Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

ETIQUETAS NO DOJO

 

 

1. Antes de entrar no Dojo e ao sair do mesmo, deve-se saudar o Kamiza com uma reverência. Esta deve ser realizada logo na entrada, em posição de seiza. Caso haja alguma dificuldade, ou a entrada esteja demasiadamente obstruída, o aluno pode fazer a reverencia em pé, afim de não atrasar o início dos trabalhados.

2. Para entrar no tatame, em caso de atraso, o aluno deve se dirigir ao mestre e pedir permissão para participar daquela aula. O mesmo acontece no caso de querer se retirar mais cedo. Isto significa que não se pode entrar e sair do Dojo sem motivo justificado. Além disso, procure ser pontual e assíduo. Respeite a sua escolha e desenvolva a sua força de vontade, evitando faltas desnecessárias e injustificadas.

3. No Dojo esteja sempre alerta e mantenha uma postura correta.

4. Durante a aula não fale demasiadamente, pratique. Conversas desnecessárias ou comentários que não estejam relacionados com a técnica que está sendo treinada no momento. Não atrapalhe a concentração de seu colega e mantenha a sua sempre alerta.

5. Os alunos permanecem em seiza durante qualquer explicação ou demonstração de técnicas feita pelo mestre, após o que, agradecer-se com uma referência ao conhecimento ou esclarecimento recebidos.

6. Tente praticar com tantos companheiros diferentes quanto seja possível. Muitas das vezes se aprende mais praticando com iniciantes do que com estudantes avançados. Instruir outros faz parte do seu conhecimento e o progresso da turma como um todo será também o seu.

7. Durante a aula não fique saindo do Dojo o tempo todo. Isso interrompe a sua concentração e a dos outros e mostra uma falta de respeito pela Arte e pelo lugar onde ela está sendo praticada.

8. Nunca discutas num Dojo. Em caso de dúvidas chame o Mestre. Respeite também o colega mais graduado ou o aluno responsável, escolhido pelo Sensei para esta função. Não deve haver conflitos de egos no Dojo, por isso o mestre representará sempre o fiel da balança.

9. No início e no fim de cada técnica cumprimente o seu companheiro. É preciso manter o espírito livre de preconceitos e discriminações, para manter o espírito livre de preconceitos e discriminações, para melhor desenvolver-se no caminho do Aikido. Após a prática retorne imediatamente ao seu lugar.

10. Não use cordões, anéis ou brincos no Dojo. As mulheres devem evitar o uso de pinturas afim de não sujarem os quimonos dos colegas. Todos devem treinar com o uniforme completo, que consiste em Dogi e faixa de cor respectiva ao Kyu em que está, para os homens. Os graduados também usam Hakamá também. As mulheres devem trazer uma camiseta por baixo da parte de cima do Dogi, com a finalidade de evitar constrangimento dos companheiros e devem usar o Hakamá, por cima do Dogi completo.

11. Certifique-se que o seu Dogi esteja sempre limpo e vestido corretamente. Mantenha unhas dos pés e das mãos aparadas. Isto demonstra consideração consigo mesmo e com os demais colegas, e evita críticas e sensações desagradáveis durante o treinamento. Aqui a auto-educação é de suma importância.

12. Seja cortês: A cortesia no Dojo é uma parte muito importante da arte marcial porque cria uma atmosfera de harmonia, sendo uma atmosfera de harmonia um excelente meio de auto-aperfeiçoamento. Cortesia no dojo, como em qualquer outro lugar, significa basicamente pensar nos outros.

13. Lembre-se: Se você tem um kyu ou um Dan, tem também uma responsabilidade correspondente.

14. Respeite a hierarquia: Na ausência do professor o aluno mais graduado deve ser respeitado por seu conhecimento e experiência. Mantenha o respeito e acate a suas orientações. No caso de não estar presente nenhum aluno de graduação mais elevada, procure o responsável pela Academia no momento para orientações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br