|
FARDIER DE CUGNOT (1771)
Precursor do
automóvel, este modelo, foi criado pelo militar francês Nicolas
Joseph Cugnot em 1771. Era movido a vapor, com dois cilindros
verticais, 62.000 cm3 de cilindrada e chegava aos 4 km/h. Consta que
sofreu o primeiro acidente da história do automóvel, ao se chocar
com o muro do quartel onde Cugnot servia como engenheiro militar. Este
modelo (original) pertence ao Museé National des Techniques, de
Paris.
|
|
|
|
|
|
|
THREVITHICK'S LONDON STEAM CARRIAGE (1803)
Se você ouvir alguém afirmando que os primeiros carros eram carruagens com motor, acredite. Pelo menos
esta é a conclusão que pode-se chegar observando este veículo fabricado em
1803. Seu motor era a vapor, com um cilindro horizontal. Tinha 11.700 cm3,
3 cv. de potência e chegava aos 13 km/h. Foi desenvolvido por Richard
Threvithick Junior, da Inglaterra e hoje pertence ao colecionador inglês Tom
Brogden. |
|
|
|
|
|
DE DION-BOUTON - TRÉPARDOUX "DOG CART"
(1885) Construído em 1885
pelo trio francês Albert de Dion, Charles-Armand Trépardoux e Gerge
Bouton. Tinha tração nas rodas dianteiras e direcionais nas
traseiras. Utilizava dois motores a vapor, gerando 5 cv. e 760
cm3 de cilindrada, atingindo os 40 km/h. Hoje, pertence ao Museé
Automobile de La Sarthe, na França. |
| |
|
|
|
BENZ (1886)
O triciclo de Carl Benz é
considerado o primeiro automóvel da história. Criado em 1886 na
Alemanha, tinha um motor monocilíndrico horizontal de 580 cm3 e 0,7
cv. de potência. Considerado
uma verdadeira obra-prima da engenharia no final do século passado,
este modelo original pertence ao Museu da Mercedez-Benz, na Alemanha. |
| |
|
|
|
VICTORIA DAIMLER (1886)
Na mesma época em que Benz
criava seu triciclo, Gottlieb Daimler também trabalhava na criação
de um automóvel, o Victoria, estando a pouco mais de 100 km de distância
de distância de Benz. Tinha motor de um cilindro vertical, com 462
cm3 e 1,1 cv. Nunca se conheceram, e a Daimler só se juntou à Benz
depois de suas mortes (depois da junção a empresa se chamou
Mercedez-Benz). O modelo, também original, pertence ao Museu da
Mercedez, na Alemanha. |
| |
|
|
|
SLM (1886)
Este triciclo a vapor, foi obra do inglês Charles
Brown em 1886, que trabalhava na SLM da Suíça. Um fato curioso deste
triciclo é que o motor era movido a vapor por petróleo. Tinha dois
cilindros verticais, 2 cv. de potência e chegava aos 10 km/h. É
propriedade do Technorama Winterfhur da Suíça. |
| |
|
|
|
OMNIBUS SCOTTE (1892)
O ônibus a vapor,
da empresa Scotte francesa, lançado em 1892, com tamanho sucesso dois
anos mais tarde participou da prova Paris-Rouen. Com motor dianteiro e
tração traseira, utilizava dois cilindros verticais, 1.986 cm3 e
chegava aos 12 km/h. Pertence ao Museé Henri Malarte, da França. |
| |
|
|
|
PEUGEOT T4 "BET DE TUNIS" (1892)
Entusiasmado com as invenções
de Daimler e Benz, Armand Peugeot resolveu também construir seu veículo.
O Type 4, usava motor fornecido pela Daimler, V2 de 1.018 cm3, que
levava o carrinho aos 25 km/h. Este acordo terminou três anos depois
quando Daimler e Peugeot se desentenderam. Pertence aos Museé
Peugeot, na França. |
|
|
|
|
|
ELEKTROMOBIL LONNER-PORSCHE (1900)
Em
1900, a genialidade de Ferdinand Posche começa a se manifestar. O
Encarroçador Ludwig Lohner fornecia viaturas oficiais para a corte
austríaca, quando conheceum um jovem de 24 anos, chamado Ferdinand
Posche, e resolveram criar um carro elétrico. Usava dois motores elétricos,
incorporados às rodas dianteiras, de 2,5 cv. e autonomia de 3 horas.
A velocidade oscilava entre 17 e 50 km/h. Trinta anos depois Porsche
criaria o Volkswagem. Este raríssimo modelo pertence ao Technises
Museum, da Áustria. |
|
|
|
|
|
ROLLS-ROYCE (1904)
Foram produzidas 16
unidades entre 1904 e 1907. Criado por dois aristocratas ingleses,
Frederick Henry Royce e Charles Stewart Rolls. Tinha motor de dois
cilindros, 1.809 cm3, 10 cv. e chegava aos 60 km/h. Royce desenvolvia
os carros e Rolls, bem relacionado, tratava de vendê-los. Faz parte
da coleção da Rolls- Royce. |
|
|
|
|
|
HELICA
(1919)
Movido
por uma hélice, foi criado pelo francês Marcel Leyat. Misto de avião
e automóvel, teve 30 unidades construídas entre 1919 e 1925.
Utilizava muitos conceitos aeronáuticos, usava motor de dois
cilindros horizontais, com 8 cv. de potência e chegava aos espantosos
100 km/h de velocidade, mas durante uma prova no circuito de Monthléry
chegou a mais espantosos ainda a 170 km/h. Pertence a uma coleção
particular na França. |
|
|
|
|
|