Arte e Cultura Automóveis Compre e Venda Curiosidades Economia Educação Esportes Governo
Internet Lazer e Diversão Notícias Saúde Serviços Sociedade Teens Turismo Utilidades
 

MANUAL DO FILHOTE

 

Escovar dente de cão é frescura?

 

Veja agora a segunda parte do artigo publicado no número XI do "Times" sobre as Periodontopatias.
Gostaríamos, mais uma vez, de agradecer à Dra. Claudia Youle pela dedicação e carinho com que tem escrito para esta seção.

Não. Claro que não é todo o cão que irá permitir a escovação e nem todo o dono tem tempo ou se dispõe à escovar os dentes de seu animal 3 vezes por semana.bafo.gif (33879 bytes)

O tártaro acumula nos dentes dos cães da mesma forma que com que se acumula nos nossos. Quando os cães eram animais selvagens e caçavam seus alimentos, eles mastigavam pelos, matéria fibrosa como pulmões e roíam muito osso. Além disso, viviam livres e sem cuidados médicos obedecendo somente às leis da natureza: presa/predador e a lei do mais forte. Ou seja, o tempo médio de vida de um animal era muito menor que hoje e muitos dos problemas ligados ao tempo de vida, como o acúmulo de tártaro em questão aqui, muitas vezes nem chegavam a aparecer. Agora que são animais domésticos, de estimação e possuem donos preocupados com a sua saúde, tornam-se necessários cuidados antes ignorados.

Para retardar o acúmulo de tártaro que irá desenvolver uma série de doenças orais e infecções em outros locais do organismo, a escovação se faz necessária.

Como acostumar seu cão a escovar os dentes em 1 mês:

Semana 1
Procure um local calmo, na sombra e sem maiores distrações para seu cão. Sente-se com seu cão e enquanto fala com ele e faz carinho, passe seu dedo indicador por sua gengiva. Filhotes costumam estranhar mas logo se acostumam. Lembre-se a chave de qualquer treinamento ou condicionamento está em uma só palavra: persistência. Comece com seções breves de 2 minutos 4x/dia por 3 dias e depois aumente o tempo para 5 minutos e continue a agradá-lo com muito carinho e petiscos se ele permitir que vc passe o dedo em sua gengiva e dentes.

escova.gif (13140 bytes)Semana 2
Enrole uma gaze no seu dedo e repita o processo para que ele se acostume com a textura estranha. Seções de 5 minutos 2x/dia.

Semana 3
Compre um anti-séptico oral que contenha Clorexidine na formulação. O mais indicado para animais é o Periogard da Colgate. Embeba a gaze neste líquido e passe nos dentes do cão logo antes de levá-lo para passear.
A rotina fica assim:
carinho, escovação, carinho, passeio na rua.
Repita isso 2x/dia por uma semana.

Semana 4
Substitua seu dedo e a gaze por uma escova longa de cerdas macias e o Periogard pela pasta de dentes CANINA (nunca use pasta humana pois está é nociva ao estômago dos cães e gatos).
Repita a rotina de:
carinho, escovação, carinho, passeio na rua diariamente por uma semana e aos poucos diminua para 3x/semana e forneça biscoitos caninos (máximo de dois) após as refeições do seu animal.

Observações:
Algumas vezes os cães não se acostumam com as escovas, outras os donos não se acostumam em usá-las e preferem manter a "escovação" com a gaze enrolada no dedo. Sem problemas. Só é aconselhado que se alterne o uso do Periogard com a pasta canina pois este anti-séptico oral usado à longo prazo pode amarelar os dentes do animal (reversível com a suspensão do uso).

Colaboração da médica veterinária
Dra. Claudia Youle da DentalVet -
especializada em tratamentos odontológicos

 

VOLTAR

 

 

 

 

www.solbrilhando.com.br - Copyright (c) 2001 - Todos os direitos reservados - E-mail: postmaster@solbrilhando.com.br