Favoritos Recomende

   

     
 
Destaques
 
 

MANUAL DO FILHOTE

Mais Dicas

Dicas para alimentar bem seu filhote
As necessidades nutricionais de um filhote são diferentes de um cão adulto. Enquanto os filhotes precisam de uma proporção relativamente maior de proteínas, cálcio e fósforo.
Para os filhotes em fase de crescimento, a ração não deve ser volumosa, e por esse motivo, deve concentrar grandes quantidades de nutrientes. É aconselhável, muitas vezes, bater no liquidificador a ração seca para torná-la mais fácil de digerir pelos filhotes em processo de desmame.
As proteínas são especialmente importantes durante este período. Sua concentração será maior (28% a 33%) e sua qualidade será melhor. A falta de proteínas causa atraso no crescimento e uma menor resistência às doenças. Em alguns casos, pode levar à anemia.
No entanto, o excesso de alguns nutrientes pode ser tão prejudicial quando a sua falta. As proteínas, por exemplo, numa proporção acima da indicada (33%) podem causar problemas ósseos. O mesmo acontece com o excesso de cálcio; que pode provocar enfermidades ósseas especialmente em filhotes de raças de grande porte. O sódio em grandes quantidades pode causar debilidade muscular. O excesso de vitaminas também causa problemas aos filhotes, entre eles, anorexia, dor nos ossos e diarréia.
Não é demais alertar: NUNCA promova mudanças bruscas na alimentação do seu filhote sem consultar o veterinário.

Primeira Pata. Agosto/98

O que fazer quando o filhote faz xixi ao ver seu dono?
Cachorros são animais sociais, que vivem em grupos e organizados hierarquicamente. Isso quer dizer que entre os cães existe um líder e seus subordinados, cada um ocupando um nível na hierarquia do grupo. Para seu filhote, o dono e sua família passaram a ser a "matilha" dele e sem dúvida, reconhece no dono o líder do grupo.
Um filhote não tem controle total da retenção da urina antes de aproximadamente 5 meses de idade. Só isso já é motivo para eventuais acidentes quando eles ficam muito excitados.
Uma outra razão, é que este é um comportamento absolutamente normal em filhotes quando na presença de um "cachorro" mais importante hierarquicamente. O dono é o líder da matilha e como bom subordinado e filhote, ele deve deixar escapar um pouquinho de urina em sinal de respeito e submissão.
Este comportamento deve sumir em alguns meses.Uma boa técnica é ignorá-lo um pouquinho quando chegar em casa, o que pode ajudar a torná-lo mais calmo e deixar de fazer xixi assim que te vê.
Fale mansamente com ele, mas evite usar um tom de voz muito alto (falando fininho como quando falamos com bebês) que isso vai deixá-lo ainda mais excitado.
Evite também gritar e brigar com ele quando estes acidentes acontecerem, pois isso pode deixá-lo assustado, ainda mais submisso e os acidentes serão cada vez piores e mais constantes.

Claudia Pizzolatto - Lord Cão

Desmame bem feito
Comece a dar alimento sólido aos cãezinhos somente após os 30 dias de idade. É nesta época que a mãe começa a evitar as mamadas devido à dor que os dentes maiores dos filhotes lhe causam e esses passam a consumir o alimento oferecido.
Uma ração de boa qualidade específica para filhotes é a melhor opção, ou ainda uma ração própria para o desmame, que sendo líquida, é facilmente engolida pelos exemplares muito pequenos (20 a 30 dias).
Se algum filhote ficar com diarréia, esta pode ser temporária devido à mudança de alimentação, mas pode ser também verminose ou virose. Por isso, a melhor opção é levá-lo ao veterinário, aproveitando a visita para definir as datas da vacinação dos filhotes.

Com que idade posso começar a treinar meu cachorro?
O quanto antes melhor. Filhotes de 2 a 6 meses deveriam participar de classes de socialização que funcionam como Jardim de Infância, ou seja o filhote aprende a se relacionar com pessoas estranhas, outros cachorros, ambientes novos e novas situações. O treinamento formal de obediência básica pode ser iniciado a partir do 6º mês de vida do cãozinho, mas não se esqueça que ele será "crianção" até aproximadamente 2 anos, portanto muita paciência é necessária e muita diversão também. O melhor é começar assim que o filhote chegar em casa. Quanto mais novo o cachorro, mais fácil dele aprender certo da primeira vez, o que é sempre mais fácil do que corrigir velhos hábitos. Mas não se desespere, sempre é tempo de ensinar um truque novo para um cachorro velho.

(site Lord Cão - veja endereço na seção de LINKS)

Qual a melhor idade para pegar o novo filhote na casa do criador?
Em geral, filhotes estarão totalmente desmamados na 5ª semana de vida, mas podem começar a receber comida pastosa a partir da 3ª semana.

O que acontece é que não só o desmame é um fator a ser considerado quando se pretende comprar um filhote.
O convívio com a mãe e os irmãos é também muito importante e tem sua própria fase de desenvolvimento. É com a mãe que o filhote aprende as primeiras noções de limpeza e respeito a hierarquias (os mais velhos e mais fortes devem ser respeitados), além de aprender a interpretar diversos sinais na postura física dos cachorros, como por exemplo que um rosnado, ou os dentes a mostra é sinal de que é melhor sair de perto. Com os irmãos ele aprenderá que brincadeiras brutas resultam no fim da brincadeira, aprende a sua própria posição na hierarquia do grupo e a se socializar com outros cachorros.
Assim, de um modo em geral, a melhor fase para se retirar um filhote da ninhada é entre 6 a 8 semanas de vida e o período crítico da socialização do filhote com seres humanos e outros cães é entre 4 a 12 semanas de vida.

(site Lord Cão - veja endereço na seção de LINKS)

Comprei um cachorrinho, mas ele chora a noite toda. Por que?
Se você o tirou de perto da mãe dos dos seus irmãos, é lógico que ele vai chorar; por vários motivos: Medo; frio e até fome. Lembre-se, ele estava acostumado com o achonchego e segurança da mãe, agora tudo é diferente, sons, cheiro, ambiente em geral. Isso é mais frequênte quanto mais novo for o animal, mas pode acontecer com cães mais velhos também. Você vai acordar às 3 da madrugada por uns 3 ou 4 dias, com ele chorando, até que ele se acostume com a nova casa. Tenha paciência, não brigue ou bata nele; lembre-se que ele está se adaptando a um mundo diferente.

Home Page Animal

Cachorros em apartamento
Ter animais em casa é um direito assegurado pela Constituição Federal, mas esse direito muitas vezes é questionado por aqueles que moram em apartamentos. Isso porque algumas convenções de condomínios proíbem a presença dos animais em suas unidades. Se os condôminos desejarem, a convenção pode ser alterado a partir da realização de assembléia. Se não houver acordo, pode-se apelar para a Justiça, que neste caso analisará o transtorno e o barulho causados pelo animal ao resto do condomínio. A UIPA, fornece uma Declaração de Tutela que assegura ao proprietário a permanência do animal no apartamento e ajuda bastante em disputas judiciais. Para conseguir este documento são necessários os seguintes documentos:

1. Xerox da carteira de identidade
2. Xerox do atestado de vacinação anti-rábica
3. Xerox do comprovante de residência
4. Cópia da carta notificada de advertência do condomínio
5. Taxa de R$ 50,00 para as despesas

A tutela é fornecida apenas a animais de pequeno e médio porte. Maiores informações: (011) 259-0448

Jornal Primeira Pata, Maio/97

Quando posso dar o primeiro banho no meu cão?
banho.jpg (3626 bytes)
De forma geral, recomendo que se espere até que o filhote tenha cerca de 60 dias de idade.
Se houver extrema necessidade de um banho, faça-o bem rápido, com água morna e seque-o com secador de cabelos. Antes de 60 dias pode-se usar uma solução de vinagre e álcool em partes iguais e, com uma esponja ou pano, limpar o pelo sem molhar muito.

A freqüência máxima é de 1(um) banho por semana no verão. No inverno, esta freqüência diminui muito, chegando a cair até 1(um) banho por mês. O excesso de banhos pode provocar problemas de pele, como as micoses, pelo aumento da umidade e alteração da flora normal da pele. Claro que se houver uma necessidade, você pode fazer um banho extra.

Só compre o enxoval do cão depois de optar pela raça.
Se for pequena, compre uma caminha. Pode ser de espuma, coberta com pano ou plástico fechado com zíper, para facilitar a lavagem - evite as de vime que pode perfurar o intestino quando roído. Escolha uma vasilha para água e uma para a comida, ambas pequenas.

Para um cão grande ou médio, que durma fora de casa e precisará ser protegido da chuva e do frio, opte por uma casinha grande, com manta ou tapete para forrar o chão e compre vasilhas de tamanho médio.

Para que o cão não acostume a pegar alimentos do chão, ponha durante o crescimento as vasilhas sobre suportes reguláveis. Adquira uma escova de cerdas macias ou um pente de dentes largos conforme a pelagem do cão. Os brinquedos são importantes para o desenvolvimento do filhote, devem ser macios e maiores do que a boca (para evitar acidentes). Coleira: só após o término da seção de vacinação.

Cães e gatos são propensos a terem vermes, como o Dipilidium (transmitido pela pulga). Aos 30 dias faça um exame de fezes e dê-lhe um vermífugo adequado. Repita após 21-30 dias (dependendo do ambiente onde ele vive), e depois a cada 4-6 meses. Siga sempre a quantidade indicada pelo veterinário. Doses em excesso podem fazer mal a eles, e em pequena quantidade, podem não ter efeito adequado.

Ainda que o filhote necessite de uma alimentação rica, procure não enfastiá-lo, pois isto pode afetar sua digestão. O filhote deve ser encorpado - sem ser gordo - e sem costelas aparecendo.

As primeiras semanas do filhote na casa nova são de adaptação, período este em que ele aprende a conhecer seus donos e contrai novos hábitos. É quando os costumes indesejáveis devem ser cortados para que ele se torne educado e cada vez mais amado. Presenteie-o com bolas e brinquedos de borracha para que ele não resolva exercitar a mordedura nos seus sapatos e móveis.

As doenças que podem matar o seu filhote podem ser evitadas com a vacinação. Mantenha-o dentro de casa até que ele receba todas as vacinas. Todas as vacinas devem ser repetidas anualmente, em uma única dose.

As vacinas devem ser iniciadas entre 30 e 50 dias de idade (dependendo do tipo de vacina). É feito um um esquema de múltiplas doses, que pode variar de veterinário para veterinário, dependendo do tipo de vacina utilizada e da freqüência da doença na região. Para animais adultos deve ser usado um esquema de reforço anual, com vacinas polivalentes e a anti-rábica. Lembre-se, somente o veterinário está capacitado a lhe indicar um esquema de vacinação ideal para seu animal.

As pelagens dos filhotes crescem cerca de 1cm por mês, no entanto, o tempo que demora até atingir o tamanho ideal variam de raça para raça. O Cocker Spaniel Inglês adquire a pelagem plena somente com um ano e meio de idade e o Afghan apenas após dois anos e meio. A boa pelagem pode ser estimulada com uma boa ração contendo vitamina A, ácilo linoleico, ácido araquidônico e patotenato de cálcio. Para os pelos não quebrarem, escove-os com a pelagem ainda úmida e dê banhos com a freqüência adequada a cada tipo de pelo.

As brincadeiras são um elemento fundamental para o desenvolvimento de um filhote. Como nem sempre os donos estarão próximos para poder diverti-los, é preciso que os filhotes aprendam a brincar sozinhos. Assim, é importante que ele tenha brinquedos adequados para que possa roer à vontade e assim evitar que direcione este instinto para sua mobília ou sapatos. Existe uma enorme variedade de brinquedos para filhotes. Normalmente os cachorros pequenos adoram roer ossos feitos de couro cru, que ajudam a aliviar o crescimento dos dentinhos.

Filhotes de cães grandes nunca devem ser exercitados demais antes de um ano e meio de idade. Isto porque nesta fase os ossos e músculos ainda estão em desenvolvimento e excessos de exercício podem causar problemas mais tarde. Infelizmente, não é possível determinar com exatidão a quantidade de exercício adequada para cada cão, mas como regra, nunca passeie com os filhotes até que estes fiquem "exaustos", procure terminar o passeio no auge de seu entusiasmo.

Os cães começam a trocar de dentes a partir dos 4 meses de idade. Os primeiros dentes que caem são os incisivos; os caninos caem por volta dos 5-6 meses. Se ele já tiver mais de 8-9 meses, e os dentes caírem alguma coisa pode estar errada. Leve-o imediatamente ao veterinário, pois um animal sem dentes não consegue se alimentar direito, além de outros problemas que podem ocorrer.

Se o padrão da raça do seu cão exige o corte do rabinho (caudectomia), o ideal é que seja feito até 7 dias de idade, pois até esta idade é mais fácil a recuperação dos filhotes, a cicatrização é mais rápida e é preciso apenas anestesia local. O corte também pode ser feito em animais mais velhos, porém os cuidados são maiores, pode ser preciso usar antibióticos e antiinflamatórios.

 
Publicidade
 
 
     

| CAMPINAS | ANIMAIS | ARTE E CULTURA | AUTOMÓVEIS | COMPRAS E VENDAS | CURIOSIDADES |
|
ECONOMIA | EDUCAÇÃO | ESPORTES | GOVERNO | INTERNET | LAZER E DIVERSÃO |
|
NOTÍCIAS E MÍDIA | SAÚDE | SERVIÇOS | SOCIEDADE | TEENS | TURISMO | UTILIDADES
|