nossos tempos e os tempos dos Samurais, foi ele na
verdade que divulgou o Aikijujutsu
para a população fora do fechado Clã Aizu.
Morihei Ueshiba passou a praticar intensivamente com
mestre Takeda, e também o acompanhou em suas viagens
para ensinar em Hokaido. Nesse meio tempo sua esposa
Hatsu deu a luz a dois filhos.
Em
1919, Morihei Ueshiba recebeu a notícia que
seu pai estava muito doente, sendo esta a
principal razão para deixar Hokaido.
Então,
primeiro ele mandou sua esposa e as crianças
para Tanabe e depois partiu sozinho,
deixando tudo aquilo que construiu e
conquistou, os amigos, propriedades, prestígio
e também seu mestre Sokaku Takeda. No
trajeto de trem de volta para casa de seu
pai, ouve falar do Reverendo Onisaburo Deguchi,
co-fundador da nova religião
Oomoto, situado em Ayabe, perto de
Kyoto.
Então
ele decidiu desviar o seu caminho para Ayabe, afim
de descobrir por ele mesmo sobre essa religião
que todos falavam tanto e também fazer preces
para a recuperação de seu pai. No centro da
Oomoto em Ayabe, Morihei Ueshiba ficou
profundamente impressionado, tanto do centro como
também de seu encontro com o líder Onisaburo
Deguchi, pois desde criança ele já tinha um
grande interesse pelo estudo espiritual.
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Reverendo
Onisaburo Deguchi
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Após
esse encontro com Deguchi, voltou imediatamente para
casa de seu pai em Tanabe, logo que chegou tomou
conhecimento de seu falecimento. Transtornado com a
morte de seu pai, pessoa por quem ele tinha uma
profunda afeição, seu comportamento nos meses
seguintes foi fortemente modificado, chegando a sair a
noite pelas florestas e estava completamente agitado.
Após esse difícil período ele anunciou que iria
para Ayabe se estabelecer com sua família. Na
primavera de 1920, muda-se para Ayabe junto com sua
esposa e seus três filhos.
Mestre
Ueshiba
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Lá
ele colocou toda a sua energia na Oomoto,
aprendeu por exemplo caligrafia, pintura, o
domínio do Kotodama e como escrever poesias,
dedicando-se à meditação e ao estudo da essência
do Budo. Aos poucos Onisaburo Deguchi percebeu
a habilidade de Morihei Ueshiba em artes
marciais, encentivando-o a transformar em dojo
uma parte da sede da Oomoto. Esse dojo que se chamava Ueshiba Juku,
tendo como seus alunos, seguidores da Oomoto e
também pessoas de fora, como por exemplo,
oficiais da marinha da base Maizuru próxima
ao dojo. Esse
evento foi a sua única alegria nesse primeiro
ano, por que dois de seus filhos vieram a
falecer por motivos de doença. Em 1921, um novo filho nasceu e deram a ele o
nome de Kisshomaru.
Em 13 de fevereiro de 1924 Morihei Ueshiba a
convite do reverendo Onisaburo Deguchi e mais
3 outras pessoas, foram primeiro a Manchuria,
através da Korea, e então para Mongólia,
afim de difundir a Oomoto no exterior.
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Todavia,
por problemas políticos na China ocasionaram
grandes dificuldades, durante suas viagens o
grupo foi perseguido diversas vezes,
sobrevivendo miraculosamente.
Em 20 de junho do mesmo ano na cidade de Baian
Dalai foram presos e trazidos juntos a 130
outras pessoas que seriam executadas no dia
seguinte.
Mas o grupo de Morihei e Deguchi foi poupado,
após negociações entre os dois governos,
foram soltos e puderam retornar para o Japão.
Lá Morihei Ueshiba continuou com a lavoura e
ensinando Daito-Ryu Aikijujutsu.
Em 1925, Morihei Ueshiba teve uma divina
visão, após um duelo com espada de madeira (boken),
motivado por um desentendimento entre ele e um
oficial da marinha perito em espada, no qual
foi incapaz de atingi-lo. Mestre Ueshiba pode
premeditar o ataque de seu oponente,
(declararia mais tarde que captava sinais
luminosos para onde a espada do seu oponente
iria bater).
Boken
(Espada de Madeira)
Após o
combate, Mestre Ueshiba vai para o jardim de sua
cabana e ao olhar para o céu, subitamente tem uma
estranha vibração. Com suas próprias palavras, ele
descreve o acontecido:
"Tive
a sensação de que o Universo inteiro encontrava em
vibração e uma energia de cor dourada se elevava da
terra e se enrolava como um novelo no meu corpo,
deixando-me dourado. Nesse instante meu corpo e meu
espírito tiveram uma clara consciência do pensamento
de Deus, o criador do Universo".
Na mesma
hora ele se convenceu que o verdadeiro significado do
Budo, não era matar ou machucar os outros e sim amar
a todos. Desse período em diante, ele fez viagens
regulares a Tókio e Ayabe afim de ensinar Daito-Ryu
Aikijujutsu em vários locais, e em 1927 após 8 anos
em Ayabe, ele foi finalmente persuadido pelo admirável
Takeshita e outros oficiais elevados a sair de Ayabe e
mudar-se permanentemente para Tókio.
A família
Ueshiba comprou terras em Wakamatsu cho em Tókio e
começou a construir um grande dojo, com ajuda de
muitas pessoas influentes. Nesse meio tempo ele
ensinou Daito-Ryu Aikijujutsu em vários locais em Tókio.
O novo dojo Kobukan, foi aberto em 1931. Sua reputação
naquele tempo foi como o mais experiente artista em
artes marciais do Japão e muitas pessoas tiveram que
ficar na fila para se tornar um membro. Mestre Ueshiba
também recebeu a visita do renomado mestre Jigoro
Kano, fundador do Judô e admirado pela técnica do
mestre Ueshiba, designou três alunos para estudar com
ele. Esse dojo também recebeu o apelido de Dojo
do Inferno, pois seus alunos eram jovens, a
maioria graduados em outras artes com Judô, Esgrima
ou outra luta. Esses alunos treinavam duro e
intensamente, eram uchi-deshi (estudantes
internos).
Sede
do Jornal
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Durante
os anos 30, mestre Ueshiba era um homem
conhecido publicamente. Ele também foi a
Manchuria e a Universidade de Kenkoku diversas
vezes, para ensinar e para fazer
demonstrações.
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Em 1936 mestre Ueshiba
ensinou Daito-Ryu Aikijujutsu na Sede
do Jornal Asahi em Osaka.
É
nesse período que mestre Ueshiba chamou sua
arte de Aiki-Budo, Ueshiba-Ryu
e tantos outros nome, e no fim da segunda
guerra em diante, finalmente escolheu AIKIDO
como o nome mais apropriado. Durante
os anos 30, mestre Ueshiba também praticou
por vários anos Katori-Shinto-Ryu sob
direção de Kashima paralelamente aos seus
ensinamentos e também comprou terras em Iwama.
Em 1942 com 59 anos, durante a guerra, ele
decidiu abandonar toda suas tarefas públicas
e tornou-se novamente fazendeiro.
Santuário
do Aikido em
Iwama
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Em
Iwama, mestre Ueshiba
construiu uma simples casa, um santuário e um
dojo. Após a guerra, toda prática de arte
marcial foi proibida pela ocupação das
Forças Americanas até 1948, quando novamente
foi permitida, pouco a pouco. O Aikido se
desenvolveu tanto em Iwama como em Tókio,
onde o dojo ainda estava intacto. O dojo em
Tókio reabriu oficialmente em 1949.
Durante
os anos 50 seus primeiros alunos foram mandados para o
exterior, ao mesmo tempo que diversos de seus alunos
acharam seus próprios caminhos como: Kenji
Tomiki (Tomiki Aikido) e Gozo Shioda
(Yoshincan Aikido).
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Em diversos filmes, pode-se ver a grande diferença do
Aikido de mestre Ueshiba, após a guerra comparando
com o de antes da guerra. Antes da guerra, era muito
severa e difícil, mas após a guerra ela se tornou
mais circular e menos hostil, até mesmo se a prática
for intensa.
Em 1961,
ele foi ao Havai, Estados Unidos pela primeira vez, e
ficou lá durante 40 dias. Em 1967 um novo dojo foi
aberto em Tókio, o atual Hombu Dojo.
Em 25 de janeiro de 1969, ele fez sua última
demonstração de Aikido no Hombu Dojo, doente com câncer
no fígado, depois de três meses em 26 de abril ele
veio a falecer, aos 86 anos de idade. Sua esposa Hatsu,
faleceu dois meses mais tarde. Seu filho Kisshomaru
que o acompanhou desde infância tornou seu sucessor,
recebendo o título de Doshu.
Memorandum
O
Aiki requer que o indivíduo percorra ao mesmo
tempo o caminho do corpo e o caminho da
natureza. O Aiki é uma manifestação da
verdade, harmonizando todas as coisas
existentes neste mundo, observando-as no amor.
Para que se perceba a verdadeira paz mundial,
é imperativo que nos tornemos unidos com Amor
Absoluto e com Sinceridade
Absoluta. Isso significa que mesmo
que alguém se zangue com você, você deve se
harmonizar com essa pessoa.
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Morihei Ueshiba
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Um outro nome para
Bushi (Guerreiro)
é Samurai, que significa
"aquele que vive o caminho do amor".
Uma
pessoa que simplesmente luta com as outras
não é um samurai de verdade. Eu quero seguir
em frente com os movimentos do amor através
do nosso treinamento e do espírito, para que
sirvamos como pilares para a sociedade. No
passado, as Artes Marciais foram usadas
incorretamente para ajudar nas inúmeras
mortes que caracterizam o passado do Japão.
O Aiki,
por outro lado, existe para salvar as vidas humanas.
Para dizer de outro modo, Aiki é uma maneira de
prevenir que as pessoas se machuquem.O respeito pela
vida é o caminho do Aiki, e é por isso que o
"AI" de "AIKI" está intimamente
ligado a palavra japonesa "AI", que
significa "AMOR". E foi por causa desta relação,
na verdade, que eu chamei originalmente meu próprio
caminho de "AIKIDO". Isso também significa
que o "AIKI" usados pelos antigos
praticantes de artes marciais é fundamentalmente
diferente, tanto em significado quanto em forma, do
que eu chamei de "AIKI". Eu espero que todos
pensem cuidadosamente sobre o que eu estou dizendo
aqui.
Como eu dizia, o Aiki não é uma maneira de lutar e
derrotar os outros com força e armas, mas sim, o
caminho de harmonizar o mundo, para unir toda
humanidade sob o mesmo teto, como uma grande família.
Este é o caminho do grande espírito do Amor de Deus,
o caminho de servir como instrumento das grandes obras
da harmonia universal. Este caminho é o caminho do
universo, e treinar Aiki é treinar-se para executar
obras divinas. A realização disto aumenta a força
do universo, e torna uma pessoa o próprio universo.
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